Mensagem do Diretor

Aprenda a construir uma visão financeira integrada da empresa, que articula a estratégia com a criação de valor para os investidores. Com o curso de gestão financeira vai poder adquirir técnicas indispensáveis para avaliar e decidir sobre opções estratégicas e de gestão corrente, explorando tópicos como a análise de projectos de investimento, a gestão de riscos, ou a escolha da melhor estrutura de financiamento.

Objetivos

A gestão financeira congrega uma visão integrada da empresa e, por essa razão, é considerada a função por excelência no seio da organização. O responsável pela área financeira (diretor financeiro ou CFO, na terminologia anglo-saxónica) é frequentemente apresentado como um dos colaboradores mais importantes dentro da organização, juntamente com o diretor geral (em alguns casos referidos como o administrador, ou o CEO, na terminologia anglo-saxónica). A ele compete a ligação entre a estratégia empresarial e os mercados financeiros, tendo em vista a criação de valor para o accionista, num quadro de sustentabilidade de longo prazo.

Por norma, nas PME o diretor geral da empresa, ou o seu administrador, acumulam a função financeira com as decisões de gestão corrente e estratégica. Para eles, o curso de gestão financeira aporta um conjunto de ferramentas de gestão de enorme importância, sobretudo tendo em vista o relacionamento com credores, clientes, fornecedores e, mesmo, consultores externos e especialistas financeiros, que os assessoram na análise da viabilidade da estratégia e avaliação de opções de investimento. Também para estes, o curso de gestão financeira constitui uma forma de enriquecimento de competências, capacitando-os para oferecer um serviço de alto valor acrescentado.

Numa empresa, o responsável pela área financeira tem de ser portador de um conhecimento técnico e quantitativo que lhe permita avaliar o impacte das várias opções estratégicas e, com base numa análise custo-benefício rigorosa, suportar o processo de tomada de decisão, orientando as escolhas para a performance empresarial e para a criação de valor. A ele se deve a análise e gestão de riscos, a avaliação de projectos, a relação com credores e accionistas, e a escolha e negociação das operações de financiamento que mais valor acrescentam à empresa.

Destinatários

O curso de gestão financeira é adequado para aqueles que desempenham, ou queiram vir a desempenhar, a função de gestão financeira, ou necessitem desse conhecimento para complementar as suas funções de administrador geral da empresa, tendo a consciência de que a componente financeira é das mais importantes na empresa, porque dela depende uma boa gestão do custo do financiamento, ou do dinheiro e a capacidade de articular a estratégia com a criação de valor.

Perfil dos Candidatos

Os candidatos devem ser detentores de uma graduação de nível superior. Poderão ser admitidos candidatos que não possuam este requisito desde que o seu percurso e conhecimentos adquiridos por via profissional justifiquem essa admissão. O processo de seleção e seriação dos candidatos será feito de acordo com os requisitos definidos no regulamento que rege essa formação e sempre baseado na apreciação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de entrada das respetivas candidaturas.

Estrutura

Duração

100 h

Datas de realização

Maio de 2017

Horário

Segundas e terças das 18h30 às 21h30

Direção do Programa

Álvaro Nascimento

Local

Católica Porto Business School

Atividades

Sailing Teambuilding;

Almoço de encerramento;

Dinâmica de acolhimento SLH;

Candidaturas

Poderá efetuar a sua candidatura online aqui.

Poderá também entregar a sua candidatura pessoalmente nos serviços administrativos da Escola ou enviar por correio para:

Católica Porto Business School
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Elementos da Candidatura

  • Boletim de candidatura devidamente preenchido;
  • Curriculum vitae detalhado;
  • Uma fotografia atual;
  • Cópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade/Cartão de Contribuinte;
Investimento

Investimento

2 950€ + IVA

Política de Pagamento

No ato de candidatura deverá efetuar o pagamento de 10% do valor do programa. O restante valor deverá ser liquidado de acordo com o plano de pagamentos definido que lhe será disponibilizado.

A todos os preços, acresce IVA à taxa legal em vigor.

Política de Cancelamento

O cancelamento de uma inscrição em período inferior a 15 dias de antecedência em relação ao início do programa não dará lugar a reembolso da taxa de inscrição. A não comparência ou o cancelamento de uma inscrição após o início do programa implica o pagamento integral da propina de frequência do programa. Em determinadas circunstâncias, a Católica Porto Business School poderá adiar ou cancelar a realização de um programa e nesse caso procederá à devolução na íntegra das verbas entretanto recebidas a título de inscrição.

Condições Especiais

A propina de frequência terá um desconto de 10% no caso de haver duas inscrições da mesma instituição ou de 15% para três ou mais inscrições. Os antigos alunos da Universidade Católica Portuguesa e da EGE - Escola de Gestão Empresarial beneficiarão de um desconto de 10%. Os associados AEP terão um desconto de 10% e os associados AEP Plus beneficiarão de uma dedução de 13%. Os descontos não são acumuláveis.

Contactos

Coordenação Executiva

Margarida Mota

Email: mmota@porto.ucp.pt

Tel: 226196260

Contacte-nos