Curso em Detalhe | Católica Porto Business School

Mensagem do Diretor

No momento crucial em que se discute a diversificação da economia, a Católica Porto Business School toma a iniciativa de reestruturar o Programa Intensivo de Gestão de forma a estimular o desenvolvimento empresarial, capacitando os participantes com competências de gestão, para navegar com sucesso no mundo dos negócios e, podendo concretizar a sua vontade de inovar, contribuam para a criação de emprego e melhorem a atratividade e a competitividade de Portugal.

O conteúdo curricular cobre uma vasto leque de matérias ligadas à gestão de empresas, como os processos de inovação – desde a geração de ideias até à produção, passando pela prototipagem, os testes de mercado, o desenvolvimento e a preparação do modelo de negocio (em função das constituintes a que se destina) – e os vetores de decisão nas vertentes estratégica, financeira e operacional.

O curso pretende causar impacto nas pessoas e nas organizações num curto espaço de tempo. Com uma metodologia de ensino virada para a ação, os vários módulos incorporam um follow-up de forma a que os participantes vão definindo o seu modelo de negócio, realizados em torno de uma linha de ação designada por “conceção de um modelo de negócio” e culminando num documento de avaliação dos fatores críticos de sucesso e da viabilidade de um projeto concreto, escolhido de entre as propostas apresentadas pelos participantes.

Destinatários

Este curso tem como destinatários todos aqueles que pretendem criar empresas, mas não só. Está, também, concebido para responder a pequenos empresários que necessitam de repensar os seus modelos de negócio, do ponto de vista da eficiência e da competitividade e, mesmo, para organizações que pretendem estimular núcleos de inovação e empreendedorismo dentro das estruturas existentes.

Perfil dos Candidatos

Os candidatos devem ser detentores de uma graduação de nível superior. Poderão ser admitidos candidatos que não possuam este requisito desde que o seu percurso e conhecimentos adquiridos por via profissional justifiquem essa admissão. O processo de seleção e seriação dos candidatos será feito de acordo com os requisitos definidos no regulamento que rege essa formação e sempre baseado na apreciação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de entrada das respetivas candidaturas.

Plano de Estudos

Metodologia

Cada um dos 7 vectores que estruturam o programa debruça-se sobre um conjunto de tópicos, ou problemas, de gestão, em que os temas da inovação e da mudança ocupam o lugar central. A ideia é que, sendo a empresa uma organização social, cujas fronteiras são determinadas pelos constrangimentos – ou ecossistema – em que opera, a sustentabilidade depende crucialmente da sua capacidade de adaptação. Neste contexto, é função da gestão assegurar a escolha da estrutura e da organização internas que mais asseguram a continuidade da empresa. É assim na escolha da estratégia, nos processos de produção e de logística, nas opções de financiamento, e em todas as restantes dimensões.

Em cada um dos sete vectores é necessário oferecer aos participantes ferramentas de avaliação do contexto para a tomada de decisão. Em certo sentido, é a defesa de uma abordagem funcional. Concretizando, no caso das finanças, o enfoque deve ser não a dimensão institucional – e.g., apresentação de produtos e instituições – mas antes o como se discutem as decisões de investimento e de “pricing” dos produtos, nas dimensões de risco, retorno, assimetria de informação e o moral hazard. Isto, obviamente, sem deixar de passar ferramentas de análise financeira e suporte – sobretudo, se bem estabilizadas – à gestão.

Não se procura uma abordagem conceptual tradicional, nem sequer é fundamental que as sessões tenham um fio condutor a liga-las – que não seja o de convergirem para o problema da empresa que, perante um contexto em mudança, tem de encontrar respostas adequadas. Tal significa que os conteúdos podem variar no tempo e no espaço – e.g., dependendo da diversidade e níveis de conhecimento dos destinatários.

Estrutura

Duração

108 horas

Datas de realização

12 de março de 2020

Horário

De 15 em 15 dias:

Quintas das 18h30 às 21h30
Sextas das 08h30 às 18h00
Sábados das 08h30 às 12h30

Direção do Programa

Álvaro Nascimento

Local

Católica Porto Business School

TestemunhosTestimonials
Paula Sousa

Paula Sousa

Direção de Marketing e Comunicação

Quinta Nova N. S. Carmo (Grupo Amorim)

A minha experiência com o Programa Intensivo de Gestão foi muito frutífera e é notório o ganho em conhecimento que me permite, diariamente, analisar os assuntos profissionais sob novas perspetivas e com uma visão mais alargada e integradora. Este aspeto da interdisciplinaridade é aquele que mais poderei destacar deste curso que, após alguns anos de trabalho, se torna num bom consolidador de know-how e uma fonte de motivação para uma renovação pessoal.

ver mais read more fechar close
Gonçalo Morais da Fonte

Gonçalo Morais da Fonte

Advogado

Morais da Fonte & Associados - Sociedade de Advogados, SP, RL

Investir na formação académica e querer que as nossas competências técnicas evoluam deve ser o desejo e objectivo constante de qualquer profissional ao longo da sua carreira.

Apenas dessa forma é que se está preparado e nos permite ter a capacidade de responder à altura dos desafios que somos confrontados e de satisfazermos aquilo que nos é exigido.

Numa economia global cada vez mais caracterizada pela mudança acelerada e o nível técnico empresarial cada vez mais exigente, impõem-se novas formas de estar e de pensar que nos permitam modernizar a nossa organização, seguindo de perto as tendências actuais inovadoras, tudo de forma a melhorar a nossa produtividade em todas as suas dimensões.

Tendo um percurso académico e profissional centrado na área do Direito, sendo que era minha vontade desde a conclusão da minha Licenciatura adquirir competências na área de Gestão, senti que tinha chegado o momento certo para investir neste complemento da minha formação, conhecer outras áreas do conhecimento e, principalmente, sair da minha zona de conforto.

O Programa Intensivo de Gestão foi sem dúvida uma excelente opção, tendo superado as expectativas que criei a nível do corpo curricular, dos conteúdos das disciplinas, da qualidade e competência do corpo docente, da aquisição de conhecimentos e da organização da instituição de ensino, tendo-me estimulado e permitido analisar, reflectir, ponderar e questionar constantemente ao longo da formação em outras formas de pensar, soluções, desafios, estratégias e percursos.

De realçar o networking desenvolvido que permite ter o contacto com as mais diversas áreas profissionais, trocar experiências e criar relações que se prolongam no tempo.

Sem dúvida uma experiência académica muito interessante e relevante para o nosso futuro pessoal e profissional.

ver mais read more fechar close
Daniel Granjo

Daniel Granjo

Diretor de Negócio

Grupo Casais

Numa indústria da construção globalizada e cada vez mais exigente caracterizada pela mudança acelerada impõem-se novas formas de pensar e de fazer, foi com este pressuposto que procurei um complemento à minha formação.

Encontrei no Programa Intensivo de Gestão da Católica Porto Business School a oportunidade que pretendia para desenvolver competências a nível de gestão e definição estratégica, mas valorizei sobretudo o networking e a dinâmica interativa que se promoveu com uma enriquecedora troca de experiências e boas práticas facilitadas por um corpo docente experiente altamente qualificado que soube em todos os momentos estimular os alunos.

Este programa revelou-se inequivocamente uma experiência enriquecedora sobretudo ao nível de soft skills aportou-me um inestimável contributo no meu desempenho enquanto líder e gestor.

ver mais read more fechar close
Soraia Santos

Soraia Santos

Marketing & New Business Director

Just Fashion Lda

Face às constantes mudanças do mercado empresarial e no sentido de continuar a enriquecer as minhas competências, decidi que era o momento de voltar a investir num projeto académico que me permitisse obter novas vantagens competitivas.

No Programa Intensivo de Gestão (antigo Mini MBA) encontrei a visão 360º que realmente necessitava para este momento da minha vida profissional. Foi sem dúvida uma experiência que superou as minhas expectativas, não só pelos conteúdos partilhados pelo Corpo Docente (adequada simbiose entre a componente teórica e os exemplos práticos), proporcionando solidez e sustentabilidade ao conhecimento adquirido mas também pelo networking, a troca de experiências entre colegas e a excelente atmosfera criada durante todo o programa.

ver mais read more fechar close
César Martins

César Martins

Médico e Gerente

Hospital Distrital Santarém | Wmed Clínica Médica

Deve haver sempre espaço para desafios na nossa vida pessoal e profissional, e o Programa Intensivo de Gestão da Católica Porto Business School foi, neste contexto, uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Sendo médico há 30 anos, pude aprender temas de interesse tanto académico como prático de uma área bastante diferente da minha em termos de conceitos, mas em vários aspetos relacionada do ponto de vista estrutural: tudo isto num ambiente de excelência pedagógica. Se é verdade que, acabadas as aulas, sinto que há matérias que inevitavelmente esquecerei, acredito que permanecerá a satisfação da aprendizagem e o grupo de amigos que pude criar. Só por isso já valeu a pena!

ver mais read more fechar close
Luís Sena

Luís Sena

Gestor Comercial

Montepio Crédito

O Programa Intensivo de Gestão da Católica Porto Business School é, em particular para quem não tem formação de base em Gestão, um meio de adquirir competências nesta área e, mais, sistematizar e aprofundar os conhecimentos práticos que vamos adquirindo no desenvolvimento das nossas carreiras mas que, muitas vezes, carecem de sustentação académica.

A Católica Porto Business School com a sua vasta experiência em formação executiva, foco no aluno e com horários adequados para quem desenvolve atividades profissionais exigentes, torna esta experiência academicamente e profissionalmente relevantes.

Não posso deixar de referir que o networking gerado pelo contacto com profissionais das mais variadas áreas e backgrounds (Professores e Alunos) cria relações que perduram para além do fim do programa.

ver mais read more fechar close
Luís Faustino

Luís Faustino

Diretor de IT

Grupo Simoldes-Plastics Division

O mundo está mudar e a velocidade é cada vez maior. Os desafios e as exigências profissionais são constantes e só com uma aprendizagem e evolução continua das nossas competências somos capazes de nos manter à altura das exigências. Foi com este mindset que procurei o Programa Intensivo de Gestão da Católica Porto Business School onde encontrei um conjunto abrangente de temas e processos, de docentes com elevada experiência pratica e grande capacidade de transmitir e despertar o interesse pelas matérias, casos de estudo atuais e a possibilidade de discutir ideias com colegas de variadíssimas áreas e com pontos de vista distintos. Considero que foi uma experiência extremamente enriquecedora e produtiva que me permitiu ganhar skills fundamentais para a minha carreira profissional.

ver mais read more fechar close
Catarina Araújo

Catarina Araújo

Vereadora

Câmara Municipal do Porto

Sendo Licenciada em Direito, e tendo enriquecido o meu percurso académico sempre em áreas do Direito, vinha sentindo a necessidade de não só adquirir competências na área da gestão, mas também de abrir novos horizontes, em domínios do conhecimento que, por natureza, estavam para além da minha zona de conforto. Foi com esse objetivo que procurei o Programa Intensivo de Gestão da Católica Porto Business School. O facto de se tratar de uma instituição reconhecida e acreditada nacional e internacionalmente reforçou ainda mais o sentido da minha escolha.

O Programa Intensivo de Gestão, com uma duração e um horário compatíveis com o exercício simultâneo da minha atividade profissional e imprescindível conciliação da vida pessoal, permitiu-me obter uma visão estratégica e integrada de uma empresa, em diversas áreas, tais como o Marketing, a Gestão de Pessoas e das Operações, a Estratégia e Competitividade.

Tendo a Escola uma estreita ligação com o meio empresarial, importa destacar que o conteúdo das aulas corresponde às necessidades reais das organizações e dos negócios, num cenário de aprendizagem eminentemente prática, orientado para os desafios concretos das empresas. O desafio ao longo do curso foi uma constante e o estímulo sempre permanente, no sentido de nos incutir uma efetiva capacidade de questionar, de pensar criticamente, de repensar estratégias e caminhos, de construir soluções próprias e identificar novos desafios. Sem dúvida, um objetivo cumprido, uma experiência que recomendo vivamente!

ver mais read more fechar close
Noémia Torres

Noémia Torres

Diretora Comercial- Divisão Diagnóstico

Bioportugal Químico Farmacêutica, Lda

Licenciada em Engenharia Biológica e com um percurso académico e profissional centrado nas Ciências da Saúde, procurava uma formação de curta duração que me permitisse de uma forma completa e integrada adquirir competências na área da Gestão para melhorar o meu desempenho nas funções da organização que represento e de toda a equipa de trabalho. O Programa Intensivo de Gestão (Antigo Mini-MBA) superou as expectativas que depositei a nível da aquisição das competências, da qualidade dos docentes, da excelente estruturação curricular e como resultado final ajudou-me a tomar decisões profissionais, e consequentemente pessoais, que nos levaram para “voos” mais altos.

ver mais read more fechar close
Daniel Alexandre de Almeida Pinto

Daniel Alexandre de Almeida Pinto

Responsável da manutenção

Vista Alegre

A experiência da frequência do Programa Intensivo de Gestão foi muito positiva.

As competências adquiridas permitiram-me desenvolver e implementar novas formas de gerir a minha equipa, colmatando algumas lacunas na minha formação base.
Todo o curso foi administrado com muito profissionalismo e com uma forte vertente prática.

ver mais read more fechar close
Afonso de Almeida Brandão

Afonso de Almeida Brandão

Diretor dos Departamentos de Logística e Compras e Membro do Conselho Executivo

Casais - Engenharia e Construção, S.A.

Recomendo vivamente o Programa Intensivo em Gestão da Católica Business School Porto, que considero absolutamente indispensável para altos quadros de empresa privadas ou públicas,  pela relevância científica e prática dos conteúdos, pela qualidade  e competência do corpo docente, pela  eficiente organização das actividades e pela oportunidade de troca de conhecimentos e experiências em ambiente interdisciplinar. Realço ainda  a participação no jogo de simulação de gestão que muito contribuiu para a consolidação de conhecimentos e competências.

ver mais read more fechar close

Candidaturas

Poderá efetuar a sua candidatura online aqui.

Poderá também entregar a sua candidatura pessoalmente nos serviços administrativos da Escola ou enviar por correio para:

Católica Porto Business School
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Elementos da Candidatura

  • Boletim de candidatura devidamente preenchido;
  • Curriculum vitae detalhado;
  • Uma fotografia atual;
  • Cópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade/Cartão de Contribuinte;
Investimento

Investimento

3 100€ + IVA

Política de Pagamento

No ato de inscrição deverá efetuar o pagamento de 10% do valor do programa. O restante valor deverá ser liquidado de acordo com o plano de pagamentos definido que lhe será disponibilizado.

A todos os preços, acresce IVA à taxa legal em vigor.

Política de Cancelamento

O cancelamento de uma inscrição em período inferior a 15 dias de antecedência em relação ao início do programa não dará lugar a reembolso da taxa de inscrição. A não comparência ou o cancelamento de uma inscrição após o início do programa implica o pagamento integral da propina de frequência do programa. Em determinadas circunstâncias, a Católica Porto Business School poderá adiar ou cancelar a realização de um programa e nesse caso procederá à devolução na íntegra das verbas entretanto recebidas a título de inscrição.

Condições Especiais

A propina de frequência terá um desconto de 10% no caso de haver duas inscrições da mesma instituição ou de 15% para três ou mais inscrições. Os antigos alunos da Universidade Católica Portuguesa e da EGE - Escola de Gestão Empresarial beneficiarão de um desconto de 10%. Os associados AEP terão um desconto de 10% e os associados AEP Plus beneficiarão de uma dedução de 13%. Os descontos não são acumuláveis.

Em situações de pronto pagamento efetua-se um desconto adicional de 5%.

Contacts

Coordenação Executiva

Margarida Mota

Email: mmota@porto.ucp.pt

Tel: 226196260

Contact us