Apresentação

O double degree com a Lancaster University Management School (LUMS), uma escola de gestão de topo a nível mundial, com tripla acreditação e que consistentemente integra o top 10 das universidades do Reino Unido, fortalece significativamente a nossa estratégia de internacionalização, ao introduzir uma dimensão adicional a alunos que estejam interessados em obter uma experiência académica internacional.

Efetivamente, o double degree permite que um aluno obtenha 2 mestrados em 2 anos: 1 da Católica Porto Business School e 1 da Lancaster University Management School. A entrada no double degree permite a escolha, por parte do aluno, do mestrado que deseja frequentar na Católica Porto Business School e na Lancaster University Management School. No entanto, apenas 3 dos nossos mestrados integram o programa de double degree: Business Economics, Finance e Gestão. Na Lancaster University Management School os alunos podem também escolher de entre 4 mestrados: Finance, International BusinessMoney, Banking and Finance e Management. O double degree permite os seguintes percursos entre os mestrados:

Double Degree

Acreditamos que este double degree vai atrair candidatos de excecional qualidade, interessados em acrescentar uma dimensão internacional às suas carreiras académicas e possivelmente profissionais e em criar e explorar uma rede internacional. Depende agora de cada aluno tornar esta convicção uma realidade!

Plano de Estudos

Apenas três mestrados da Católica Porto Business School são elegíveis para o double degree com a Lancaster University Management School, designadamente os mestrados em Business Economics, Finance e Gestão. Ao ser admitido no double degree, o aluno deve escolher o mestrado que frequentará na Católica Porto Business School e na Lancaster University Management School.

É particularmente importante referir que foram definidos percursos específicos na transição entre a Católica Porto Business School e a Lancaster University Management School, o que implica que a escolha do mestrado na Católica Porto condiciona a escolha do mestrado que o aluno pode frequentar na Lancaster University Management School. Estes percursos encontram-se definidos abaixo. Ao escolher o mestrado que gostaria de frequentar na Católica Porto, poderá ver os percursos que lhe são possibilitados no âmbito do double degree.

Mestrado em Business Economics

Percurso 1: Business Economics → International Business

Católica Porto Business School - Logótipo

Logo of Lancaster University

Sem.1.º AnoECTS2.º Ano
1Macroeconomics for Business8

Escolha das seguintes cadeiras até 40 ECTS:

1Microeconomics for Business8
1Informação Financeira e Desempenho Empresarial6
2Human Resources Economics and Management6
2Financial Economics6
2Business Strategy6

Percurso 2: Business Economics → Money, Banking & Finance

Católica Porto Business School - Logótipo

Logo of Lancaster University

Sem.1.º AnoECTS2.º Ano
1Macroeconomics for Business8

Duas de entre as seguintes cadeiras:

1Microeconomics for Business8
2Human Resources Economics and Management6
2International Business6
2Business Strategy6
Mestrado em Finanças

Percurso único: Finanças → Finance

Católica Porto Business School - Logótipo

Logo of Lancaster University

Sem.1.º AnoECTS2.º Ano
1Análise e Gestão de Projectos8

Cursos Introdutórios:

Uma ou duas cadeiras das seguintes:

Uma ou duas cadeiras das seguintes (total de 3 cadeiras com a(s) de cima) :

1Instrumentos e Mercados Financeiros8
2Gestão de Risco6
2Estratégia Financeira da Empresa6
2Uma cadeira das seguintes:
Reestruturação Empresarial
6
2Gestão Financeira Internacional6
Mestrado em Gestão

Percurso 1: Gestão → Finance

Católica Porto Business School - Logótipo

Logo of Lancaster University

Sem.1.º AnoECTS2.º Ano
1Organização e Estratégia8

Cursos Introdutórios:

  • Introduction to Quantitative Methods
  • Introduction to Finance
  • Introduction to Accounting
  • Introduction to Financial Markets

Duas ou três cadeiras das seguintes:

Uma ou duas cadeiras das seguintes (total de 4 cadeiras com as de cima):

1Gestão de Operações de Serviços8
1Gestão de Pessoas8
1Marketing8
2Direito dos Negócios6

Percurso 2: Gestão → International Business

Católica Porto Business School - Logótipo

Logo of Lancaster University

Sem.1.º AnoECTS2.º Ano
1Organização e Estratégia8

Escolha das seguintes cadeiras até 40 ECTS:

1Gestão de Operações de Serviços8
1Gestão de Pessoas8
1Marketing8
2Direito dos Negócios6
Impacto na Carreira

De que forma poderá o double degree contribuir para uma carreira de sucesso? Em primeiro lugar, expõe os alunos a uma vivência num país e cultura diferentes, o que em si mesmo é fundamental para melhorar os conhecimentos da língua inglesa e ajudar a criar uma rede internacional de contactos. Em segundo lugar, acrescenta uma dimensão internacional à carreira académica, que pode ser determinante para alunos que pretendam vir a trabalhar em empresas e instituições que operem numa escala mundial. Em particular, esperamos que as excelentes reputações da Católica Porto Business School e da Lancaster University Management School permitam aos alunos do double degree obter empregos interessantes, desafiantes e (esperamos) bem remunerados. E, em terceiro lugar, esta dimensão internacional pode ser importante mesmo para alunos que pretendam trabalhar em Portugal. De facto, esta experiência internacional pode torná-los nos candidatos ideais para posições dentro das empresas e instituições que requeiram uma compreensão profunda das interligações internacionais entre os mercados.

Funcionamento

Calendário letivo

O calendário letivo para o ano 2015/2016 está aqui disponível.

Primeiro ano

Os alunos do double degree devem frequentar cadeiras e completar um determinado número de ECTS dos mestrados da Católica Porto Business School durante o primeiro ano. Na generalidade dos mestrados, as aulas são de 2ª a 6ª feira, das 18h30 às 21h30. O calendário com a marcação de todas as aulas é divulgado aos estudantes no início de cada semestre. As cadeiras podem ser lecionadas em português ou em inglês. As aulas dos Mestrados da Católica Porto Business School decorrem no Pólo da Foz da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Para mais informações clique aqui.

Segundo ano

No segundo ano, os alunos frequentarão a parte curricular de um mestrado na Lancaster University Management School e completarão a sua dissertação na Católica Porto Business School. Na Lancaster University Management School, o ano letivo está dividido em três períodos – Michaelmas (outubro-dezembro), Lent (janeiro-março) e Verão (abril-setembro).

Caso escolham o MSc Finance na Lancaster University Management School, os alunos deverão frequentar cadeiras nos períodos Michaelmas e Lent. No período de Verão, os alunos deverão frequentar workshops para a sua dissertação. No final de junho, os alunos regressam à Católica Porto Business School, onde se espera que completem a sua dissertação (seguindo as regras da Lancaster University Management School e da Católica Porto Business School) até ao final de setembro. No caso da Católica Porto Business School, a dissertação será objeto de defesa pública, tal como nos restantes mestrados. A orientação é assegurada pela Católica Porto Business School. Sucintamente, esta dissertação consiste num projeto de investigação sobre um tópico relevante, incluindo necessariamente uma revisão da literatura, a definição dos objetivos da dissertação, uma metodologia adequada, uma análise rigorosa do tema e os resultados dessa análise. Não poderá exceder 25.000 palavras (excluindo bibliografia e apêndices).

Caso escolham o MSc in Money, Banking and Finance na Lancaster University Management School, os alunos deverão frequentar cadeiras nos períodos Michaelmas e Lent. No final de abril, os alunos regressam à Católica Porto, onde se espera que completem a sua dissertação até ao final de setembro, tal como se descreve acima.

Finalmente, caso escolham o MSc in International Business na Lancaster University Management School, os alunos deverão frequentar cadeiras nos períodos Michaelmas e Lent. No período de Verão, os alunos deverão frequentar workshops para a sua dissertação e participar na simulação de um World Trade Centre. No final de maio, os alunos regressam à Católica Porto Business School, onde se espera que completem a sua dissertação até ao final de setembro, tal como se descreve acima.

A dissertação será avaliada pela Católica Porto Business School e pela Lancaster University Management School, seguindo as suas próprias regras: a nota final da Lancaster University Management School basear-se-á exclusivamente na dissertação, ao passo que a nota final da Católica Porto Business School depende conjuntamente da dissertação e da respetiva defesa pública.

Candidaturas

O double degree tem um número muito restrito de vagas e os candidatos devem apresentar um excelente currículo académico e científico para acederem a este programa. A seleção dos candidatos é feita à entrada, na Católica Porto Business School, mas os candidatos devem satisfazer os critérios habitualmente exigidos pela Lancaster University Management School:

  • uma média final de licenciatura superior ou igual a 14 valores de uma instituição de ensino superior de reconhecido prestígio.
  • uma média mínima de 14 valores no decurso do primeiro ano do double degree na Católica Porto (para avançar para a Lancaster University Management School no segundo ano).
  • domínio avançado da língua inglesa, comprovado pelo IELTS 7.0 (com um mínimo de 6.0 em cada elemento), TOEFL iBT 100 ou Pearson 70, que devem ser apresentados durante o primeiro ano após a admissão ao programa (na Católica Porto Business School).

As candidaturas aos Mestrados da Católica Porto Business School estão permanentemente abertas. A Católica Porto Business School e a Lancaster University Management School reúnem três vezes por ano (março, julho e setembro) para avaliar as candidaturas. Na sequência da reunião, os candidatos são informados do teor da decisão e das etapas seguintes.

As candidaturas podem ser entregues presencialmente, por email para candidaturas@porto.ucp.pt ou enviadas por correio para:

Católica Porto
Católica Porto Business School
Serviços Académicos
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto PORTUGAL

Elementos do Processo de Candidatura

  • Formulário de candidatura
  • Fotocópia do documento de identificação
  • Uma fotografia
  • Curriculum Vitae (CV)
  • Certificado de habilitações discriminado* (original ou cópia autenticada)
  • Diploma oficial de inglês, nivel oficial B2 de The Council of Europe’s Common European Framework of References for Languages, ou diploma equivalente. (Os licenciados da FEG estão dispensados da entrega deste diploma).
  • Duas cartas de referência (elemento facultativo para os atuais ou ex-alunos FEG)
  • Elementos complementares de avaliação (e.g., GMAT,...) (facultativo)

* Do certificado devem constar as unidades curriculares realizadas, respetiva classificação e ECTS, bem como a média final do curso. Caso ainda não tenha concluído a licenciatura é necessário apresentar a certidão comprovativa das unidades curriculares realizadas, respetiva classificação e ECTS, bem como a média atual.

Calendário de Candidaturas

FasesDatas limite de apresentaçãoPeríodo de avaliaçãoData de comunicação dos resultadosData Teste Diagnóstico - Inglês
16 março21 - 24 março1ª Semana abril15 de abril
05 julho11 - 15 julhoAté 22 de julho29 de julho
13 setembro14 - 16 setembroAté 21 setembro23 de setembro

As candidaturas são para o ano letivo 2016/17.

Para mais informações

Email: candidaturas@porto.ucp.pt
Tel: 800 105 632 | + 351 226 196 206

Propinas

Católica Porto Business School

  • Apresentação da candidatura: gratuita
  • Aceitação e matrícula no mestrado: €610
  • Propinas 1º ano: €81.25/ECTS a que o aluno está inscrito, dividido em 5 pagamentos por semestre
  • Propinas 2º ano (dissertação): €1.500

Lancaster University Management School

Na Lancaster University Management School, as propinas dependem da nacionalidade do aluno (União Europeia vs. outras nacionalidades). As propinas para o ano letivo 2012/13 do MSc Finance são £14,250 para alunos da UE e £18,000 para alunos de outras nacionalidades. No MSc in Money, Banking and Finance, as propinas são £11,000 alunos da UE e £18,000 para alunos de outras nacionalidades. No MSc in International Business, as propinas são £9,500 para alunos da UE e £15,000 para alunos de outras nacionalidades.

Em todos os percursos que levem ao MSc Finance, MSc in International Businesse MSc in Money, Banking and Finance, os alunos do double degreeestão sujeitos ao pagamento do valor das propinas definido pela Lancaster University Management School (que dependem da sua nacionalidade), mas beneficiam de um desconto de 30% (associado ao facto de fazerem a sua dissertação na Católica Porto). É dada a possibilidade aos alunos de completarem a sua dissertação na Lancaster University Management School, mas nesse caso o desconto será de apenas 10%. Essa decisão deve ser tomada antes da ida para Lancaster.

Bolsas de Estudo

A Católica Porto Business School oferece um número limitado de bolsas de estudo a estudantes dos diferentes programas de mestrado.

As bolsas de estudo têm por finalidade atrair estudantes de excecional qualidade. As candidaturas devem ser formalizadas em paralelo com a candidatura ao programa de mestrado e apenas são concedidas caso o candidato seja selecionado e formalize a sua matrícula no programa.

Para formalizar a sua candidatura a uma bolsa de estudo preencha o respetivo formulário. Envie esta sua candidatura a Bolsa de Estudo juntamente com a candidatura ao programa de mestrado.

Bolsas Sociais

Existem bolsas sociais para apoiar o pagamento da propina: bolsas da Direção Geral de Ensino Superior (www.dges.mctes.pt) e bolsas sociais da UCP.

Para mais informações pode dirigir-se à Área de Estudantes e Empregabilidade (ee.emprego@porto.ucp.pt | 22 619 62 26)

Linhas de crédito

A Universidade Católica Portuguesa dispõe também de protocolos com instituições de crédito, com vista à obtenção de linhas de crédito para financiamento dos estudos.

Contactos

Direção do 2º Ciclo

Francisca Guedes de Oliveira
foliveira@porto.ucp.pt

Assessoria da Direção

Daniela Silva
dssilva@porto.ucp.pt
ext. 221

Strategic Leadership Hub

slh@porto.ucp.pt
226 196 200 - ext. 223/253

EE – Serviço Estudantes e Empregabilidade - Foz

ee.geral@porto.ucp.pt
ext. 226

Equipa
  • Maria Lopes Cardoso - Coordenadora
  • Ana Martins
  • Lara Pacheco
  • Maria Luísa Barbosa
  • Sandra Neves
Serviços Académicos

sa.catolicabs@porto.ucp.pt
ext. 206/207

Teresa Lopes - Diretora
tlopes@porto.ucp.pt
ext. 207

Dora Bastos
dbastos@porto.ucp.pt
ext. 207

Tesouraria

Isabel Noverça
inoverca@porto.ucp.pt
ext. 205

Raquel Cabral
rcabral@porto.ucp.pt
ext. 205

Sistemas e Tecnologias de Informação

suporte@porto.ucp.pt
ext. 297

Serviço de Mobilidade e Relações Internacionais

Magda Ferro - Coordenadora
internacional@porto.ucp.pt
ext. 285

Contacte-nos