Apresentação

A Católica Porto Business School aposta fortemente na ligação com o tecido empresarial a nível nacional e internacional. Para além de essencial para proporcionar experiências de desenvolvimento por excelência alunos da escola, esta relação constitui uma mais-valia para as empresas que se associam a este projeto.

Inscrições abertas ao longo de todo o ano.

Para mais informações contacte

Valquíria Dias
vdias@porto.ucp.pt
226 196 200 (ext. 223)

Colaborar como júri em disciplinas de projeto da escola

As Sessões Públicas de Demonstração de Competências ou de Apresentações Finais nas disciplinas de projeto contam com a participação de um Júri externo que é constituído por elementos do tecido empresarial. Estes representantes de empresas disponibilizam-se para colocar questões aos estudantes sobre o trabalho que apresentaram, bem como, para fornecer um feedback personalizado, apontando de forma construtiva os aspetos a melhorar e reforçando os sucessos e conquistas feitas pelos mesmos.

Os representantes de empresas podem integrar, enquanto jurados, qualquer uma das sessões. Esta colaboração representa uma manhã ou uma tarde. Este momento é uma oportunidade para os estudantes receberem um reconhecimento e validação externa por parte de representantes de renome do tecido empresarial. Para os empregadores este evento pode igualmente constituir uma ocasião de recrutamento, que se pretende de excelência, bem como uma visível e recompensadora aproximação à Universidade.

Integração do Programa de Mentoring da escola destinado a alunos do 2º ciclo

O Programa de Mentoring da escola, que conta com o apoio oficial da Google, tem como principal objetivo preparar os atuais estudantes para os desafios que poderão encontrar no mercado de trabalho através da aproximação a profissionais de reconhecido mérito.

Os mentees são estudantes do 2º ciclo da Católica Porto Business School e os mentores são um conjunto de profissionais, maioritariamente nas áreas da economia e gestão, que estabelecem uma relação de proximidade com a escola enquanto alumni ou parceiros estratégicos. Os mentors podem ser convidados ou inscreverem-se por iniciativa própria.

O papel do mentor é:

  • Partilhar o seu percurso, as suas experiências e as opções que marcaram a sua carreira, criando uma relação de proximidade com o mentee;
  • Contribuir para um maior conhecimento do mentee ao nível de funções, formações, setores de atividade, desafios futuros, entre outros;
  • Facilitar o networking com profissionais da área e sinalizar oportunidades a explorar pelo mentee.

Todos os mentors e mentees podem integrar a comunidade Programa de Mentoring no Google +, um grupo exclusivo que permite o contacto entre todos os participantes envolvidos no Programa de Mentoring.

Aos mentores solicita-se o mínimo de 6 momentos de contacto - encontro presencial ou virtual, resposta a e-mails, visita à empresa onde o mentor trabalha, entre outros - num máximo de 6 horas anuais.

Participação, enquanto orador, no Católica Porto Business School Convida Empresas

O Católica Porto Business School Convida Empresas é mais uma prática de cooperação Universidade-Empresa, em que são convidados oradores externos (representantes de empresas) para apresentar uma experiência ou explorar um determinado tema relacionado com uma disciplina em concreto. Esta iniciativa permite reforçar as pontes entre teoria e prática, mostrando aplicabilidade e pertinência dos conteúdos lecionados.

Os oradores podem propor temas a apresentar no âmbito das disciplinas previstas no plano curricular.

Apoio na realização de visitas a empresas

O objetivo destas visitas é proporcionar aos estudantes oportunidades de exploração vocacional em contexto empresarial. Deste modo, procura-se que os estudantes conheçam diferentes realidades inerentes aos mais diversos setores de atividade. Nestas visitas, as empresas dão a conhecer as suas áreas de atuação e os estudantes podem colocar questões e ver todas as suas dúvidas esclarecidas.

Integração da bolsa de profissionais disponíveis para entrevistas de exploração vocacional

O contacto direto com profissionais já integrados no mercado de trabalho permite aos estudantes conhecer melhor as possíveis áreas de integração profissional que têm à sua disposição no âmbito da Economia e da Gestão, numa lógica de exploração vocacional e de carreira.

A possibilidade de um estudante entrevistar um profissional e recolher o seu testemunho permite a desconstrução de visões estereotipadas e irrealistas do mercado de trabalho, a realização de escolhas académicas e profissionais mais conscientes e a elaboração de discursos de aproximação diplomado-empresa mais eficazes.

Os representantes de empresas podem disponibilizar-se para integrar a bolsa de profissionais a entrevistar. O contacto com os estudantes é mediado pelo Strategic Leadership Hub da Faculdade e ocorre mediante a disponibilidade de agenda do profissional.

O Strategic Leadership Hub (SLH) é uma aposta inovadora da Católica Porto Business School na área de desenvolvimento de soft skills e na ligação ao tecido empresarial e a toda a rede business alumni. Intervém transversalmente nos vários ciclos de ensino (Licenciaturas e Mestrados) e na formação de executivos. Saiba mais aqui sobre o SLH.