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Notícias

Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial do Tâmega e Sousa com assistência técnica do CEGEA

No dia 26 de janeiro, na sua sede, em Penafiel, a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa assinou com as autoridades de gestão dos Planos Operacionais do Portugal 2020 o seu Pacto de Desenvolvimento e Coesão Territorial. Este instrumento vai permitir mobilizar 66 milhões de euros para projetos numa comunidade que reúne quase meio milhão de pessoas mas que apresenta os indicadores de desenvolvimento mais desfavoráveis do país. Na preparação do Pacto, a Comunidade contou com a assistência técnica do CEGEA – Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada da Católica Porto Business School.

Programa Dupla Diplomação

O Programa de Dupla Diplomação IAG PUC-Rio - Católica Porto Business School decorreu em janeiro no Porto.

A turma composta por 16 alunos do IAG da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro esteve na Católica Porto Business School para 3 semanas intensivas que fazem parte do Programa de Dupla Diplomação.

O curso teve início no dia 4 de janeiro com um seminário de abertura de Miguel Pereira Leite, Presidente da Assembleia Municipal do Porto. 

Para além da componente letiva, o programa que atribui uma dupla diplomação das duas Escolas, compreendeu ainda uma visita à Schmitt-Sohn , um peddy papper conjunto com as turmas do MBA Atlântico e do MBA Internacional e um encerramento com outdoor de vela e entrega de diplomas.

Peddy Paper - Atividade junta alunos do MBA Atlântico, MBA Internacional e Programa de Dupla Diplomação

O Peddy Paper contou com 66 alunos, 16 do Programa de Dupla Diplomação, 18 do MBA Atlântico e 32 do MBA Internacional. A atividade, realizada em parceria com a Dynargie, procura criar as condições ideais para estabelecer networking entre as 3 turmas, bem como dar a conhecer a cidade do Porto aos alunos internacionais, através de diversos desafios que ocorrem na baixa da Cidade. Por força da forte chuva que se fazia sentir no dia, a atividade foi reformulada para decorrer na Católica Porto Business School e, ainda que sem a experiência do Porto, foi um verdadeiro sucesso. Possibilitou que as 3 turmas se pudessem conhecer e trocar experiências numa atividade de saudável competição. O Peddy Paper incluiu também um almoço e uma simpática atuação do Rancho Folclórico de Zebreiros, que deu a conhecer aos alunos internacionais alguns dos costumes e tradições tipicamente Portuguesas.

Veja aqui algumas das imagens do Peddy Paper.

MBA Atlântico no Porto

O 3.º trimestre da 6.ª edição do MBA da Lusofonia teve início no dia 5 de janeiro.

A 6.ª edição do MBA Atlântico conta com 18 alunos, equitativamente distribuídos pelas 3 nacionalidades (Angolana, Brasileira e Portuguesa).

O 3.º e último trimestre decorre na cidade do Porto. Depois de terem começado esta aventura no mundo da Lusofonia em Luanda onde decorreu o 1.º trimestre, os alunos passaram o 2.º trimestre no Rio de Janeiro e terminarão o seu percurso no Porto, no final de março. 

Em 2016 o MBA Atlântico será reformulado capitalizando na experiência, e aprendizagem, das suas seis edições, e contará consigo na 7.ª Edição que terá início, no Porto, em janeiro de 2017.

Mais informações sobre o MBA Atlântico 

Católica Porto Business School e BB Douro rebatizam barcos com nova decoração

Decorreu no dia 21 de janeiro o batismo dos barcos na Douro Marina.

A Católica Porto Business School assume-se como uma Escola inovadora, que procura a excelência nas suas metodologias de ensino. Foi essa busca constante por metodologias inovadoras e de elevado valor acrescentado para os nossos alunos e para as empresas que procuram as nossas soluções que nos fez estabelecer uma parceria com a BBDouro em 2012.  Desde essa altura, a Escola conta com 3 barcos decorados que são utilizados em diversas atividades de teambuilding desenvolvidas no âmbito dos mais variados programas, desde os MBAs até aos programas in-company. 

No passado dia 21 de janeiro, o batismo dos barcos com a nova decoração reforça a nossa aposta nesta atividade que tanta notoriedade traz à nossa marca.

Veja aqui a nova imagem dos barcos.

Fórum de Ética da Católica Porto Business School

Tendo em conta que a ética empresarial é fundamental para que a sociedade atinja o desenvolvimento sustentável, mas também a convicção de que as más práticas éticas têm efeitos na reputação que representa hoje em dia mais do que 50% do valor de uma marca, a Católica Porto Business School criou um Fórum de Ética que, apoiando a concretização da sua missão, tem como objetivos:

  • Estimular e apoiar a reflexão sobre ética empresarial;
  • Promover a troca de experiências entre organizações;
  • Criar e partilhar conhecimento no domínio da ética;
  • Promover uma maior adequação às necessidades do mercado.

Na origem deste Fórum está a constatação da inexistência de um espaço de reflexão para líderes empresariais, que não fosse um espaço de transmissão de informação, mas sim um momento de descoberta individual e de promoção da descoberta nos outros e onde pudessem ser discutidas as temáticas que cada um dos membros pretender.

A reflexão e troca de experiências serão apoiadas essencialmente nas práticas de empresas membros do Fórum, utilizando sempre metodologias inovadoras para promover o debate. Para criar e partilhar conhecimento está previsto a elaboração de estudos de caso mas também a criação de um canal específico para divulgação do conhecimento adquirido. Para promover uma maior adequação às necessidades do mercado será ainda constituído, um Conselho Consultivo para a oferta formativa da Católica Porto Business School neste âmbito.

Estão previstas três sessões anuais mas, de acordo com o interesse dos membros, poderão, ser organizadas outras iniciativas, exclusivas do Fórum ou abertas a outros públicos.

O Fórum de Ética da Católica Porto Business School é constituído neste momento por 14 pessoas de 10 empresas, número que poderá ainda crescer, mantendo sempre um ambiente de segurança e confiança, que permita a efetiva partilha.

Membros do Fórum de Ética da Católica Porto Business School

Coordenado por Helena Gonçalves com o apoio de Ana Roque, o Fórum de Ética da Católica Porto Business School é constituído pelos seguintes elementos:

Adelaide MartinsAscendiDiretora RH
Ana SaloméNORSDiretora de Capital Humano e Comunicação Corporativa
Catarina Soutinho
Cristina Passos Dynargie
Isabel BorgasNOSDireção de Comunicação e Sustentabilidade
Jorge Quintas SerranoSOLIDALAdministrador
Jorge Líbano MonteiroACEGESecretário-geral
José Figueiredo SoaresEDPProvedor de Ética
Maria Antónia CostaSAGECountry Manager
Miguel FrancoSchmitt & Sohn ElevadoresAdministrador 
Paula ViegasCGDDiretora de Sustentabilidade
Paulo Pereira SalsaHuman Capital Director
Pedro Ramos 
Sara Azevedo

Encontro Alumni Abroad: Sharing Experiences

https://flic.kr/s/aHskqx96Pe

Numa época em que muitos dos nossos antigos alunos espalhados pelo mundo regressam a Portugal para comemorar junto das suas famílias o Natal e passagem de ano, a Católica Porto Business School organiza este encontro que visa a partilha de experiências entre todos.

Este ano contamos com a participação de mais de 60 pessoas de 14 países. A nossa rede Alumni continua a crescer! Contamos já com mais de 2000 associados espalhados por cerca de 30 países.

Veja aqui as imagens do evento.

Empresa fundada e dirigida por antigo aluno da Católica Porto Business School vence o Lisbon Challenge

A Attentive.us, startup fundada e dirigida por Daniel Araújo, antigo aluno da Católica Porto Business School, ganhou recentemente o Lisbon Challenge e arrecadou um prémio de 100 mil euros.

Parabéns Daniel Araújo e equipa!

Mais detalhes: http://goo.gl/IAhmeD 

CEGEA elabora Plano de Marketing Territorial do Tâmega e Sousa

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa apresentou, no passado dia 11 de dezembro, na Casa da Calçada em Amarante, o seu Plano de Marketing Territorial.

Este documento foi preparado por uma equipa do CEGEA coordenada por Susana Costa e Silva. 

Na sessão de apresentação, a coordenadora do projeto e docente da Católica Porto Business School participou num debate com o vice presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Neves, com a presidente do Instituto Politécnico do Porto, Rosário Gambôa e com uma representante da Direção Regional da Cultura do Norte, Elvira Rebelo. A sessão foi encerrada por Carlos Miguel, Secretário de Estado das Autarquias Locais.

Antigo aluno da Católica Porto Business School recebe prémio de gestão da FIFA

João Fonseca, antigo aluno da Católica Porto Business School, venceu recentemente um prémio internacional da FIFA em Gestão Desportiva.

Parabéns!

Mais detalhes: http://goo.gl/FaL7ys

A Católica Porto Business School deseja-lhe um excelente ano de 2016

É tempo de reflexão e de fazer planos para o futuro. A Católica Porto Business School deseja-lhe um excelente ano de 2016.

Esperamos continuar a contar com a sua confiança neste novo ano que desejamos repleto de conhecimento e de novas aprendizagens.

Novo site e novo vídeo institucional

A Católica Porto Business School tem um novo site.

Visite-nos e conheça toda a nossa oferta formativa e as diversas atividades da Escola.

Veja, também, o nosso vídeo institucional aqui.

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Atuais Alunos

Se é nosso atual aluno, pode adicionar ao seu perfil no LinkedIn que é um estudante da Católica Porto Business School.

Para o fazer, basta utilizar o botão seguinte:

Pode, depois de clicar no botão, acrescentar o seu curso e o intervalo temporal do seu ciclo de estudos para completar ao máximo a informação no seu perfil.

Alumni

Se é nosso Alumni pode atualizar o seu perfil no LinkedIn e indicar que foi um estudante da Católica Porto Business School.

Para o fazer, basta utilizar o botão seguinte:

Pode, depois de clicar no botão, acrescentar o seu curso e o intervalo temporal do seu ciclo de estudos para completar ao máximo a informação no seu perfil.

Católica Porto Business School reforça o seu corpo docente

A Católica Porto Business School reforçou a aposta no seu capital humano, tendo contratado, através de um concorrido concurso internacional, Gonçalo Faria (anteriormente investigador no Imperial College London e docente no Queen Mary University of London) para a área das Finanças, e Leonardo Corbo (anteriormente investigador na LUISS, Itália) para a área da Gestão. Ambos iniciam a sua atividade letiva em 2015/16, especialmente ao nível dos mestrados e formação executiva, para além de darem continuidade às suas atividades de investigação.

Career Day for Undergrads & Masters

Cerca de 50 representantes de 30 empresas realizaram 568 entrevistas a 158 alunos, no passado dia 25 de novembro.

O Career Day for Undergrads & Masters é um evento exclusivo para finalistas das licenciaturas em economia e gestão e para os estudantes dos programas de mestrado, organizado pelo Strategic Leadership Hub. Tem como principal objetivo aproximar este público do contexto empresarial, assumindo-se também como uma oportunidade de networking e recrutamento para as empresas presentes.

O evento teve lugar no dia 25 de novembro e contou com dois momentos - workshops e speed interviews. Nesta edição contou com a presença de 30 empresas, com 47 entrevistadores que realizaram 568 entrevistas.

Veja aqui as imagens.

Empresas que participaram:

“A qualidade da gestão”

José Fernando Pinto dos Santos e Rui Moreira falaram-nos sobre a qualidade gestão privada e pública, num evento dedicado aos parceiros da Escola.

No seguimento do lançamento da nova marca, a Católica Porto Business School organizou um seminário dedicado ao tema “A qualidade da gestão”, tema que há muito tem sido amplamente abordado na nossa Escola.

O evento contou com a participação de José Fernando Pinto dos Santos, Professor Catedrático convidado da Católica Porto Business School e Professor no Insead e de Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto.

O seminário para o qual foram convidados os parceiros empresariais e institucionais da Escola, bem como os membros do nosso Conselho Consultivo contou com cerca de 100 pessoas. 

Veja aqui as imagens.

Fim de semana Prof. Doutor Carvalho Guerra

Realizou-se nos dias 20, 21 e 22 de novembro o já tradicional evento organizado pela AEFEG.

Nos dias 20, 21 e 22 de Novembro realizou-se o “Fim de semana Prof. Doutor Carvalho Guerra” na cidade de Guimarães.

Este fim-de-semana, realizado pela AEFEG, tem como inspiração todo o espírito empreendedor que o Prof. Doutor. Carvalho Guerra teve na sua vida. O grande objetivo deste evento é a aproximação dos estudantes com as empresas que lhes lançam desafios que existam na sua realidade.

Estiveram presentes 30 estudantes que puderam contactar diretamente com profissionais da PwC, da Sogrape, da Corticeira Amorim, da Cães de Pedra e da U. DREAM. 

Os participantes João Pedro dos Santos, Miguel Vilaça, Tomás Dionísio e Pedro Lino estão de parabéns pois tiveram a ideia mais completa e inovadora e desse modo conquistaram o 1ºlugar.

Encontro Alumni em Londres

O evento teve lugar no dia 20 de novembro na capital inglesa.

A Católica Porto Business School e a Católica Porto Business Alumni têm desenvolvido um conjunto de iniciativas cujo objetivo é estreitar relações com os nossos antigos alunos, um património muito valioso para a Escola.

Nesse sentido, organizaram um Encontro de Antigos Alunos, desta vez na cidade de Londres. Um restaurante em Convent Garden foi o palco que acolheu 33 participantes neste momento de convívio, troca de experiências e boas recordações.

Veja aqui as imagens.

Somos todos Católica Porto Business School

A FEG agora é Católica Porto Business School

A FEG agora é Católica Porto Business School

The same brand for all education levels.

A Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto e a Católica Porto Business School estão agora juntas na mesma marca. Assim, toda a formação em Economia e Gestão, desde licenciaturas, mestrados e formação de executivos da Universidade Católica Portuguesa no Porto têm a marca - Católica Porto Business School. 

O lançamento oficial desta nova marca, agora mais forte, teve lugar no dia 18 de novembro. 

Veja aqui o vídeo.

Católica Porto Business School | The same brand for all education levels

Adesão ao compromisso de pagamento pontual

Banner Compromisso Pagamento Pontual

Adesão ao compromisso de pagamento pontual

A Católica Porto Business School aderiu ao compromisso de Pagamento Pontual a fornecedores, tornando-se parte ativa deste movimento de responsabilidade social na promoção de uma cultura de pagamento pontual e da competitividade da economia portuguesa.

Alunos da Católica Porto Business School voluntários da JA Portugal

Banner JA Portugal

Alunos da Católica Porto Business School voluntários da JA Portugal

A Junior Achievement Portugal é uma organização sem fins lucrativos que promove o empreendedorismo junto dos mais novos. Ensina sobre literacia financeira e leva para dentro das salas de aula valores empreendedores que fortalecem o mundo dos negócios. Desenvolve profissionais informados e preparados para o mercado do trabalho, cientes das suas capacidades e do seu infinito potencial. 

No ano letivo de 2014/15, a Junior Achievement Portugal implementou os seguintes programas de voluntariado:

JA Portugal

No ano letivo de 2014/15, participaram em programas da Junior Achievement, 10 voluntários da Católica Porto Business School que fizeram 10 implementações, correspondendo a um total de 95 horas de voluntariado empresarial. 

NomeProgramaEscola
Aires da Silva NevesEconomia para o SucessoEscola Secundária Adolfo Portela
Andreia VieiraÉ o meu NegócioEB Maria Lamas
Bernardo MartinsEconomia para o SucessoEB Adriano Correia de Oliveira
Carla Regina OliveiraA ComunidadeEB Quinta de S. Gens
João Moreira CamposFI 
Marco Duarte MartinsÉ o meu NegócioEBS Dr. Vieira de Carvalho
Maria CoelhoA ComunidadeEscola Básica Bom Pastor
Raquel FilipeA ComunidadeEB Quinta de S. Gens
Sandra Pereira CondeA FamíliaEB Bom Pastor

Para mais informações, sobre a JA Portugal, visite o site.

Diretor do SLab foi orador convidado no 80º TechDay da PT- Inovação

Banner 80 Tech Days PT

Diretor do SLab foi orador convidado no 80º TechDay da PT- Inovação 

O Docente da Faculdade de Economia e Gestão e Diretor do SLab, Rui Soucasaux Sousa, participou como orador convidado no 80º TechDay da PT-Inovação, evento que decorreu a 30 de setembro em Aveiro, com intervenção sobre modelos de retalho na economia digital.

Ver cartaz

As PME expostas à concorrência internacional são o foco do MBA Internacional

Logotipo MBA Internacional

As PME expostas à concorrência internacional são o foco do MBA Internacional

Contribuir para melhorar a qualidade da gestão nestas empresas, especialmente as situadas no Norte e Centro do País, tem sido a prioridade da Católica Porto Business School.

O MBA Internacional define-se, desde sempre, como tendo as empresas do Norte e Centro como destinatários prioritários, o que só quer dizer que são essas as regiões que trabalha com particular cuidado, em função da organização que tem e da localização geográfica da Escola. Ainda assim, todos os anos tem tido alunos de outras regiões. A Católica Porto Business School tem uma certa realidade empresarial em mente: as PME expostas à concorrência internacional. Procura refletir no MBA Internacional os problemas e desafios que sabe serem os seus, mas não fica por aí: o aumento da procura proveniente das grandes empresas revela que o MBA é suficientemente multifacetado para responder às suas necessidades, entre as quais também estará a necessidade de perceberem melhor a realidade das PME e, aspeto crucial num programa desta natureza, aproveitarem o MBA para estenderem a sua rede a gestores de PME.
Essa orientação prioritária, mas não exclusiva, é uma consequência natural da parceria que, quase desde o seu início, a Católica Porto Business School tem com a Associação Empresarial de Portugal, ela própria muito centrada nos problemas das empresas da região, com um foco nas PME, mas não excluindo, antes pelo contrário, as grandes empresas da região ou do resto do país. A maior preocupação da Escola, porém, é com a qualidade da formação que disponibiliza a essas empresas: uma formação de nível internacional que prepare os respetivos gestores para atuarem nos mercados globais.
A Católica Porto Business School trabalha com uma multiplicidade de empresas, desde os setores ditos tradicionais, até às multinacionais portuguesas ou estrangeiras, sobretudo as localizadas na região de atuação da Escola. O MBA é, por definição, muito voltado para os desafios específicos que a gestão empresarial coloca e que, não poucas vezes, refletem casos concretos que os alunos vivem ou viveram. Noutros casos, é a própria Escola que os escolhe aproveitando a extensa rede de colaborações que tem vindo a estabelecer ao longo dos anos de que o caso do calçado é o mais emblemático. Mas essa orientação para a prática não faz perder de vista a célebre afirmação de que, muitas vezes, não há nada mais prático do que uma boa teoria, ou seja, existe a preocupação de não ir atrás do efémero, da moda, do circunstancial.
Vários estudos têm vindo a evidenciar que uma das causas da baixa produtividade de muitas das empresas portuguesas reside na baixa qualidade da gestão. Os alunos do MBA Internacional ao saírem apetrechados com conhecimentos técnicos na fronteira do saber e, sobretudo, com aquela capacidade de ler a organização, de a comparar com casos de estudo nacionais e internacionais (de sucesso mas também de insucesso), virão, certamente, num futuro mais ou menos próximo, a fazer a diferença e a contribuir para a melhoria da competitividade das empresas e do nível de vida da região e do país.

Contribuir para melhorar a qualidade da gestão nestas empresas, especialmente as situadas no Norte e Centro do País, tem sido a prioridade da Católica Porto Business School.

O MBA Internacional define-se, desde sempre, como tendo as empresas do Norte e Centro como destinatários prioritários, o que só quer dizer que são essas as regiões que trabalha com particular cuidado, em função da organização que tem e da localização geográfica da Escola. Ainda assim, todos os anos tem tido alunos de outras regiões. A Católica Porto Business School tem uma certa realidade empresarial em mente: as PME expostas à concorrência internacional. Procura refletir no MBA Internacional os problemas e desafios que sabe serem os seus, mas não fica por aí: o aumento da procura proveniente das grandes empresas revela que o MBA é suficientemente multifacetado para responder às suas necessidades, entre as quais também estará a necessidade de perceberem melhor a realidade das PME e, aspeto crucial num programa desta natureza, aproveitarem o MBA para estenderem a sua rede a gestores de PME.

Essa orientação prioritária, mas não exclusiva, é uma consequência natural da parceria que, quase desde o seu início, a Católica Porto Business School tem com a Associação Empresarial de Portugal, ela própria muito centrada nos problemas das empresas da região, com um foco nas PME, mas não excluindo, antes pelo contrário, as grandes empresas da região ou do resto do país. A maior preocupação da Escola, porém, é com a qualidade da formação que disponibiliza a essas empresas: uma formação de nível internacional que prepare os respetivos gestores para atuarem nos mercados globais.

A Católica Porto Business School trabalha com uma multiplicidade de empresas, desde os setores ditos tradicionais, até às multinacionais portuguesas ou estrangeiras, sobretudo as localizadas na região de atuação da Escola. O MBA é, por definição, muito voltado para os desafios específicos que a gestão empresarial coloca e que, não poucas vezes, refletem casos concretos que os alunos vivem ou viveram. Noutros casos, é a própria Escola que os escolhe aproveitando a extensa rede de colaborações que tem vindo a estabelecer ao longo dos anos de que o caso do calçado é o mais emblemático. Mas essa orientação para a prática não faz perder de vista a célebre afirmação de que, muitas vezes, não há nada mais prático do que uma boa teoria, ou seja, existe a preocupação de não ir atrás do efémero, da moda, do circunstancial.

Vários estudos têm vindo a evidenciar que uma das causas da baixa produtividade de muitas das empresas portuguesas reside na baixa qualidade da gestão. Os alunos do MBA Internacional ao saírem apetrechados com conhecimentos técnicos na fronteira do saber e, sobretudo, com aquela capacidade de ler a organização, de a comparar com casos de estudo nacionais e internacionais (de sucesso mas também de insucesso), virão, certamente, num futuro mais ou menos próximo, a fazer a diferença e a contribuir para a melhoria da competitividade das empresas e do nível de vida da região e do país.

Prémio FAE/EDP 2015

Prémio FAE

Prémio FAE/EDP 2015

“Caso ZIPPY: Making the world a playground”, apresentado pela Faculdade de Economia e Gestão, selecionado como um dos melhores.

O Prémio FAE/EDP é uma iniciativa do Fórum de Administradores de Empresas (FAE) que visa desafiar Escolas de Negócios em Portugal a produzirem casos de estudo sobre a realidade portuguesa. 

Inúmeras Escolas de Negócio Portuguesas participaram no concurso, submetendo diversos casos. O júri, constituído pela Direção do FAE, avaliou cada um deles e procedeu à seleção de cinco. O “Caso Zippy”, da autoria de Susana Costa e Silva, Docente da Faculdade de Economia e Gestão, em colaboração com Cláudia Braga da Cunha, aluna do mestrado em marketing foi selecionado como um dos 5 melhores casos apresentados. 
O estudo de caso foi realizado junto da Sonae SR, mais concretamente sobre a Zippy, a unidade da empresa dedicada ao vestuário, calçado e artigos de puericultura para crianças dos 0 aos 14 anos. Foram estudados os elementos que compõem a estratégia de internacionalização da marca, não só em termos de seleção de mercados e modos de entrada, como também na necessidade de adaptação e de estandardização das diferentes variáveis que definem o marketing mix da insígnia. Uma das estratégias a que se prestou uma maior atenção, foi a de entrada em mercados muçulmanos, onde a marca teve de ser ligeiramente alterada, assim como as suas coleções. 
De um modo geral, procuraram-se derivar ensinamentos que colocam em evidência a definição de objetivos por parte da marca, tendo sempre presente a necessidade de levar em atenção a experiência e o talento da uma equipa de gestão, enquanto recursos intangíveis de capital importância no processo, assim como a capacidade de adaptação à envolvente, em permanente transformação.
O caso conta ainda com uma nota pedagógica para administração em aula.
Aos autores de cada um destes estudos de casos selecionados será atribuído um prémio de 3000 euros.
A fase seguinte, como previsto no Regulamento, consistiu na entrega destes casos selecionados a um outro Júri, constituído pelo Presidente e mais quatro membros do Conselho Geral do FAE (Dr. João Salgueiro, Dr. Eduardo Catroga, Engª. Esmeralda Dourado, Drª. Estela Barbot e Dr. Gilberto Jordan) para a escolha do estudo de caso vencedor. Esta avaliação encontra-se em curso neste momento.
Parabéns às autoras do caso!

O Prémio FAE/EDP é uma iniciativa do Fórum de Administradores de Empresas (FAE) que visa desafiar Escolas de Negócios em Portugal a produzirem casos de estudo sobre a realidade portuguesa.

Inúmeras Escolas de Negócio Portuguesas participaram no concurso, submetendo diversos casos. O júri, constituído pela Direção do FAE, avaliou cada um deles e procedeu à seleção de cinco. O “Caso Zippy”, da autoria de Susana Costa e Silva, Docente da Faculdade de Economia e Gestão, em colaboração com Cláudia Braga da Cunha, aluna do mestrado em marketing foi selecionado como um dos 5 melhores casos apresentados.

O estudo de caso foi realizado junto da Sonae SR, mais concretamente sobre a Zippy, a unidade da empresa dedicada ao vestuário, calçado e artigos de puericultura para crianças dos 0 aos 14 anos. Foram estudados os elementos que compõem a estratégia de internacionalização da marca, não só em termos de seleção de mercados e modos de entrada, como também na necessidade de adaptação e de estandardização das diferentes variáveis que definem o marketing mix da insígnia. Uma das estratégias a que se prestou uma maior atenção, foi a de entrada em mercados muçulmanos, onde a marca teve de ser ligeiramente alterada, assim como as suas coleções.

De um modo geral, procuraram-se derivar ensinamentos que colocam em evidência a definição de objetivos por parte da marca, tendo sempre presente a necessidade de levar em atenção a experiência e o talento da uma equipa de gestão, enquanto recursos intangíveis de capital importância no processo, assim como a capacidade de adaptação à envolvente, em permanente transformação.

O caso conta ainda com uma nota pedagógica para administração em aula.

Aos autores de cada um destes estudos de casos selecionados será atribuído um prémio de 3000 euros.

A fase seguinte, como previsto no Regulamento, consistiu na entrega destes casos selecionados a um outro Júri, constituído pelo Presidente e mais quatro membros do Conselho Geral do FAE (Dr. João Salgueiro, Dr. Eduardo Catroga, Engª. Esmeralda Dourado, Drª. Estela Barbot e Dr. Gilberto Jordan) para a escolha do estudo de caso vencedor. Esta avaliação encontra-se em curso neste momento.

Parabéns às autoras do caso!

5Th Workshop on Efficiency and Productivity Analysis

5th Workshop on Efficiency and Productivity Analysis

5Th Workshop on Efficiency and Productivity Analysis

Este workshop tem como objetivo a partilha de experiências relacionadas com a análise da eficiência e a produtividade em diversos contextos.

O evento tem lugar a cada 3 anos, estando já na sua quinta edição. Este ano o tema específico foi a avaliação de universidades e do seu corpo docente. Para partilhar experiências na área, o workshop contou com a participação de 3 oradores estrangeiros: Laurens Cherchye, da Universidade de Leuven na Bélgica; Emmanuel Thanassoulis, da Universidade de Aston no Reino Unido; e Jill Jhones da Universidade de Huddersfield no Reino Unido. Contou ainda com um orador nacional, José Fernando Oliveira da Universidade do Porto (FEUP). 

Durante a tarde, foram discutidos aspetos mais gerais de avaliação de eficiência e produtividade noutros contextos, como por exemplo em prisões, centros de saúde, empresas mineiras e empresas do setor energético. 

O evento contou com a presença de 33 participantes, sendo que 40% dos mesmos eram estrangeiros, de diversas nacionalidades (Reino Unido, Grécia, Brasil, Palestina). De destacar o contingente belga que representou 24% dos inscritos.

Veja aqui as fotografias do evento.

11th Iberian International Business Conference (IIBC)

11th Iberian International Business Conference

11th Iberian International Business Conference (IIBC)

A 11th Iberian International Business Conference (IIBC), com o tema “Iberian Diaspora and internationalization processes” teve lugar nos dias 2 e 3 de Outubro de 2015.

A organização da 11ª edição desta conferência foi da responsabilidade de Susana Costa e Silva, docente da FEG e representante nacional de Portugal na European International Business Academy (EIBA), a organização europeia para o estudo dos negócios internacionais e a partir de onde começou a desenvolver-se o ramo ibérico em Outubro de 2005. Estas conferências (IIBCs) ocorrem em anos alternados em Portugal e Espanha. Assim, em 2015 a conferência teve lugar na Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto.

Diáspora é um conceito normalmente associado a um grupo vasto de Pessoas que sai do seu país de origem para viver noutro país e neste sentido o conceito de diáspora associa-se frequentemente a adversidade e dificuldades no país de origem. Porém, tem-se assistido ultimamente a uma abordagem mais positiva do fenómeno, com a identificação de um conjunto de vantagens económicas resultantes do facto de existirem nacionais de um país a trabalhar fora. Remessas, contributos para o investimento direto estrangeiro, financiamento de empreendedorismo no país de origem, criação de redes de conhecimento e de redes de contatos, transferência de tecnologia, facilitação de canais para business intelligence sobre acesso a novos mercados, acesso a recursos locais, diplomacia económica, são apenas alguns dos exemplos dos ganhos potenciais associados à Diáspora e que podem vir a constituir uma importante fonte de vantagens competitivas para um país.

Participaram na conferência 28 investigadores de 18 instituições de ensino superior, localizadas em 7 países, que apresentaram 29 comunicações.

Veja aqui as fotografias da Conferência.

Performance positiva da Formação Executiva da Católica Porto Business School

Católica Porto Business School

Performance Positiva da Formação Executiva da Católica Porto Business School

A Católica Porto Business School tem verificado nos últimos anos um aumento da procura dos seus diferentes tipos de cursos generalistas: MBA Internacional, Curso Geral de Gestão e Mini MBA.

O MBA Internacional registou um crescimento de 17% no número de alunos do ano de 2013/2014 para a edição 2014/2015. Esse número manteve-se estável na 11.ª edição que teve início em setembro de 2015.

O Curso Geral de Gestão obteve um aumento de 16% no número de alunos da atual edição que teve início em setembro de 2015, face à edição anterior.

O número de alunos da 15.ª Edição do Mini MBA cresceu 70% face à edição anterior.

O mercado reconhece assim a qualidade destes programas, resultante de um constante investimento da Católica Porto Business School na adequação dos seus cursos à realidade e às necessidades dos executivos e das empresas em Portugal.

Jornadas Recursos Humanos

Convite Jornadas Recursos Humanos

FEG Informa: Pais e Filhos

Tem algum familiar ou amigo a concluir o ensino secundário?
Gostaria de ser-lhe útil, contribuindo para uma escolha mais consciente neste período decisivo?
Estás a concluir o ensino secundário?

Sabendo que a escolha do percurso no Ensino Superior e da carreira profissional é um momento crucial na vida de um pré-universitário, a Direção da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto tem o prazer de o/a convidar para a FEG Informa: Pais e Filhos, no próximo dia 4 de junho, às 18h30, no Auditório Carvalho Guerra (Campus Foz).
18h30 - As Licenciaturas em Economia e Gestão
               Direção da Faculdade de Economia e Gestão
  • Economia ou Gestão?
  • Empregabilidade
  • Candidatura às Licenciaturas
  • Médias de Admissão, Propinas e Bolsas de Mérito

19h00 - Perguntas e Respostas
Confirme a sua presença aqui

Ciclo de Conferências Portugal no Palácio dos Carrancas

Com lugar no Museu Nacional Soares dos Reis, este Ciclo de Conferências conta com a participação de dois docentes da Faculdade de Economia e Gestão.

No dia 23 de abril, o Professor Doutor Álvaro Nascimento fará uma apresentação subordinada ao tema “Liberalismo com sentimentos morais”.

A 30 de junho, o tema em debate será o “Financiamento da Economia Portuguesa” que contará com apresentação do Professor Doutor Alberto Castro.

Mais informações.

Career Day for Undergrads & Masters

Programa Career Day for Undergrads & Masters

Susana Costa e Silva participa na 2.ª Conferência Internacional “Retalho Alimentar e Inovação & Brokerage”

A Conferência terá lugar no dia 18 e 19 de março e conta com a docente da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto a moderar o painel intitulado “Novos Desafios no Retalho”.

Mais informações.

Rui Soucasaux Sousa convidado para “Distinguished Visiting Research Fellow” na Haskayne School

O Professor Catedrático da Faculdade de Economia e Gestão foi convidado para “Distinguished Visiting Research Fellow” na Haskayne School of Business, Universidade de Calgary, Canadá. Esta colaboração envolve trabalho de investigação conjunto com investigadores da Haskayne School of Business, incluindo duas estadias de curta duração em Calgary em 2015 e 2016, financiadas pela Universidade de Calgary. A Haskayne School of Business é uma das business schools no Canadá que obtiveram a acreditação AACSB International (Association to Advance Collegiate Schools of Business).”

FAS - FORMAÇÃO-AÇÃO SOLIDÁRIA – O MAIOR PROJETO REALIZADO EM PORTUGAL DE FORMAÇÃO E DE MELHORIA ORGANIZACIONAL NAS IPSS: UMA PARCERIA DA CNIS COM A CATÓLICA PORTO (ÁREA DE ECONOMIA SOCIAL)

Em Outubro passado terminou a 3.ª edição do Projeto FAS – Formação-Ação Solidária. Trata-se de um projeto financiado pelo POPH, da responsabilidade da CNIS-Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade que teve, como parceiro, na sua conceção e implementação, a Católica Porto, através da sua Área Transversal de Economia Social, à semelhança do que já tinha acontecido nas duas edições anteriores.

Como o seu nome indica, este projeto consistiu na organização de ações de formação para IPSS realizadas segundo planos definidos à medida das necessidades de desenvolvimento de cada organização. Este tipo de formação e o modo participado como as equipas de consultores coordenadas pela Católica Porto prepararam e supervisionaram essas ações fez deste projeto um motor de processos de melhoria organizacional das IPSS que participaram no projeto. Estes efeitos foram amplamente reconhecidos pelas avaliações externas feitas às três edições deste projeto.

Também as taxas de execução deste projeto em todas as suas edições e em todas as suas componentes (horas de formação, n.º de formandos) foram altas.

Tendo abrangido, no conjunto das suas três edições, 26747 formandos de 219 IPSS distribuídas de Norte a Sul de Portugal Continental, a quem foram ministradas 39750 horas de formação, este projeto foi, de longe, a maior operação de formação e promoção de melhorias organizacionais realizado até hoje em Portugal.

EXECUÇÃO DO PROJETO FAS – FORMAÇÃO-AÇÃO SOLIDÁRIA

 FAS 1FAS 2FAS 3TOTAL
PERÍODO DE EXECUÇÃO2008/102010/12

2013/14

Nº DE IPSS DIRETAMENTE ABRANGIDAS627681219
Nº DE HORAS DE FORMAÇÃOPrevisto6200143011813338634
Realizado6416155191781539750
Taxa de execução103,5%108,5%98,2%102,9%
Nº DE FORMANDOSPrevisto2780107215535405
Realizado556712041913926747
Taxa de execução200,3%1123,2%588,4%494,9%

Américo Mendes orador na Conferência "Mais de Dois Séculos de Políticas Florestais Erradas"

O Professor Associado da FEG e Presidente da Associação Florestal do Vale do Sousa é o orador convidado da segunda conferência de 2015 promovida pelo Círculo Mais Democracia.

A Conferência intitulada “Mais de Dois Séculos de Políticas Florestais Erradas” tem lugar no dia 14 de março de 2015, pelas 15 horas, na Loja Interativa do Turismo em Arouca.

Mais informações.

FEG apresenta-se em novo vídeo institucional

A Faculdade de Economia e Gestão apresentou o seu novo vídeo institucional, que pretende ser um espelho do dinamismo e vitalidade da escola.

Narrado por Sofia Salgado Pinto, directora da FEG, este vídeo apresenta não só a oferta a nível de formação, mas também as múltiplas vertentes e características que a tornam única, tais como, por exemplo, os diversos programas internacionais, a Católica Porto Business School e a investigação nas suas áreas de ação.

O vídeo pode ser visto aqui.

Susana Costa e Silva é oradora nas EDP Talks

A docente FEG é uma das oradoras confirmadas para a primeira edição das EDP Talks, um momento de partilha de tendências, histórias, inspirações e casos de sucesso que visa promover, informar e sensibilizar os colaboradores para a importância do cliente e das relações de confiança e de eficiência que a EDP pretende reforçar.

Susana Costa e Silva irá abordar o tema da "Mudança de paradigma de negócio", nesta sessão que se realiza no dia 4 de fevereiro, no auditório da EDP, no Porto (R. Ofélia Diogo da Costa), com início às 14h30.

A entrada é livre, mediante inscrição através do email cliente.edp365@edp.pt.

Professora Doutora Conceição Portela realizou Provas de Agregação

Realizaram-se, nos dias 19 e 20 de janeiro de 2015, no campus Foz da Universidade Católica, as Provas de Agregação da Prof. Doutora Maria da Conceição Andrade da Silva Portela, docente e investigadora da Faculdade de Economia e Gestão.

O júri da prova foi constituído, para apreciação do currículo científico, pela Doutora Ana Paula Ferreira Dias Barbosa Póvoa, professora catedrática do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e pelo Doutor João Bernardo de Sena Esteves Falcão e Cunha, professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, ficando a análise do relatório relativo ao programa, conteúdo e métodos de ensino teórico e prático da disciplina “Métodos Quantitativos de Apoio à Gestão” a cargo do Doutor Rui Alberto Ferreira dos Santos, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

A arguição da lição de síntese “Benchmarking e Análise de Eficiência e Produtividade em serviços públicos: Os casos da saúde e da educação”, apresentada pela candidata, esteve a cargo do Doutor Carlos Alberto Hengeller de Carvalho Antunes, professor catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

A candidata foi aprovada por unanimidade.

FEG disponibiliza ferramenta para avaliar desempenho das escolas secundárias

No rescaldo da divulgação dos rankings de escolas que saíram no dia 29 de Novembro, um projeto da Faculdade de Economia e Gestão mostra aquilo que estes escondem.

O BESP - Benchmarking de Escolas Secundárias Portuguesas (inserir link), é um projeto da Faculdade de Economia e Gestão e permite avaliar, com maior detalhe, as diferenças entre notas internas e externas, tornando mais visíveis vários detalhes relevantes que não são visíveis normalmente.

Já estão disponíveis os dados relativos ao último ano letivo, podendo ser consultados em http://feg.porto.ucp.pt/besp/.

Alunos de PM1 apresentam trabalho final da disciplina

Os alunos do 1º ano de Economia e Gestão apresentam, na próxima terça-feira, dia 13, os posters produzidos no âmbito dos trabalhos de investigação realizados na disciplina Projeto Multidisciplinar 1. A sessão é aberta e decorre na Sala EA009, entre as 10h00 e as 13h00.

Estarão presentes os docentes da disciplina e convidados de diversas empresas, entre as quais a ColorADD, que colaborou de forma estreita com a FEG ao longo do semestre no âmbito desta disciplina.

Docente FEG oradora no QSP Summit 2015

Susana Costa e Silva, docente e investigadora da Faculdade de Economia e Gestão, diretora do Mestrado em Marketing é uma das oradoras confirmadas para no QSP Summit, uma das mais prestigiadas conferências de marketing da Europa, que tem lugar a 12 de março, no Centro de Congressos da Exponor.

Iniciado em 2007 o QSP Summit, debate anualmente as questões mais relevantes e actuais na área da Gestão, Marketing e Branding. Para tal, tem convidado os maiores e melhores especialistas e empresas a nível global. A edição de 2015 desta prestigiada conferência analisa as tendências de futuro.

Mais informações: http://www.qspmarketing.pt/summit/pt/

FEG organiza 11th Iberian International Business Conference

A Faculdade de Economia e Gestão organiza, a 2 e 3 de outubro de 2015, a 11ª edição da Iberian International Business Conference. Sob o tema “Iberian Diaspora and internationalization processes” os participantes terão oportunidade de apresentar os mais recentes resultados de investigação no tema, debater novas ideias e aprofundar o contacto e networking entre investigadores.

O período de “call for papers” inicia-se a 1 de maio, estando aberto até dia 15 de julho. Para mais informações: http://www.feg.porto.ucp.pt/iibc2015/.

Estudantes FEG integram equipa vencedora do Global Management Challenge

A equipa IAPMEI/FELPOS BOMDIA, constituída por três antigos alunos do Mestrado em Gestão e um atual aluno do Mestrado em Marketing, foi a grande vencedora da final nacional do Global Management Challenge.

A equipa de cinco pessoas representou a Felpos Bomdia, PME de Vizela, na competição internacional de Estratégia e Gestão, tendo contado com o apoio da empresa e do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI). Ao longo do dia que durou a competição, a equipa tomou várias decisões de gestão da vida de uma empresa, com vista a obter o melhor desempenho do seu investimento e provar que a sua estratégia de gestão era melhor do que a da concorrência. A vitória da final nacional valeu o passe para a final internacional, que será disputada em Praga, em abril de 2015.

Atualmente na sua 35ª edição, e presente em mais de 30 países, esta competição, organizada pela SDG - Simuladores e Modelos de Gestão e pelo Jornal Expresso já envolveu mais de 500 mil Quadros de Empresas e Estudantes Universitários.

Seminário de Investigação

A Direção da Faculdade de Economia e Gestão tem o prazer de o(a) convidar para o Seminário de Investigação “Fiscal Multipliers in the 21st Century”, dinamizado por Pedro Brinca (Instituto Universitário Europeu, Florença), no próximo dia 28 de de novembro, às 11h30, no Edifício Américo Amorim (Sala 6).

Abstract

The recent experience of a Great Recession has brought the effectiveness of fiscal policy back into focus. Fiscal multipliers do, however, vary greatly over time and place. Running VARs for a large number of countries, we document a strong correlation between wealth inequality and the magnitude of fiscal multipliers. To explain this finding, we develop a life-cycle, overlapping generations economy with uninsurable labor market risk. We calibrate our model to match key characteristics of a number of OECD economies, including the distribution of wages and wealth, social security, taxes and debt and study the effects of changing policies and various forms of inequality on the fiscal multiplier. We find that the fiscal multiplier is highly sensitive to the fraction of the population who face binding credit constraints and also negatively related to the average wealth level in the economy. This explains the correlation between wealth inequality and fiscal multipliers.

Confirme  a presença no seminário até ao próximo dia 23, através do email macarvalho@porto.ucp.pt (Mara Carvalho).

Programas de mestrado acreditados

Depois das visitas da Comissão de Avaliação Externa (CAE), o mestrado em Finanças da FEG recebeu, recentemente, a acreditação conferida pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES). Esta acreditação, que vem reforçar a excelência e qualidade do mestrado, é válida por cinco anos, sem condições.

O relatório da avaliação foi bastante positivo, destacando como principais pontos fortes do mestrado a qualidade de alunos e docentes, as altas taxas de empregabilidade e o carácter internacional do programa. Como ponto de melhoria, foi apenas sugerido o reforço do número de TFM escritas em inglês.

Este foi o terceiro programa de mestrado a conseguir a acreditação da A3ES este ano, após a decisão favorável de acreditação, por um período de 3 a 5 anos, dos mestrados em Gestão e Gestão de Serviços, em junho.

Docente da FEG colabora em relatório da UNICEF

Liliana Fernandes, docente da Faculdade de Economia e Gestão, colaborou, enquanto membro do Conselho Consultivo, no mais recente relatório da UNICEF, o Innocenti Report Card 12 – Children of the Recession – Impact of the economic crisis on child well-being in rich countries”, lançado internacionalmente no passado dia 28 de Outubro de 2014, em Roma, Itália.

Este relatório revela uma forte correlação entre o impacto da recessão económica nas economias nacionais e o declínio do bem-estar das crianças que tem vindo a acontecer desde 2008. Em cada país, o impacto da crise sobre o bem-estar das crianças tem sido moldado, entre outras coisas, pela profundidade da recessão e condições económicas pré-existentes, mas sobretudo pela resposta política.

Esta colaboração da FEG com a UNICEF veio reforçar, uma vez mais, a qualidade e excelência da Investigação produzida na Faculdade, não só a nível nacional mas também além-fronteiras.

Diretora da Faculdade de Economia e Gestão nomeada “Executiva do Ano 2013”

Sofia Salgado Pinto, Diretora da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto, da Católica Porto Business School e ainda Diretora-adjunta da Presidência do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, é uma das candidatas nomeadas ao Prémio Máxima Mulher de Negócios 2013, na categoria de Executiva do Ano.

Esta nomeação para o prémio de Executiva do Ano, destinado a diretoras e executivas de primeira linha, bem como a empreendedoras que estão a caminho do topo, constituindo a próxima geração de líderes, é a única no setor da Educação. Para a diretora, “ser a única nomeada num setor que ainda é predominantemente marcado por figuras masculinas em cargos de direção, como é o caso da educação, é um duplo privilégio”.

O Prémio Máxima Mulher de Negócios 2013 é organizado pela revista Máxima, com o apoio do Jornal de Negócios, e distingue duas categorias, "Mulher de Negócios do Ano" e "Mulher Executiva do Ano".

A seleção das três finalistas, em cada categoria, é aberta ao público, através de votação. O apuramento das duas vencedoras será feito, posteriormente, por um júri presidido pela diretora da Máxima, Sofia Lucas, e constituído por diretores e editores de publicações económicas e de negócios e por duas das vencedoras da edição 2012.

Católica Porto Business School reúne diferentes nacionalidades em Networking Peddy-paper

MBA Internacional, MBA Atlântico e Programa de Dupla Diplomação juntam alunos de Angola, Brasil, Espanha, Moçambique e Portugal em convívio

Este sábado, dia 11 de janeiro, a Católica Porto Business School reúne no Porto, no período da manhã, os alunos de três MBA distintos atualmente em curso (o MBA Internacional, o MBA Atlântico e o Programa de Dupla Diplomação, em parceria com o IAG, a Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). Este encontro consiste num Networking Peddy-Paper para os cerca de 90 alunos provenientes de Angola, Brasil, Espanha, Moçambique e Portugal. O evento visa fomentar o networking internacional, considerando que, nos dias de hoje, uma rede internacional de conhecimento e contactos é uma mais valia fundamental.

Fomentar a descoberta de pessoas de países e culturas diferentes e, deste modo, poder conhecer realidades diferentes, estimulando a troca de ideias e de experiências, entre os alunos que não se conhecem, é outro objetivo do encontro. O Networking Peddy-Paper vai também permitir aos alunos estrangeiros que conheçam a cidade de Porto e a sua história, tradição e cultura. São atividades como estas que incentivam o espírito de grupo e que depois se refletem no sucesso de uma equipa de trabalho.

Católica Porto Teen Academy

Mais de 100 alunos, em regime residencial e não residencial, fizeram parte da iniciativa de Verão da Faculdade de Economia e Gestão e puderam trabalhar com as várias áreas que compõem o dia a dia de Economistas e Gestores no contexto organizacional.

Os estudantes tiveram a oportunidade de participar em sessões de: Recrutamento e Seleção, onde os alunos puderam perceber o funcionamento dos processos de avaliação e escolha de candidatos; Financiamento, com a apresentação de conceitos como o autofinanciamento e o leasing; Estratégia, promovendo uma visão global e sistémica da organização; Gestão de Operações, onde os alunos puderam desenhar e avaliar cadeias de valor; Marketing, onde foi realçada a importância da marca na projeção de um negócio; e Conjuntura Económica, onde se abordaram os fenómenos que contextualizam a atividade económica nacional. Durante todas estas sessões foi proposto aos alunos que desenvolvessem ideias de negócio para a consolidação da marca Frisumo, da Unicer, materializando-as em completos planos de negócio.

A semana culminou com as apresentações das ideias de negócio e com uma cerimónia de entrega de prémios aos alunos que mais se destacaram nos diferentes grupos. Nesta cerimónia, pais e alunos puderam rever os melhores momentos de uma semana de trabalho e diversão que promete ficar na memória de cada um!

Veja aqui o vídeo com os melhores momentos da semana

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Consulte o site da iniciativa

Católica Porto Business School reconhecida internacionalmente

Os MBAs da Católica Porto Business School –Atlântico e Internacional – foram acreditados pela prestigiada Association of MBAs (AMBA). São agora uma marca mais forte e internacionalmente reconhecida.

A AMBA é uma autoridade internacional imparcial de acreditação especializada em programas pós-graduados de formação para executivos, nomeadamente MBA (Master of Business Administration). A Católica Porto Business School garantiu a acreditação AMBA para a sua oferta de MBAs e juntou-se a um grupo restrito de cerca de 200 escolas de negócios em mais de 70 países que têm esta acreditação.

O MBA Atlântico é assim o primeiro programa de MBA a decorrer em Angola, Brasil e Portugal a ser acreditado internacionalmente. Este resultado é o reconhecimento da inovação, pioneirismo, rigor e qualidade das ofertas da escola, sobretudo com referência às oportunidades estratégicas no mundo da língua portuguesa. Somos cada vez mais uma escola focada no negócio internacional em todas as dimensões.

Este reconhecimento internacional de excelência e qualidade da nossa formação é um ativo ainda mais valioso para o sucesso dos nossos alunos.

One day Course on Theory and Practice of Efficiency and Productivity Measurement

Course Objective: Participants will be introduced to a set of parametric, semi- and non-parametric econometric models with applications that illustrate each of the models. The applications will include production, cost, distance functions, etc. Special emphasis will be given to modelling and estimating production/cost efficiency models. By the end of the class participants will be able to undertake a research project using either parametric and/or semi- and non-parametric approaches.

Instructor: Professor Subal C. Kumbhakar, State University of New York, Binghamton, New York, kkar@binghamton.edu

Topics:
(a) Introduction of production and distance functions
(b) Cross-Sectional Methods
(i) Maximum Likelihood Methods
(ii) Determinants of Inefficiency
(c) Estimating Firm-Specific Inefficiency
(d) Panel Data Methods
(e) Measurement of Technical Change, TFP Change, Profitability Change
(f) Semi- and non-parametric methods for estimating SF models. 

Cost: The price of this course is 150 Euro, including lunch and coffee breaks.

Venue:
Room: 2
Business School
Universidade Católica Portuguesa
Rua Diogo botelho, 1327
Porto

Registration: Link
Registration and payment should be completed until the 5 of September.

Parametric Course Reading List (tentative -- will be updated)

Battese, G.E. and T.J. Coelli (1992), “Frontier Production Functions, Technical Efficiency and Panel Data: With Application to Paddy Farmers in India,” Journal of Productive Analysis 3:1/2 (June), 153-69.

Battese, G.E. and T.J. Coelli (1995) “A Model for Technical Inefficiency Effects in a Stochastic Frontier Production Function for Panel Data,” Empirical Economics 20, 325-32.

Greene, W. The Econometric Approach to Efficiency Analysis,” Chapter 2 in The Measurement of Efficiency, H Fried, C.A.K. Lovell and S. Schmidt, eds., Oxford University Press, 2008.

Grifell-Tatjé, E and Lovell, C.A.K. (1999). Profits and productivity, Management Science 45, 1177–1193. 2

Horrace, W. and C.F. Parmeter (2010). Semiparametric Deconvolution with Unknown Error Variance, Journal of Productivity Analysis 35, 129-141.

Jondrow, J., C.A.K. Lovell, I.S. Materov, and O. Schmidt (1982), “On the Estimation of Technical Inefficiency in the Stochastic Frontier Production Function Model,” Journal of Econometrics 19:2/3 (August), 233-38.

Kumbhakar, S.C., Wang, H-J, and A. Horncastle (2010), “Estimation of Technical Inefficiency in Production Frontier Models Using Cross-Sectional Data,” Indian Economic Review 45: 2, 7-77.

Kumbhakar, S.C. (1990), “Production Frontiers, Panel Data, and Time-Varying Technical Inefficiency,” Journal of Econometrics 46:1/2 (October/November), 201-12.

Kumbhakar, S.C. (1997), “Modeling Allocative Inefficiency in a Translog Cost Function and Cost share Equations: An Exact Relationship,” Journal of Econometrics 76:1/2 (January/February), 351-56.

Kumbhakar, S.C. (2001), Estimation of Profit Functions When Profit Is Not Maximum, American Journal of Agricultural Economics 83:1 (February), 1-19.

Kumbhakar, S. and K. Lovell (2000), Stochastic Frontier Modeling, Cambridge University Press.

Kumbhakar, S. (2011) Estimation of production technology when the objective is to maximize return to the outlay, European Journal of Operation Research, 208, 170-176.

Kumbhakar, S.C., Lien, G. and J.B. Hardaker (2013), Technical efficiency in competing panel data models: A study of Norwegian grain farming, Journal of Productivity Analysis (in press).

Kumbhakar, S.C., Asche, F. and R. Tveteras (2013), Estimation and Decomposition of Inefficiency when Producers Maximize Return to the Outlay, Journal of Productive Analysis (in press).

Kumbhakar, S.C. and K. Sun (2012), Estimation of TFP Growth: A Semiparametric Smooth Coefficient Approach, Empirical Economics.

Kumbhakar, S.C. and Lien, G., Productivity and profitability decomposition: A parametric distance function approach, Food Economics - Acta Agricult Scand C 6 (2009), 143-155.

Kumbhakar, Lien, Flaten and Tveteras (2009), Impacts of Norwegian Milk Quotas on Output Growth: A Modified Distance Function Approach, Journal of Agricultural Economics 59(2008), 350-369.

Kumbhakar, S., C.F. Parmeter and E. G. Tsionas (2013), A Zero Inefficiency Stochastic Frontier Estimator, Journal of Econometrics 172, 66-76.

Li, Q., Huang, C., Li, D. and Fu, T. (2002), ‘Semiparametric smooth coefficient models’, Journal of Business and Economic Statistics 20(3), 412–422.

Parmeter, C.F. and J.S. Racine, (2012). Smooth Constrained Frontier Analysis, Recent Advances and Future Directions in Causality, Prediction and Specification Analysis: Essays in Honor of Halbert L. White Jr. edited by X. Chen and N.E. Swanson, Chapter 18, 463-489, Springer-Verlag: New York.

Schmidt, P. and C.A.K. Lovell (1979), “Estimating Technical and Allocative Inefficiency Relative to Stochastic Production and Cost Frontiers, Journal of Econometrics 9, 342-66.

Tveteras, R. and G.E. Battese (2006). “Agglomeration Externalities, Productivity and Technical Inefficiency”, Journal of Regional Science, Vol. 46(4), pp. 605-625.

Wang, H-J. (2002), “Heteroscedasticity and Non-Monotonic Efficiency Effects of a Stochastic Frontier Model,” Journal of Productivity Analysis 18:3 (November), 241-53.

Wang, H-J. and P. Schmidt (2002), “One-Step and Two-Step Estimation of the Effects of Exogenous Variables on Technical Efficiency Levels,” Journal of Productivity Analysis 18:2 (September), 129-44.

Docente da Faculdade de Economia e Gestão vence o Kamerman & Kahn Young Scholar Award

Liliana Fernandes apresentou na International Society for Child Indicators (ISCI) parte da investigação desenvolvida no contexto da obtenção do seu grau de Doutoramento em Economia, com uma tese intitulada “Three Essays on the Measurement of Child Well-Being”. De entre 22 candidatos, o trabalho de Liliana Fernandes foi selecionado e premiado com o Kamerman & Kahn Young Scholar Award, prémio que distingue o trabalho de um jovem investigador participante na conferência organizada pela ISCI.

A International Society for Child Indicators assume como principal papel reunir experts de todo o mundo no domínio dos indicadores de bem-estar das crianças. Tem como objetivos: contribuir para o bem-estar das crianças, partilhar conhecimento e experiências, favorecer a criação de projetos de investigação colaborativos, ajudar organizações no desenvolvimento de práticas e políticas sustentadas nos resultados da investigação desenvolvida, entre outros (para mais informações, consultar www.isci.chapinhall.org). Neste sentido, a cada dois anos é organizada uma conferência internacional, subordinada a uma temática específica.

Em 2013, a quarta destas conferências intitulou-se “4th ISCI Conference: Child Indicators in a Globalized World: Implications for Research, Practice, and Policy” e teve lugar nos dias 28 a 31 de Maio, em Seul, Coreia do Sul.

Seminário: Atrair e Desenvolver Talentos

A Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto, por ocasião do lançamento do seu novo Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, com início em setembro de 2013, tem o prazer de convidar V. Exa. a participar na palestra “Atrair e Desenvolver Talentos”. no dia 10 de julho, das 18:30 às 20:00 horas,. O orador convidado é o Dr. Paulo Renato Pereira, Human Capital Director da SALSA.

A atração e o desenvolvimento de talentos coloca na atualidade às empresa desafios específicos, nomeadamente em contexto internacional. É uma situação que muitas empresas equacionam e que se acentua com o enfrentamento da crise económica interna. Para além do desenvolvimento do tema e da identificação de práticas de referência, haverá oportunidade para partilhar a experiência da Salsa e de obter esclarecimento com o responsável máximo pela gestão destes processos nesta empresa.

Será para nós uma honra poder contar com a sua participação. Agradecemos a confirmação da sua disponibilidade para o email catolicabs@porto.ucp.pt ou através do telefone 226 196 260.

Sessão de esclarecimento sobre licenciaturas para pais e encarregados de educação

Tem algum familiar ou amigo a concluir o ensino secundário? Gostaria de lhe ser útil, ajudando a esclarecer as questões que garantam uma escolha mais consciente num momento decisivo na vidas destes jovens? A escolha do percurso no Ensino Superior e da carreira profissional é crucial para que se possam sentir realizados pessoal e profissionalmente ao longo da sua vida, nunca esquecendo a questão da empregabilidade.

A Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto preparou uma Sessão de Esclarecimento para Pais e Encarregados de Educação que terá lugar no próximo dia 5 de junho, pelas 18h30 na Sala 1 do Edifício Américo Amorim, para a qual a Direção tem todo o gosto em convidá-lo(a).

Nesta sessão teremos oportunidade de ajudar a esclarecer as mais diversas questões relacionadas com a escolha da licenciatura e da faculdade adequada, bem como das condições de acesso às nossas licenciaturas.

Se considerar oportuno, agradecemos a divulgação deste email aos seus contactos que possam estar interessados.

Poderá fazer a sua inscrição aqui.

Dia 5 de junho às 18h30 na sala 1 do edifício Americo Amorim

Stand up & Lead

Nos dias 27, 28 e 29 de maio, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, a Faculdade de Economia e Gestão promove um workshop de desenvolvimento de competências de liderança – o Stand UP & Lead.

Destinado aos estudantes do 2º ciclo, este workshop é constituído por exercícios práticos que promovem o reforço de competências de liderança, gestão de equipas e condução de reuniões.

A inscrição é gratuita e deve ser realizada para o endereço do e-mail pic@porto.ucp.pt.

Ca$h-in Challenge

Depois do enorme sucesso da 1º Edição, o Ca$h-In Challenge volta em Maio de 2013 para uma 2º Edição.

O evento desenvolve-se ao longo de três dias onde 90 participantes irão resolver e enfrentar diversos desafios, perante júris externos com grande relevância no tecido empresarial nacional, implicando sempre a aplicação de dinheiro real.

Terá como temas a Comunicação Empresarial, Negociação e Vendas e Estratégia Comercial, todas elas áreas de enorme importância para os futuros profissionais e com grande valor acrescentado para os empregadores.

A presença de Organizações com grande importância para o futuro dos jovens profissionais permitirá a criação e desenvolvimento de uma rede de contactos, que posteriormente serão importantes a nível profissional.

O Ca$h-In Challenge realizar-se-á no fim-de-semana de 24, 25 e 26 de Maio, no Peso da Régua e terá o preço de inscrição de 99€.

Para mais informações, visite o site www.cashinchallenge.com ou contacte cashinchallenge@csc-porto.com

Os participantes poderão inscrever-se individualmente, em grupos de 5 ou 10 elementos aqui: www.cashinchallenge.com

Powered by EDP. Com o apoio da Católica.Porto e PwC

Provas Públicas de Doutoramento: Mestre Liliana Fernandes

A Faculdade de Economia e Gestão informa que na próxima quinta-feira, dia 9 de maio, pelas 15 horas, decorrerão as provas públicas de doutoramento em Economia da Mestre Liliana Catarina Rodrigues de Meneses Fernandes, com uma dissertação intitulada, “Three Essays on the Measurement of Child Well-Being”.

O júri será composto pelos Prof. Doutor Asher Bem-Arieh, da Paul Baerwald School of Social Work and Social Welfare of Hebrew University of Jerusalem; Prof. Doutora Aurora Amélia Castro Teixeira, da Faculdade de Economia da Universidade do Porto; Prof. Doutora Amélia Cristina Marçal Alves Bastos, do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa; Prof. Doutor Américo Manuel dos Santos Carvalho Mendes, da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa; Prof. Doutora Maria Inês Martinho Antunes Amaro, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa.

Presidirá à sessão, por delegação do Senhora Reitora, a Vice-Reitora, Prof. Doutora Isabel Maria de Oliveira Capeloa Gil.

A defesa terá lugar no Auditório Francisco Carvalho Guerra.

FEG Convida Empresas

No próximo dia 19 de março de 2013 o Banco de Portugal estará na aula de Macroeconomia para uma apresentação sobre funções do Banco, estatísticas e central de balanços. Esta sessão está aberta a todos os estudantes da FEG com interesse em participar. Trata-se de mais uma oportunidade de aproximação ao mercado de trabalho a não perder...

O paper "The productivity of innovation in Portugal", de Nuno Araújo e Leonardo Costa, recebeu ex aequo o Best PhD Paper Award

A conferência International Conference on Innovation and Entrepreneurship decorreu nos passados dias 4 e 5 de Março, em Amã, na Jordânia, e foi organizada pela Hashemite University em cooperação com a Arab Administrative Development Organization. O paper é baseado na tese de Mestrado do Nuno Araújo, aluno do mestrado de Economia.

FEG Convida 2013

A escolha de uma universidade e de um curso é uma decisão crucial na vida dos estudantes. Torna-se, por isso, essencial conhecer as várias propostas que o ensino superior oferece. Atenta a estas questões e aos desafios colocados à empregabilidade na atual conjuntura socioeconómica, a Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto promove um momento de esclarecimento aos jovens prestes a ingressar na Universidade - o FEG Convida 2013.

Dirigido a estudantes, docentes e psicólogos do ensino secundário, o FEG Convida 2013 será um momento onde ficará a conhecer o nosso modelo de ensino inovador, reconhecido internacionalmente e com elevadas taxas de empregabilidade.

Para mais informações, consultar Programa FEG Convida 2013 aqui.

Católica Porto Management Challenge 2013

A Faculdade de Economia e Gestão, com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, está a organizar em parceria com a SDG – Simuladores e Modelos de Gestão a 3ª edição da competição de estratégia e gestão on line - o Católica Porto Management Challenge.

Este jogo é dirigido a todos os estudantes das várias licenciaturas e mestrados da Católica Porto e também aos estudantes da Católica Porto Business School, que manifestem interesse em participar constituindo uma equipa de 3 a 5 elementos. Este jogo decorre on-line e apenas as oito melhores equipas participarão numa sessão presencial que se realizará no dia 6 de abril de 2013.

A data limite de inscrição na competição é dia 27 de fevereiro de 2013 através do site: http://www.sdg.pt/UCP/ Neste site poderá ainda encontrar informação mais detalhada sobre a competição, bem como o vídeo da edição anterior.

Se quer participar e não tem equipa constituída, então envie um email para pic@porto.ucp.pt até à próxima quarta-feira, dia 20 de Fevereiro de 2013, manifestando o seu interesse.

Prémios:

  • FEG – Católica Porto: a equipa vencedora da finalíssima terá direito a um prémio surpresa que consiste numa experiência única (por ex: “Odisseia” ou “Smartbox”)

  • Caixa Geral de Depósitos: os elementos das três equipas melhor classificadas serão premiadas com um estágio na Caixa Geral de Depósitos

  • Global Management Challenge: as 3 melhores equipas vão representar a Católica Porto/Caixa Geral de Depósitos na edição de 2013 do Global

  • Management Challenge, Competição Internacional de Estratégia e Gestão.

Testemunhos de alunos que venceram o Global Management Challenge 2012

Programa de Mentoring da Faculdade de Economia e Gestão

flyer sobre o evento

A Sessão de Abertura Oficial do Programa de Mentoring da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto realiza-se no próximo dia 21 de fevereiro, às 18h15, no Auditório Carvalho Guerra. Esta sessão é especialmente dirigida aos estudantes do 2º ciclo uma vez que são eles os principais destinatários do Programa de Mentoring, que conta com o apoio oficial da Google.

O Programa de Mentoring tem como objetivos promover o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais e permitir o contacto sistemático com um profissional das áreas da economia e gestão, que assumirá o papel de mentor. O mentor, escolhido entre a rede de Business Alumni e profissionais integrados nas empresas parceiras da FEG, é definido após a análise dos interesses e objetivos de carreira de cada estudante, assegurada pela equipa do Strategic Leadership Hub. Esta equipa está ainda disponível para, ao longo de todo o processo, orientar os estudantes e otimizar a sua relação com o respetivo mentor. Assim, o contacto com o mentor representa uma verdadeira mais-valia ao nível do conhecimento em contexto real da profissão, exploração de interesses e orientação de carreira, assim como na constituição de uma rede de contactos relevante. L’Oreal, Sogrape, Yeatman e Ascendi são algumas das empresas associadas a esta iniciativa.

Na Sessão de Abertura Oficial, para além da apresentação do programa, está prevista a intervenção da Google, parceiro oficial deste programa, e um espaço para a partilha de testemunhos de mentors sediados em diferentes partes do mundo e que participarão nesta sessão através de Google Hangout.

Para participar, envie, por favor, a sua inscrição para o e-mail: pic.feg@gmail.com.

Francisco Lemos ganha prémio de melhor proposta de Doutoramento no Doctoral Think Tank da EIBA

Francisco Lemos, docente da Faculdade de Economia e Gestão, ganhou, com a sua proposta de tese de doutoramento "The Internationalization Process: A political-based view”, o prémio de melhor proposta de Doutoramento no Doctoral Think Tank da EIBA (European International Business Academy) que este ano teve lugar em Brighton, UK.

Universidade Católica distinguida como “Marca que marca”

A Universidade Católica foi distinguida como a "Marca que Marca" na categoria de Universidades e outros Institutos de Ensino Superior, no âmbito da 3ª edição do estudo nacional de notoriedade da QSP -Consultoria de Marketing para o guia "Marcas que Marcam".

São 80 as marcas que integram o ranking de notoriedade espontânea deste estudo. Numa primeira fase deste estudo foram selecionadas 80 categorias num universo de 11.300 produtos e serviços. Foram realizadas entrevistas presenciais a 2.496 portugueses, em Portugal Continental, onde se lhes pedia que, para cada categoria de produtos/serviços, indicassem as marcas que conheciam.

A notoriedade espontânea foi determinante para apurar as marcas vencedoras. As marcas mais mencionadas em cada categoria de produtos/serviços fazem agora parte do guia "Marcas que Marcam", o qual contém as 1.500 marcas com maior notoriedade espontânea nos vários setores de atividade.

Careers without Borders: Critical Perspectives

Careers without Borders: Critical Perspectives é o livro lançado esta semana pela Routledge, em Nova Iorque, resultante de um trabalho originalmente desenvolvido por Susana Costa e Silva, docente da Faculdade de Economia e Gestão e por Sílvia Ferraz, aluna do Mestrado em Marketing e quadro da UNICER, a que se juntou mais tarde Paulo Duarte, arguente da tese da UBI.

Trata-se de um livro que analisa um dos mais importantes aspetos da internacionalização: a gestão de carreiras internacionais, designadamente a gestão de expatriados. É um livro dirigido a gestores de empresas internacionais que têm em mãos o desafio da mobilidade internacional dos seus recursos humanos.

Neste livro podem encontrar-se contributos de vários países, sendo analisados contextos legais, culturais e de relações sociais associadas à mobilidade internacional. Portugal é um dos países analisados, tendo os autores inquirido cerca de 135 expatriados de nacionalidade portuguesa e realizado 12 entrevistas tendo em vista conhecer, acima de tudo, o cenário da expatriação em Portugal, o que move os expatriados e os fatores mais importantes associados à sua satisfação.

No capítulo dedicado a Portugal é dado um especial destaque aos casos de dois ex-alunos da Católica Porto com experiências internacionais díspares, um deles relatando a sua experiência de vida e trabalho na Dinamarca e outra nos EUA.

Drogas e Propinas: avaliações do impacto legislativo

“Droga & Propinas: avaliações de impacto legislativo” é o novo estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos, coordenado por Ricardo Gonçalves, com lançamento marcado para dia 4 de Dezembro, às 18 horas, no Auditório Carvalho Guerra da Católica Porto.

O objetivo deste estudo é o de identificar e quantificar os custos e benefícios observados após a introdução da Lei do financiamento do ensino superior e a da estratégia nacional de luta contra a droga, comparando-os com um cenário alternativo de não implementação das respetivas leis.

A Fundação espera com este trabalho contribuir para uma maior disseminação e compreensão desta importante ferramenta, que permite aos policy makers avaliar os custos e benefícios esperados de um determinado ato legislativo, tornam o processo de decisão mais informado e garantem que o respetivo resultado é o mais eficiente. A finalidade, em última instância, é uma maior qualidade legislativa e normativa

Confirme presença p.f até ao dia 3 de dezembro para ccabral@ffms.pt

Os desafios da economia e da gestão: área comercial

A Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto e o PIC – Portfolio Individual de Competências – dinamizam um ciclo de conferências intitulado “Os desafios da Economia e Gestão” destinado aos alunos de licenciatura e de mestrado da faculdade. Neste ciclo, os estudantes têm a oportunidade de conhecer diferentes áreas de integração profissional para diplomados em Economia e Gestão, através do testemunho de profissionais experientes.

A primeira conferência do ciclo promove o debate em torno da área comercial e ocorre no próximo dia 5 de Dezembro, das 14h00 às 16h00, no Auditório 5.

A área comercial é vital, não só para o desempenho das empresas, como também para uma carreira de sucesso. Ser comercial não é só ser vendedor. É ser gerador de riqueza, é convencer e vencer num mercado repleto de produtos e de serviços, onde a concorrência não descansa e onde é necessário saber fazer-se ouvir.

Com esta conferência, pretende-se desmistificar a palavra comercial e dar a conhecer o que as empresas procuram. Nesta ação vai ser possível contar na primeira pessoa o que é um comercial de alto desempenho e conhecer as opiniões e dúvidas que se colocam a quem vai ingressar no mercado de trabalho.

Contamos com a sua presença!
A inscrição é gratuita e pode ser feita até ao dia 3 de dezembro para o endereço pic.feg@gmail.com

Ricardo Morais convidado para coordenar o seminário "How to design and defend your PhD" em Bruxelas

O Instituto Europeu de Estudos Avançados em Gestão (EIASM) convidou Ricardo Morais, docente da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto para coordenar e lecionar o seminário "How to design and defend your PhD" em Bruxelas, entre os dias 7 e 11 de outubro de 2013:

Saiba mais em: http://www.eiasm.org/frontoffice/eden_announcement.asp?event_id=956

Equipa da EDP/ Católica Porto vence final nacional do Global Managent Challenge

A equipa EDP/Católica Porto, constituída pelos alunos do Mestrado em Gestão, João Pedro Bizarro dos Santos, João Miguel da Costa Gonçalves e Ana Rita Guerreiro Sobral e pelo representante da EDP Vasco António Oliveira Rodrigues venceu a final nacional do Global Management Challenge 2012 e representará Portugal na final internacional em Bucareste (Roménia) em abril de 2013.

O Global Management Challenge é a maior competição de estratégia e gestão do mundo. É o maior evento internacional com base em simulações de negócios, em que participam mais de 480 000 estudantes universitários e representantes de empresas.

Atualmente mais de 40 países participam do concurso que consiste numa simulação de gestão em que cada equipa deve gerir uma empresa com o objetivo de obter a mais alta cotação das suas ações na Bolsa de Valores.

Esta competição permite que os participantes tenham a oportunidade de gerir uma empresa, sem correr os riscos do mundo real, e tomar decisões de gestão de topo. Têm ainda a possibilidade de analisar indicadores económicos e financeiros, ampliar e contactar com diferentes pontos de vista da estratégia corporativa, interagir com as diferentes áreas funcionais de uma empresa, compreender as condicionantes do mercado em que competem e a satisfação do cliente. O Global Management Challenge permite assim que os participantes se tornem conscientes do impacto das suas decisões na organização que estão a gerir, dentro de um ambiente projetado para estimular e desenvolver trabalho em equipa.

Parabéns a toda a equipa pela excelência, rigor, inovação, iniciativa e liderança, valores pelos quais se pauta toda a atividade da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto.

Veja aqui as fotografias da final nacional

Saiba mais sobre o Global Management Challenge aqui.

Um Dia no Exército...

Fotografia dos alunos na atividade realizada no passdo dia 17 de novembro

No passado dia 17 de novembro, a Faculdade de Economia e Gestão (FEG) da Católica Porto associou-se ao Regimento de Cavalaria nº 6 do Exército para reforçar as competências de trabalho em equipa dos estudantes de licenciatura e mestrado da Escola.

Ao longo do dia, os alunos foram convidados a participar num conjunto de atividades em equipa, onde colocaram à prova a sua capacidade de resolução de problemas, negociação e tomada de decisão. Transportados para um cenário militar, tiveram a oportunidade de construir e testar estratégias, colocá-las em prática e receber feedback por parte dos militares sobre o seu desempenho individual e em grupo.

Resgatar prisioneiros, superar os obstáculos de um percurso, percorrer um perímetro “eletrificado”, apresentar soluções para problemas, andar a cavalo e viajar numa viatura blindada foram alguns dos desafios colocados aos estudantes da FEG.

As equipas envolveram-se de forma entusiasta na resolução dos desafios, obtendo bons desempenhos. O feedback final permitiu ainda aos alunos refletirem com os militares sobre dimensões tão importantes no contexto académico e profissional como a definição prévia de objetivos, a elaboração de um planeamento adequado, a importância de testar previamente estratégias, a necessidade de adequar instruções a cada elemento da equipa e o cumprimento rigoroso do tempo estabelecido.

Para além de fortalecer as relações interpessoais e promover um contacto próximo com o contexto militar, esta ação permitiu reforçar as competências transversais dos estudantes, valorizadas tanto pela Faculdade como pelo mercado de trabalho.

Veja aqui a galeria de fotografias do evento!

Projeto Católica-Move

Na próxima quinta feira, dia 25 de outubro, das 13h00 às 14h00 irá decorrer uma apresentação do Católica-MOVE na sala EC112 (antiga sala 32). Gostaríamos de contar com a sua presença.

O Católica-MOVE é um projeto de voluntariado na área do Microcrédito, actualmente presente em Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor. É uma ONGD sem fins lucrativos, criada por estudantes da Católica-Lisbon SBE em 2009. Existe para promover o crescimento das populações, auxilinado pessoas através de formação e de acesso a microcrédito.

“Promovemos o desenvolvimento económico e trabalhamos para criar oportunidades de crescimento nas populações: as nossas atividades no terreno passam por formação de empreendedores, desenvolvimento de negócios já existentes ou criação de novos, treinando competências de gestão, planeamento estratégico, e garantindo o financiamento e acompanhamento dos empreendedores.”

Alunos da Católica Porto selecionados para o innovation in Retirement Award’11

Dois grupos de alunos do Mestrado em Marketing da Católica Porto foram selecionados para a apresentação pública dos trabalhos do Innovation in Retirement Award’11. O trabalho realizado no âmbito da disciplina de Análise de Mercados será apresentado no dia 14 de Novembro às 10h, no auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa.

A Faculdade de Economia e Gestão acolhe os seus novos estudantes 2012/2013

A Faculdade de Economia e Gestão acolheu os estudantes que acabam de ingressar nas licenciaturas, preparando um programa aliciante, que visou essencialmente, facilitar a sua inserção nesta nova etapa das suas vidas, privilegiando um ambiente descontraído de convívio, camaradagem e boa disposição.

O Presidente da Católica Porto, Prof. Doutor Joaquim Azevedo e o Diretor da Faculdade, Prof. Doutor Álvaro Nascimento, em nome desta Instituição, deram as boas vindas a todos os estudantes, pais e encarregados de educação , que confiaram à Faculdade de Economia e Gestão a nobre missão de complementar a educação dos seus filhos, nesta nova etapa da sua formação.

Foi organizado um evento que envolveu atividades de Team building em contexto de outdoor o que permitiu aos estudantes um primeiro contacto com capacidades de gestão e decisões estratégicas, entre outras competências, nomeadamente, as soft skills, fundamentais ao sucesso no mundo empresarial e institucional.

Por fim, o churrasco da Comunidade da Faculdade de Economia e Gestão, constitui já uma tradição e contou com todos os estudantes de 1º e 2º ciclos, docentes e colaboradores.

Aos seus novos alunos, nesta nova etapa do seu percurso académico, a Faculdade de Economia e Gestão deseja muitas felicidades e êxitos, tanto académicos como pessoais.

A Faculdade empenhar-se-á, como durante os seus 25 anos de História, com dedicação e rigor, para que as perspetivas, ansiedades e ambições que trazem, se tornem realidades.


Bom trabalho.

Vídeo: Católica Porto Business School - Modelo Pioneiro na Formação de Gestores

Católica Porto - Excelência na Economia e Gestão

Em início de novo ano letivo, a Direção da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto congratula-se com os resultados obtidos nas candidaturas às licenciaturas no ano letivo 2012/13:

  • Acréscimo na procura de 16%;
  • Dois candidatos por vaga na licenciatura;
  • Elevada qualidade dos novos estudantes, verificando-se um aumento de 0.7 valores na média de acesso;
  • 30 bolseiros de mérito, um acréscimo de 10 quando comparado com o ano letivo anterior;
  • Classificação do primeiro estudante colocado: 195,0.

Estes números ganham particular relevo dado o atual contexto socioeconómico e a diminuição generalizada das médias de acesso na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao Ensino Superior Público.

É notório que teremos melhores estudantes e resultados ainda mais positivos.

O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na nossa Faculdade continua a dar os seus frutos.

É irreversível a consolidação da Católica Porto no ensino da Gestão e Economia como escola de referência, baseada no rigor e qualidade do modelo de ensino inovador que oferece, com forte ligação ao mundo empresarial.

É uma Escola que se orgulha do seu passado e que abre a porta certa do futuro dos seus estudantes.

Aos nossos novos estudantes, a Direção da Faculdade dá as boas-vindas.

Aos nossos recém-licenciados, muitos parabéns pelas notícias que nos vão chegando relativamente ao sucesso na colocação no mercado de trabalho.

A todos desejamos as maiores felicidades.

Vídeo: Verão na Católica 2012

Link para o vídeo no vimeo

Seminário "Tendências Regulatórias no Setor Bancário e Segurador"

A Católica Porto tem o prazer de o convidar para o seminário subordinado ao tema “Tendências Regulatórias no Setor Bancário e Segurador” que terá lugar no dia 4 de julho, às 18h15 horas, no Edifício Américo Amorim da Católica Porto.

O seminário realiza-se no âmbito do novo Mestrado em Banca e Seguros da Faculdade de Economia e Gestão e contará com a presença de Pedro Duarte Neves, Vice-Governador do Banco de Portugal e de Fernando Dias Nogueira, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto de Seguros de Portugal, duas entidades que apoiam o mestrado.

Faça a sua inscrição através do email dirfeg@porto.ucp.pt.

Verão na Católica Porto – Economia e Gestão em Ação

De 2 a 6 de Julho terá lugar a iniciativa Verão na Católica Porto – Economia e Gestão em Ação. Esta semana é dedicada a estudantes de ensino secundário que gostam de assumir desafios, de competir, de aproveitar oportunidades, de lutar pelas suas ideias, de tomar decisões… é uma iniciativa dedicada a quem gostar de ser empresário no futuro e tem curiosidade em conhecer o funcionamento de uma empresa. A Católica Porto dá a conhecer o fantástico mundo dos negócios!

Na iniciativa Verão na Católica Porto - Economia e Gestão em Ação os participantes terão a oportunidade de aprender como se cria uma empresa de uma forma bastante divertida! Ao longo de uma semana recheada de atividades desafiantes, vão conhecer como funciona o mundo da Economia e da Gestão, através de um contacto próximo com empresas e profissionais do mercado de trabalho.

Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto premiada na Europa

O PIC - Portfólio Individual de Competências, gabinete da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto, recebeu na passada semana o prémio de projecto mais activo, atribuído pela organização da conferência europeia Skills For The Future.

De 9 a 11 de maio realizou-se em Copenhaga a conferência Skills For The Future, que contou com cerca de 170 participantes de vários países da União Europeia. Estiveram presentes representantes europeus dos ministérios da educação e do trabalho, representantes da Comissão Europeia, representantes de instituições de ensino e organizações e representantes de agências nacionais que gerem o Lifelong Learning Programme. A Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto esteve representada através do gabinete PIC – Portfólio Individual de Competências no contexto do projecto Employability and Entrepreneurship: Tuning Universities and Enterprises, já reconhecido pela OCDE em 2010 enquanto modelo de ensino inovador para promoção do desenvolvimento de competências transversais.

A conferência Skills For The Future decorreu no âmbito do projecto europeu New Skills Network, coordenado pela Agência Nacional da Islândia e constituído por 14 países parceiros. Este projecto, que tem por objetivo discutir formas de desenvolver competências para um mercado de trabalho em permanente evolução, destacou 12 projetos enquanto best practices, de uma seleção de 300 projetos do Lifelong Learning Programme. Ao longo da conferência, que visava a partilha de experiências e resultados de mais de dois anos de trabalho, 8 dos projectos destacados - entre os quais o do PIC – Portfólio Individual de Competências - tiveram oportunidade de se apresentar e discutir estratégias.

No final da conferência, a proposta da Faculdade de Economia e Gestão dinamizada pelo PIC – Portfólio Individual de Competências foi premiada pela organização enquanto projeto mais ativo, angariando o reconhecimento europeu e reforçando o valor das suas práticas pedagógicas inovadoras na promoção do desenvolvimento e empregabilidade dos seus estudantes.

Para mais informações, consultar http://pic.feg.porto.ucp.pt ou contactar Rita Silva/Andreia Couto em pic@porto.ucp.pt ou 226196200 (ext. 103/178)