Sofia Salgado Pinto - Diretora da Católica Porto Business School Sofia Salgado Pinto - Diretora da Católica Porto Business School
Sofia Salgado Pinto Sofia Salgado Pinto Diretora da Católica Porto Business School ssalgado@porto.ucp.pt
A Escola

Apresentação da Escola

A Católica Porto Business School é uma escola da Universidade Católica Portuguesa, reconhecida nacional e internacionalmente pelo desenvolvimento completo de profissionais nas áreas da Economia e da Gestão, focados na sustentabilidade e no respeito pelo indivíduo. Ao longo de mais de 25 anos a Escola tem preparado profissionais para os negócios globais, que seguem carreiras em Portugal ou no estrangeiro. A manutenção de uma estreita ligação empresarial permite à Escola uma continuada adaptação da oferta formativa às necessidades das organizações e dos negócios, da qual resulta uma constante inovação de programas e de metodologias de ensino e de desenvolvimento profissional. A experiência formativa na Escola integra uma componente internacional, através da realização de disciplinas fora do país, de missões internacionais, de trabalhos com alunos provenientes de outras geografias ou ainda de disciplinas lecionadas em inglês por professores da nossa rede de parceiros internacionais.

Nas licenciaturas, a par da aprendizagem técnica, desenvolvemos todas as competências transversais necessárias para um primeiro contacto com o mercado de trabalho ou para que os alunos prossigam os seus estudos nas melhores escolas em qualquer parte do mundo. Nos mestrados, preparamos profissionais mais especializados, por áreas funcionais ou setoriais. A oferta formativa é completada com programas de MBA, cursos executivos de pequena, média ou longa duração e programas especializados sectorialmente, para o desenvolvimento dos profissionais da gestão ao longo da vida. Atualmente, a Católica Porto Business School oferece programas formativos em Portugal, Angola, Brasil e Moçambique, e em expansão para outras geografias.

A Católica Porto Business School tem a sua atividade de investigação estruturada em diferentes Centros e Labs: o CEGE, centro de investigação acreditado pela FCT, onde se realizam os projetos de investigação fundamental; dois laboratórios de investigação mais aplicada - o BeoLab e o SLab – nas áreas da economia comportamental e da gestão de serviços, respetivamente, e o CEGEA – mais voltado para os estudos aplicados e para a prestação de serviços.

ver mais read more fechar close

Missão, Visão, Valores

Missão

Preparar profissionais para os negócios globais com um grande foco no empreendedorismo, na sustentabilidade e no respeito pelas pessoas, antecipando as necessidades futuras das organizações e promovendo o desenvolvimento científico e o conhecimento aplicado.

Visão

Pretendemos ser uma referência nacional e internacional na formação integral de gestores e economistas, através do rigor e da qualidade do ensino, através da forte ligação empresarial e da inovação no desenvolvimento de metodologias. Pretendemos também ser uma referência nacional e internacional em investigação na área da economia e da gestão. Queremos que a Católica Porto Business School seja um local de trabalho apelativo e procurado por académicos e investigadores de topo.

Valores

  • Excelência
  • Sustentabilidade
  • Respeito pelo ser humano

História

1987

Início do ensino de Gestão no Porto, como extensão da Faculdade de Ciências Humanas (FCH) da UCP de Lisboa.

1991

O Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada (CEGEA) inicia a sua atividade de Consultoria e Projetos orientados para a comunidade externa.

1996

Início do ensino de Economia no Porto, como extensão da FCEE da UCP em Lisboa.

2000

São lançados os Mestrados em Finanças, Marketing e Economia.

2001

Surge a Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa, que passa a enquadrar o ensino de Economia e Gestão no Porto.

2002

Nasce a Católica Porto Business School (na altura com a designação de EGE – Atlantic Business School), em parceria com importantes associações de negócios e outras universidades e que passa a englobar toda a atividade de formação de executivos.

2004

O Centro de Estudos em Gestão e Economia (CEGE) inicia a sua atividade de suporte à investigação.

2006

As licenciaturas e os programas de mestrado são reestruturados para refletirem os princípios de Bolonha.

Lançamento do programa PIC para o desenvolvimento de competências comportamentais ao nível das licenciaturas.

2008

Reestruturação da Católica Porto Business School com a Católica Porto a transformar-se no parceiro maioritário.

É lançado o Mestrado em Gestão de Serviços.

2009

São lançados os Mestrados em Gestão e Economia Social.

2010

São lançados os Mestrados em Auditoria e Fiscalidade e Integração Económica Regional e Políticas Comunitárias.

1º Edição do MBA Atlântico.

Início da avaliação das competências transversais à entrada no 2º Ciclo.

2011

Início do programa de Mentoring no 2º ciclo.

2012

É lançado o mestrado em Business Economics, assim como o programa de Double Degree (em parceria com a Lancaster University Management School).

Primeira edição da Teen academy.

Início das atividades de Vela para trabalho de teambuiding e liderança.

2013

Os programas de MBA da Católica Porto Business School são acreditados pela AMBA - Association of MBAs.

2014

Criação do Beo Lab e do Slab.

2015

Lançamento da dupla licenciatura em Direito e Gestão.

A oferta formativa de Economia e Gestão da Católica Porto passa a estar sob a marca Católica Porto Business School.

Modelo de Governação

O modelo de governação da Escola tem como objetivo o desenvolvimento integral de profissionais da gestão e da economia, num contexto de negócios globais, focados na sustentabilidade das organizações, da sociedade e das economias.

Para este propósito, a Escola acrescenta às quatro áreas de atividade, uma por cada nível de ensino e uma abrangendo a investigação, uma área operacional abrangendo a internacionalização e a acreditação, e um departamento de apoio, responsável pela ligação empresarial e acompanhamento dos alunos no desenvolvimento de competências transversais, designado por SLH – Strategic Leadership Hub. As estas estruturas somam-se os habituais órgãos de consulta e/ou deliberação universitária, os Conselhos Consultivo, Pedagógico e Científico.

Clique aqui para ver o nosso Organigrama.

Direção

A Direção da Católica Porto Business School é constituída por uma diretora, Sofia Salgado Pinto, e por 5 diretores adjuntos: Raquel Campos Franco para as Licenciaturas; Francisca Guedes de Oliveira para os Mestrados; Ana Côrte-Real para a formação de executivos; Ricardo Gonçalves, para a Investigação e Rita Ribeiro, para a Qualidade, Acreditação e Internacionalização.

A Direção tem funções deliberativas e executivas, sendo responsável pela estratégia, bom funcionamento e orçamento da faculdade.

Investigação

Na investigação, inclui-se o CEGE – Centro de Investigação acreditado pela FCT e dois Labs, o BeoLab e o SLab, que desenvolvem projetos de investigação aplicada em parcerias com empresas, nas áreas da Economia Comportamental e da Gestão de Serviços, respetivamente.

CEGEA

O Centro de Estudos de Gestão e Economia Aplicada (CEGEA) engloba prestação de serviços de consultoria e projetos orientados para a comunidade externa.

Conselho Científico

O Conselho Científico presidido por Rui Sousa é o órgão onde estão representados todos os doutorados de carreira e que tem funções consultivas e deliberativas, estas últimas em assuntos de caráter científico.

Conselho Pedagógico

O Conselho Pedagógico, presidido por Raquel Campos Franco, conta com representantes dos estudantes do 1º e do 2º ciclo e tem funções consultivas da Direção.

Departamentos

A Escola está organizada em 3 departamentos: Economia, Gestão e Apoio às Áreas de Economia e Gestão. A direção descentraliza nos departamentos algumas das suas competências e, para efeitos de coordenação e consulta, reúne regularmente com os respetivos diretores.

Direções de Programas

A faculdade tem ainda diretores de programas de mestrados, corresponsáveis pela afirmação e bom funcionamento dos respetivos programas. Para aceder aos nossos programas clique aqui.

Conselho Consultivo

O modelo de governação é completado com um Conselho Consultivo, constituído por um grupo de líderes empresariais portugueses e internacionais. Este Conselho informa e aconselha a direção da faculdade nas suas decisões estratégicas, contribuindo para fortalecer os laços de cooperação entre a faculdade e a comunidade externa. Este Conselho reúne plurianualmente.

Composição do Conselho Consultivo
  • Carlos Costa (Presidente) – Governador do Banco de Portugal
  • Alberto Castro - Chairman da Instituição Financeira de Desenvolvimento, antigo diretor da Católica Porto Business School
  • Álvaro Nascimento - Chairman da Caixa Geral de Depósitos, antigo diretor da Católica Porto Business School
  • António Rios Amorim – Presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim
  • Ernesto Gove - Governador do Banco de Moçambique
  • Francisco Maria Balsemão – Vice-Presidente do Grupo Impresa, Presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude
  • João Costa Pinto – Presidente do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal
  • Jorge Martins - Cônsul de Marrocos no Porto
  • José de Lima Massano – Antigo Governador do Banco Nacional de Angola
  • José Fernando Pinto dos Santos - Professor no Insead (França) e Cambridge Judge Business School, Reino Unido
  • Manuel Alves Monteiro - Administrador das sociedades CIN; SDC Investimentos; Mystic Invest.
  • Ricardo Reis – Professor na Columbia University (Nova Iorque)
  • Rui Moreira - Presidente da Câmara Municipal do Porto
  • Sérgio Silvestre - Presidente da Católica Porto Business Alumni
  • Sofia Salgado - Diretora da Católica Porto Business School 
Strategic Leadership Hub (SLH)

O SLH é um projeto de ensino aprendizagem da Católica Porto Business School para o desenvolvimento de competências transversais, responsável pela área de articulação com o mercado de trabalho e rede de antigos alunos, reconhecido internacionalmente como um projeto inovador.

Contactos Contact information

Valquíria Dias - Coordenação


Mais informações Read more

Corpo Docente

Pesquisar

Filtrar

Pesquisar

Filtrar

Categoria
Departamento
Categoria
Acreditação e Qualidade

EFMD - Logótipo

A acreditação EQUIS, ligada à missão da EFMD, tem como objetivo elevar o padrão de educação em gestão em todo o mundo, destacando as melhores escolas a nível mundial, sendo o mais internacionalmente reconhecido sistema de certificação de escolas de negócio.

A EQUIS avalia as instituições como um todo, não avaliando apenas os programas de graduação, mas todas as atividades e sub-unidades da instituição, incluindo a investigação, unidades de e-learning e a oferta de formação executiva.

A Católica Porto Business School é única escola no norte do país e a terceira a nível nacional com este reconhecimento. Esta certificação tem como objetivo elevar o padrão de educação em gestão em todo o mundo, destacando as melhores escolas a nível mundial. A partir de agora, a Católica Porto Business School junta-se à restrita lista de apenas 163 instituições no mundo que têm esta acreditação, num universo de 14000.

A atribuição da certificação reconhece a qualidade distinta em todos os ciclos de ensino da Católica Porto Business School e significa que a escola cumpre os exigentes critérios de qualidade no que respeita ao ensino, à investigação, à internacionalização e à cooperação com o mundo empresarial.

EFMD - Logótipo

A Católica Porto Business School é membro da EFMD (European Foundation for Management Development), uma das principais redes de Escolas de Gestão do mundo. A EFMD é uma organização global, que inclui mais de 760 membros institucionais e junta mais de 16 mil profissionais da Gestão do meio académico, empresarial, de serviço público e de consultoria em 80 países do mundo. A EFMD desempenha um papel central na criação de uma abordagem internacional para a educação da Gestão e é um fórum único para informação, pesquisa, debate e networking sobre a inovação e melhores práticas nesta área.


AMBA - Logótipo

Os programas de MBA da Católica Porto Business School – Internacional e Atlântico – foram acreditados pela prestigiada Association of MBAs (AMBA).

A AMBA é uma autoridade internacional de acreditação especializada em programas pós-graduados de formação para executivos, nomeadamente MBAs (Master of Business Administration). A Católica Porto Business School garantiu a acreditação AMBA para a sua oferta de MBAs e juntou-se a um grupo restrito de cerca de 200 escolas de negócios em mais de 70 países que têm esta acreditação.

O MBA Atlântico é assim o primeiro programa de MBA a decorrer em Angola, Brasil e Portugal a ser acreditado internacionalmente. Este resultado é o reconhecimento da inovação, pioneirismo, rigor e qualidade das ofertas da escola, sobretudo com referência às oportunidades estratégicas no mundo da língua portuguesa. Somos cada vez mais uma escola focada no negócio internacional em todas as dimensões.

Parcerias

A Católica Porto Business School mantém uma estreita ligação ao mercado através de um conjunto de parcerias institucionais e empresariais. A faculdade tem também um conjunto de escolas internacionais com quem mantém uma estreita relação.