Mensagem da Diretora

Num grande número de organizações as decisões são tomadas sob pressão, sem rigor analítico e baseadas na intuição/sensibilidade do decisor.

Em muitos casos é possível basear as decisões na análise de dados, ao que se chama fact-based decision making, ou decisão baseada em factos e evidência. Este curso executivo parte do paradigma de que as empresas podem competir com base nas suas capacidades analíticas, tal como o sugerem muitos casos de sucesso nacionais e internacionais. O objetivo deste curso é revelar este novo paradigma, através da leccionação de ferramentas de análise e visualização de dados.

Ferramentas relacionadas com descriptive analytics, predictive analytics e prescriptive analytics serão objeto de análise. As aulas são eminentemente aplicadas, sendo os casos práticos a principal ferramenta de aprendizagem.

No final da unidade curricular os alunos estarão aptos a compreender a vantagem da tomada de decisão com base em dados e terão melhorado a sua proficiência na utilização do Excel, RapidMiner e PowerBI.

Objetivos

Relevar e compreender a vantagem da tomada de decisão com base em ciência de dados, melhorar a capacidade analítica dos alunos num conjunto de metodologias de Análise Descritiva, Preditiva e Prescritiva, com a utilização de  ferramentas-chave (como o Excel, o RapidMiner e o MS PowerBI), e aumentar a capacidade dos alunos na interpretação e utilização dos resultados obtidos para o processo de tomada de decisão estratégica.

Destinatários

Gestores intermédios e superiores com responsabilidades por análise de decisões estratégicas em contextos de negócio altamente competitivos. Curso com forte componente analítica e prática, pelo que é importante uma formação de base sólida em métodos quantitativos e no uso de software em particular do Excel.

Para os destinatários com baixa proficiência em Excel podem optar pela frequência de um curso prévio introdutório a esta ferramenta.

Perfil dos Candidatos

Os candidatos devem ser detentores de uma graduação de nível superior. Poderão ser admitidos candidatos que não possuam este requisito desde que o seu percurso e conhecimentos adquiridos por via profissional justifiquem essa admissão. O processo de seleção e seriação dos candidatos será feito de acordo com os requisitos definidos no regulamento que rege essa formação e sempre baseado na apreciação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de entrada das respetivas candidaturas.

Disciplinas

Sessão final – apresentação de trabalhos

A avaliação da do curso implica a realização de um trabalho de grupo (3 elementos no máximo) com aplicação dos conceitos apreendidos (e enfoque naqueles que se revelaram mais uteis na atividade profissional do participante). Este trabalho pode incidir sobre dados reais do próprio aluno, ou dados reais disponíveis online ou das empresas parceiras. Um pequeno relatório com o trabalho efetuado deverá ser entregue aos docentes no dia anterior à sessão de apresentação. A sessão de apresentação de trabalhos contará com a presença de alguns parceiros que avaliarão o trabalho em conjunto com a equipa docente.

Estrutura

Duração

32 horas lecionadas em 1 mês + sessão de apresentação de trabalhos.

Datas de realização

Sextas e sábados do mês de novembro de 2017

Direção do Programa

Conceição Andrade e Silva

Local

Católica Porto Business School

Homogeneização Prévia

A Católica Porto Business School oferece um curso introdutório de Excel prévio à formação em BA para os destinatários que utilizem pouco esta ferramenta no seu dia a dia.

Duração: 7 horas.
Investimento: 250 Euros.
Docente: Vera Migueis

Candidaturas

Poderá efetuar a sua candidatura online aqui.

Poderá também entregar a sua candidatura pessoalmente nos serviços administrativos da Escola ou enviar por correio para:

Católica Porto Business School
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Elementos da Candidatura

  • Boletim de candidatura devidamente preenchido;
  • Curriculum vitae detalhado;
  • Uma fotografia atual;
  • Cópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade/Cartão de Contribuinte;
Investimento

Investimento

1 160 € + IVA

Política de Pagamento

No ato de inscrição deverá efetuar o pagamento de 10% do valor do programa. O restante valor deverá ser liquidado de acordo com o plano de pagamentos definido que lhe será disponibilizado.

A todos os preços, acresce IVA à taxa legal em vigor.

Política de Cancelamento

O cancelamento de uma inscrição em período inferior a 15 dias de antecedência em relação ao início do programa não dará lugar a reembolso da taxa de inscrição. A não comparência ou o cancelamento de uma inscrição após o início do programa implica o pagamento integral da propina de frequência do programa. Em determinadas circunstâncias, a Católica Porto Business School poderá adiar ou cancelar a realização de um programa e nesse caso procederá à devolução na íntegra das verbas entretanto recebidas a título de inscrição.

Condições Especiais

A propina de frequência terá um desconto de 10% no caso de haver duas inscrições da mesma instituição ou de 15% para três ou mais inscrições. Os antigos alunos da Universidade Católica Portuguesa e da EGE - Escola de Gestão Empresarial beneficiarão de um desconto de 10%. Os associados AEP terão um desconto de 10% e os associados AEP Plus beneficiarão de uma dedução de 13%. Os descontos não são acumuláveis.

Em situações de pronto pagamento efetua-se um desconto adicional de 5%.

Contactos

Coordenação Executiva

Margarida Mota

Email: mmota@porto.ucp.pt

Tel: 226196260

Contacte-nos