Curso em Detalhe | Católica Porto Business School
Ana Roque - Diretora Programa de Ética Empresarial Ana Roque - Diretora Programa de Ética Empresarial
Ana Roque Ana Roque Diretora Programa de Ética Empresarial aroque@porto.ucp.pt

Mensagem das Diretoras

A ética é condição necessária para o futuro de qualquer organização.

O crescente  escrutínio a que estão sujeitas as empresas e a exigência dos consumidores, torna imperativo o investimento nesta área que é um elemento chave da reputação.

Gerir o desempenho ético numa organização e promover relações mais éticas entre as pessoas requer não só conhecimentos sobre ferramentas, políticas e procedimentos, mas também um processo de reflexão sobre as especificidades da ética empresarial e o desenvolvimento de competências que permitam lidar com a sua complexidade.

Este programa que concilia conhecimento teórico e prático tem como objetivo apoiar os atuais e futuros gestores para que se sintam mais seguros e possam ser verdadeiros promotores de um clima e de uma cultura ética nas organizações.

Mas é mais do que isso, é um programa para pessoas em contexto, ou seja, tem como missão apoiar o desenvolvimento dos formandos, mas também das organizações de que fazem parte, incluindo a possibilidade de ficarem com um diagnóstico relativo ao clima ético e apoio no desenvolvimento do seu programa de ética.

O programa foi desenvolvido com o apoio dos gestores das diferentes empresas que compõem o Fórum de Ética da Católica Porto Business School, beneficia da nossa longa experiência conjunta na conceção de programas de ética empresarial e vai beneficiar da experiência e partilha de cada um dos participantes.

Em suma, pretendemos ajudar a construir programas de gestão do desempenho ético que façam sentido. Contamos consigo!

Objetivos
  • Identificar as questões chave e as principais especificidades da ética empresarial.
  • Conhecer a diversidade de mecanismos e ferramentas para a promoção e gestão do desempenho da ética nas organizações.
  • Auto questionar-se e desenvolver competências necessárias à gestão do desempenho ético e à liderança ética.

Destinatários

Responsáveis ou futuros responsáveis pela gestão da ética nas organizações, membros de Comités de Ética, Provedores de ética ou quaisquer pessoas envolvidas na gestão da ética.

Perfil dos candidatos

Os candidatos devem ser detentores de uma graduação de nível superior. Poderão ser admitidos candidatos que não possuam este requisito desde que o seu percurso e conhecimentos adquiridos por via profissional justifiquem essa admissão. O processo de seleção e seriação dos candidatos será feito de acordo com os requisitos definidos no regulamento que rege essa formação e sempre baseado na apreciação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de entrada das respetivas candidaturas.

Estrutura

Duração

28 horas repartidas em 4 dias ao longo de 2 meses.

Datas de realização

Dia 1 e 2: 6 e 7 de Maio (2ª e 3ª feira)
Dia 3: 20 de Maio (2ª feira)
Dia 4: 3 de Junho (2ª feira)

Horário

9.30 às 13.00 e 14.30 às 18.00

Direção do Programa

Helena Gonçalves e Ana Roque

Local

Católica Porto Business School

TestemunhosTestimonials
José Figueiredo Soares

José Figueiredo Soares

No exercício das funções de Provedor de Ética do Grupo EDP, que desempenhei entre 2012 e 2018, para além da intervenção na criação e no aperfeiçoamento dos instrumentos do sistema de gestão do desempenho ético, tive de lidar com a diversidade e a ambiguidade das questões de natureza ética que surgem no dia-a-dia de uma organização. Na minha opinião, este Programa, pelos seus conteúdos e estrutura, bem como pela sua orientação para a ação concreta, poderá constituir uma excelente ajuda para quem tenha de lidar com estas questões, porventura as mais complexas no desenvolvimento de uma cultura ética, formal e informal.

ver mais read more fechar close
Jorge Líbano Monteiro

Jorge Líbano Monteiro

Secretário Geral

ACEGE

A ética empresarial é incontornável para as empresas, não só por ser uma questão que pode afectar a vida de cada colaborador, mas também por influenciar a vida da empresa, empresarial e reputacional. É também claro que gerir o desempenho ético numa organização não é apenas ter um código e um conjunto de valores explicitados e concluído numa única intervenção. Pelo contrário as questões éticas implicam uma atenção continuada, o acompanhamento próximo de todos, um sistema de gestão sólido e competência daqueles que o gerem.

É neste sentido que este Programa de Ética é tão relevante e tão completo ao oferecer uma visão de conjunto com:
- Os aspetos formais e procedimentais da gestão da ética, proporcionando uma formação sólida a quem se interesse pela temática, mas, também;
- Uma forte aposta na componente comportamental, feita através da análise da complexidade das questões éticas e da própria reflexão e promoção do autoconhecimento de quem vai gerir a ética, reforçando a preparação pessoal e profissional.

Um programa a não perder!

ver mais read more fechar close
Metodologia

Estudos de caso; Exemplos reais; Dilemas; Teoria do U; Colective Wisdom; Partilha de experiências.

Candidaturas

Poderá efetuar a sua candidatura online aqui.

Poderá também entregar a sua candidatura pessoalmente nos serviços administrativos da Escola ou enviar por correio para:

Católica Porto Business School
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Elementos da Candidatura

  • Boletim de candidatura devidamente preenchido;
  • Curriculum vitae detalhado;
  • Uma fotografia atual;
  • Cópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade/Cartão de Contribuinte;
Investimento

Investimento

1 450 € + IVA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Este programa permite o acesso opcional a:

  • Diagnóstico interno sobre ética no trabalho, efetuado através da aplicação do inquérito utilizado no estudo europeu “Ethics at Work” do Institute of Business Ethics, realizado em 2018 pela primeira vez em Portugal. A organização do formando receberá um relatório dos resultados obtidos e comparação com os resultados nacionais e europeus.
  • Apoio personalizado de um dia, no prazo de 3 meses após o curso.

Valor: 1 500 € + IVA por instituição.

Política de Pagamento

No ato de inscrição deverá efetuar o pagamento de 10% do valor do programa. O restante valor deverá ser liquidado de acordo com o plano de pagamentos definido que lhe será disponibilizado.

A todos os preços, acresce IVA à taxa legal em vigor.

Política de Cancelamento

O cancelamento de uma inscrição em período inferior a 15 dias de antecedência em relação ao início do programa não dará lugar a reembolso da taxa de inscrição. A não comparência ou o cancelamento de uma inscrição após o início do programa implica o pagamento integral da propina de frequência do programa. Em determinadas circunstâncias, a Católica Porto Business School poderá adiar ou cancelar a realização de um programa e nesse caso procederá à devolução na íntegra das verbas entretanto recebidas a título de inscrição.

Condições Especiais

A propina de frequência terá um desconto de 12.5% para os membros do Fórum de Ética e para os parceiros do Clube de Empresas do MBA Executivo.

Os antigos alunos da Universidade Católica Portuguesa e da EGE - Escola de Gestão Empresarial, beneficiarão de um desconto de 10%. Os associados da ACEGE, da APQ, do GRACE e da AEP terão um desconto de 10% e os associados AEP Plus beneficiarão de uma dedução de 13%. Consulte-nos para conhecer a nossa política de descontos referente a múltiplas inscrições da mesma instituição.

Contactos

Coordenação Executiva

Margarida Mota

Email: mmota@porto.ucp.pt

Tel: 226196260

Contacte-nos