Raquel Campos Franco - Diretora 1º Ciclo Raquel Campos Franco - Diretora 1º Ciclo
Raquel Campos Franco Raquel Campos Franco Diretora 1º Ciclo rcampos@porto.ucp.pt

Apresentação

A Católica Porto Business School desenvolve-se segundo um paradigma de exigência e qualidade, sendo uma referência no ensino e na investigação em Portugal.

Os métodos de ensino e de avaliação, a par do desenvolvimento de competências científicas e técnicas, privilegiam ainda o desenvolvimento de competências transversais, muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

O modelo de ensino, amplamente reconhecido pelo universo empresarial, prioriza a aproximação ao mercado de trabalho antes da conclusão da licenciatura através de uma forte cooperação universidade-empresa. A Faculdade promove a realização de estágios em empresas conceituadas, o que coloca os alunos numa posição de vantagem para a entrada no mercado de trabalho.

Num contexto internacional extremamente competitivo e dinâmico como o atual, a Católica Porto Business School fomenta a mobilidade internacional dos seus alunos. Incentiva-os a usufruir da experiência de estudar, temporariamente, numa universidade estrangeira, nomeadamente, através de protocolos de cooperação que tem com várias universidades na Europa, Estados Unidos e Ásia, e promove ainda a realização de estágios de verão em empresas e instituições internacionais.

A Católica Porto Business School incentiva e promove o domínio da língua inglesa, oferecendo um número crescente de disciplinas em inglês, que preparam o futuro gestor e economista para os negócios globais.

ver mais read more fechar close

Porquê Economia e Gestão na Católica Porto Business School

Inserida na Universidade Católica Portuguesa

A Universidade Católica Portuguesa foi fundada em 1967 e está presente em 4 cidades em Portugal: Braga, Porto, Viseu e Lisboa. Porto e Lisboa são os dois maiores campi.

Afirma-se como pioneira no ensino da Gestão, em Lisboa, desde 1972, e no Porto, desde 1987.

A Universidade faz parte de uma vasta rede de Universidades Católicas em todo o mundo e tem fortes relações com as Universidades Católicas no Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul), Angola (Luanda), Moçambique e China (Macau).

A Universidade tem uma oferta multidisciplinar que compreende as ciências sociais, as engenharias, as ciências da saúde e as artes. É forte a sua ligação à sociedade, prestando serviços de consultoria nos diversos domínios científicos.

Reconhecimento Internacional

OECD (OCDE)

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) reconheceu a inovação da Católica Porto Business School no ensino como uma das “7 melhores práticas” a nível internacional. This is a complex curriculum innovation of the School of Economics andManagement which aims at improving the quality and effectiveness ofteaching and learning of its degree programs. The innovation consists ofincluding intensive competence development into the curriculum throughcollective project work, internship in workplaces and individualised coaching.OECD (2010), Learning,working, networking: quality teachinginitiatives at the Portuguese Catholic University.

New Skills Network

“O projeto mais ativo”: prémio atribuído ao Strategic Leadership Hub no âmbito do projeto europeu New Skills Network, pela sua apresentação do projeto Employability and Entrepreneurship: Tuning Universities and Enterprises, Copenhaga, maio 2012. Este reconhecimento tem conduzido a Católica Porto Business School a projetos de cooperação internacional com outras instituições, numa lógica de partilha de conhecimento e experiência das suas práticas pedagógicas inovadoras na promoção do desenvolvimento e empregabilidade dos estudantes.

Ensino centrado no desenvolvimento de competências

As Licenciaturas em Economia e Gestão proporcionam uma formação abrangente que permite aos licenciados aceder a um primeiro emprego de qualidade.

A estratégia de ensino da Católica Porto Business School consiste num programa de desenvolvimento integrado de competências científicas, técnicas e transversais, com enfoque no mercado de trabalho.

As competências desenvolvidas vão de encontro ao que o mercado procura e habilitam o licenciado a:

  • Ter espírito crítico e capacidade analítica
  • Organizar eficazmente o seu trabalho
  • Pôr em prática as técnicas adquiridas
  • Trabalhar em equipas multidisciplinares
  • Manifestar autonomia na resolução de problemas
  • Ter uma consciência ética e de cidadania
  • Ter uma visão cosmopolita do mundo e das organizações em que se venha a envolver.
Oferta formativa abrangente, flexível e dinâmica Desenvolvimento integral do estudante
Forte ligação à realidade económica e empresarial
Fomento de experiências de internacionalização
Desenvolvimento de uma consciência ética e de cidadania

Espaço único de aprendizagem

O processo de ensino e aprendizagem solicita aos estudantes uma atitude pró-ativa.

Na linha da tradição anglo-saxónica do Porto, este processo caracteriza-se por menos aulas e mais trabalho autónomo, turmas de reduzida dimensão e uma relação de proximidade entre professores e estudantes.

Flexibilidade na escolha entre Economia e Gestão

A opção definitiva entre Economia e Gestão não tem que ser tomada no momento de entrada na Faculdade.

O primeiro ano é comum a ambas as Licenciaturas e cobre os fundamentos da Economia e da Gestão, o que permite ao estudante fazer uma escolha mais fundamentada e consciente quanto à Licenciatura a seguir.

A possibilidade de mudança de curso é sempre garantida.

Planos Curriculares das Licenciaturas em Economia e Gestão

As Licenciaturas em Economia e Gestão têm uma duração de 6 semestres (3 anos letivos).

Os planos curriculares correspondem a um total de 180 ECTS (ECTS - European Credit Transfer System)1 repartidos entre:

  • Disciplinas obrigatórias de tronco comum às 2 Licenciaturas (16 disciplinas, 96 ECTS);
  • Disciplinas específicas das Licenciaturas em Economia ou Gestão (12 disciplinas, 72 ECTS);
  • Disciplinas optativas livres (2 disciplinas, 12 ECTS).

Cada disciplina corresponde a 6 ECTS.

A Católica Porto Business School tem várias cadeiras em inglês, pelo que os alunos poderão ter que frequentar disciplinas nessa língua.

1 (Os créditos ECTS são unidades de medida de um sistema comum europeu (European Credit Transfer System) que traduz o trabalho realizado e as competências adquiridas pelos estudantes (aulas, trabalho pessoal, tutorias, trabalhos de grupo, etc.).

Disciplinas específicas

Das 12 disciplinas específicas de Economia e Gestão, 4 são obrigatórias.2

Das restantes 8 disciplinas específicas não obrigatórias, 3 disciplinas (18 ECTS) podem ser substituídas por outras disciplinas de Economia ou Gestão oferecidas pela Católica Porto Business School ou por outras Universidades no País ou no estrangeiro, desde que a sua substituição não implique sobreposição de conteúdos com outras disciplinas que o estudante realize no seu plano de estudos. Para tal deverá existir requerimento do aluno deferido pela direção da Católica Porto Business School.

Optativas livres

As 2 disciplinas optativas livres podem ser de qualquer área científica (para além de Economia e Gestão) em Licenciatura oferecida por qualquer Faculdade na Católica Porto, ou por qualquer outra Faculdade no País e no estrangeiro, desde que autorizado pela Direção da FEG.

Esta flexibilidade ao nível do plano de estudos permite ao estudante fazer um semestre de disciplinas opcionais (30 ECTS), proporcionando-lhe:

  • Ter experiências de internacionalização, onde conhece um novo país, vivencia uma nova cultura, aperfeiçoa uma nova língua, reforça a rede internacional de contactos e amizades com estudantes de todo o mundo;
  • Diversificar a sua formação;
  • Aprofundar domínios de maior interesse pessoal.
Disciplinas de Projeto

As disciplinas de Projeto representam uma mudança de paradigma do ensino e aprendizagem na Faculdade. Deixando de lado as tradicionais abordagens centradas no professor, todo o processo de ensino e de aprendizagem está centrado nos estudantes e nos seus resultados de aprendizagem. Nestas disciplinas equacionam-se as aprendizagens teóricas com a prática e proporcionam-se contextos para o desenvolvimento de competências indispensáveis para a futura prática profissional. Nesse sentido, as três disciplinas de Projeto estão articuladas entre si, ao mesmo tempo que se relacionam com outras disciplinas do plano de estudos.

As três modalidades de Projeto Final (Projeto Final Gestão/Economia; Projeto Final – Plano de Negócios; Projeto Final – Estágio) no último semestre de Licenciatura estendem o leque de opções a um total de 36 ECTS.

2 (Destacadas no plano de estudos)

Os conteúdos programáticos das disciplinas são dinâmicos. A sua constante atualização acompanha o state of the art internacional, a investigação dos docentes e a proximidade da Faculdade às empresas e outras organizações.

A abrangência de áreas científicas, a flexibilidade e a dinâmica formativa preparam o licenciado para o trabalho em equipas multidisciplinares, permitem a emergência de formações de 1.º ciclo mais híbridas entre Economia e Gestão e potenciam o acesso a um leque diversificado de primeiros empregos com qualidade. Estes tendem a ser semelhantes para os licenciados em Economia e em Gestão.

No final do 1.º ciclo, a Faculdade pretende que os seus licenciados demonstrem um conjunto alargado de competências científicas, técnicas e transversais, desenvolvidas durante o período de formação. Adicionalmente devem ter o domínio de língua inglesa e de informática.

Requisitos extracurriculares das licenciaturas - língua inglesa e informática

De acordo com o Regulamento sobre a Progressão nas Licenciaturas da Católica Porto Business School, o estudante tem que obter aprovação nos seguintes requisitos extracurriculares das Licenciaturas, para além da aprovação no plano curricular (180 ECTS):

  • Conhecimentos de Língua Inglesa (Nível B2);
  • Conhecimentos de Informática (Processamento de Texto e Folha de Cálculo);

Nenhum estudante completa a sua licenciatura sem obter aprovação a estes requisitos.

Os testes diagnóstico de Inglês realizam-se numa base anual e os de Informática no início de cada semestre, sendo os estudantes inscritos automaticamente pelos Serviços Académicos até obterem a respetiva aprovação.

O primeiro teste diagnóstico de cada um dos requisitos Inglês, Folha de Cálculo (Excel) e Processamento de Texto (Word) é gratuito. Os seguintes são sujeitos ao pagamento da taxa em vigor, independentemente da comparência, ou não, do estudante.

O estudante que obtenha aprovação a um teste diagnóstico completa o requisito respetivo.

O estudante que não obtenha aprovação terá de completar esse requisito, nas oportunidades seguintes, para terminar a Licenciatura

Strategic Leadership Hub

Soft skills

Ações e workshops cujo objetivo é desenvolver nos estudantes capacidades de comunicação mais eficaz, gestão do tempo, trabalho em equipa e liderança.

Desenvolvimento de carreiras

Ajudar os estudantes a encontrar o seu papel nas organizações e desenhar os seus currículos com o objetivo de torná-los líderes na mudança e inovação.

Empreendedorismo

Promoção da ligação entre os estudantes e as empresas ou outras organizações num ambiente interdisciplinar fértil para a criação de novas ideias de negócio.

Forte Ligação à realidade económica e empresarial

A Católica Porto tem uma relação estreita com o mercado de trabalho, o que representa uma mais-valia para os estudantes que frequentam a instituição. A cooperação Universidade-Empresa e a aproximação dos estudantes à vida ativa durante a sua formação concretizam-se de diversas formas.

Conselho Consultivo

A Faculdade possui um Conselho Consultivo constituído por um grupo de líderes portugueses de sucesso que informa e aconselha a Direção nas suas decisões estratégicas, contribuindo para fortalecer os laços de cooperação entre a Faculdade e a comunidade externa.

Carlos Costa (Presidente)
Governador do Banco de Portugal.
Alberto Castro
Antigo Diretor da Católica Porto Business School;
Chairman da Instituição Financeira de Desenvolvimento.
Álvaro Nascimento
Antigo Diretor da Católica Porto Business School;
Chairman da Caixa Geral de Depósitos.
António Rios de Amorim
Presidente do Conselho de Administração da Corticeira Amorim.
Ernesto Gove
Governador do Banco de Moçambique.
Francisco Maria Balsemão
Vice-Presidente do Grupo Impresa;
Presidente do Conselho de Administração da Fundação da Juventude.
João Costa Pinto
Presidente do Conselho de Auditoria do Banco de Portugal.
Jorge Martins
Consultor do Novo Banco;
Cônsul de Marrocos no Porto.
José de Lima Massano
Ex-Governador do Banco Nacional de Angola.
José Fernando Pinto dos Santos
Professor no Insead, França e na Cambridge Judge Business School, Reino Unido.
Manuel Alves Monteiro
Administrador das sociedades CIN;
SDC Investimentos;
Mystic Invest.
Ricardo Reis
Professor na Columbia University, Nova Iorque.
Rui Moreira
Presidente da Câmara Municipal do Porto.
Sérgio Silvestre
Presidente da Católica Porto Business Alumni.
Sofia Salgado Pinto
Diretora da Católica Porto Business School.

Disciplinas em articulação com empresas

Representantes do mundo empresarial e de outras organizações são convidados a envolverem-se em atividades da Faculdade, em seminário ou em sala de aula, apresentando um case study, um desenvolvimento da matéria em lecionação ou um testemunho pessoal e a participarem como membros de júri nas disciplinas de Projeto.

Na disciplina de História e Iniciativas Empresariais vários empresários e gestores têm vindo dar o seu testemunho e partilhar as suas experiências, desde líderes de renome até aos mais jovens ou que se decidiram pela iniciativa empresarial mais recentemente, nomeadamente alumni da Faculdade.

Estágios de curta duração

A Faculdade incentiva fortemente os estudantes a realizarem estágios de curta duração, nacionais e internacionais.

O Projeto Final – Estágio corresponde ao reconhecimento curricular destas experiências, desde que cumpridos requisitos estabelecidos pela Faculdade, no que refere à natureza, duração e avaliação do estágio.3

Os estágios, usualmente realizados durante o verão, podem ser obtidos via departamento de Estudantes e Empregabilidade, via Strategic Leadership Hub da FEG, por iniciativa própria ou por intermédio do departamento de Mobilidade e Relações Internacionais.

3 (Informação referente apenas ao 1º Ciclo)

Outras iniciativas de aproximação às empresas

RUMO é o evento de empregabilidade anualmente organizado por Estudantes e Empregabilidade. Consiste numa jobshop em que as empresas apresentam as suas áreas de negócio, debatem temas em que se destacam e apresentam as suas oportunidades de carreira. Tem a riqueza de permitir aos alunos das Faculdades da Católica Porto conhecerem os diferentes tipos de mercados de trabalho em que poderão ingressar, sendo oportunidade de abertura de horizontes. Em 2014 houve mesas redondas sobre marketing, inovação, consultoria e, ainda, workshops e mesas redondas. Participaram 60 empresas de diferentes setores.

Experiência Internacional

A mobilidade internacional é vista como uma forma de reforçar no licenciado uma visão cosmopolita do mundo, das organizações e dos empreendimentos em que se venha a envolver. Queremos que os nossos estudantes alarguem os seus horizontes e perspetivas, estejam abertos a formas diferentes de ver o mundo, confrontando-os com situações novas e desafiantes.

A mobilidade é fomentada através de:

  • Protocolos Erasmus e outros protocolos de mobilidade internacional de estudos, onde os estudantes podem realizar o seu programa de intercâmbio. Este tipicamente acontece no último ano da Licenciatura. A Faculdade tem protocolos celebrados com um conjunto de Universidades selecionadas, em todo o mundo: 47 protocolos estabelecidos em 24 países.
  • Estágios internacionais de curta duração.
  • Summer schools em Universidades estrangeiras de prestígio, inclusivamente summer schools organizadas pela Católica Porto Business School em parceria com outras Universidades estrangeiras.
Saiba mais 

Consciência Ética e de Cidadania

A Faculdade assume como objetivo promover uma consciência ética (social e ambiental) e de cidadania do mundo nos futuros profissionais.

Esta consciência é fomentada quer em atividades curriculares, em disciplinas como Sociologia Económica, Filosofia Social e Ética, Economia do Ambiente e Economia do Desenvolvimento, quer em atividades extracurriculares, como as iniciativas de voluntariado na Católica Porto.

UDIP - UNIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA PESSOA

Uma área que promove oportunidades de SER+ na Católica Porto, numa perspectiva cristã ecuménica, onde se reconhece, respeita e se aprecia a diversidade e pluralidade de expressões, de pensamentos e credos. Possibilitando a desejável interação entre estudantes de todos os cursos da Universidade, a UDIP propõe anualmente um conjunto de ações em diversas áreas e para diferentes públicos procurando desenvolver competências solidárias, espirituais, culturais, sociais e desportivas, da comunidade Católica Porto.

CASO | CATÓLICA SOLIDÁRIA

Possibilidade de realizar voluntariado em diversas áreas, com acompanhamento da Equipa CASO

GAS ÁFRICA

Possibilidade de uma experiência de 2 meses de voluntariado em África após 6 meses de formação

MISSÃO PAÍS

Possibilidade de realizar uma semana de voluntariado entre o primeiro e o segundo semestre.

CATÓLICA PORTO TEAM

Grupo que promove a prática do desporto, fomentando o convívio, o companheirismo e o espírito solidário.

NAS7QUINTAS

Conversa entre duas pessoas mediáticas sobre os seus percursos pessoais e experiências de vida

CAM | CONHECIMENTO E APROFUNDAMENTO DE MIM

Momentos informais de introspeção e partilha de experiências dinamizados por docentes

CICLO DE CINEMA

Projeção de filmes atuais, com um comentário inicial

CAMINHOS

Um ou mais dias de encontro, reflexão em contacto com a natureza

ENCONTROS TEMÁTICOS

Momentos de convívio

Caso pretenda obter mais informações sobre a UDIP clique aqui.

Faça aqui o download da brochura.

Reconhecimento do mérito dos estudantes

A Católica Porto Business School premeia o mérito dos alunos das Licenciaturas em Economia e Gestão que têm um desempenho académico de elevado nível.

As bolsas de mérito atribuídas aos melhores estudantes permitem-lhes obter isenção total (100%) ou parcial (50%) de pagamento de propinas até ao limite de 30 ECTS por semestre. Um bom estudante paga menos na Católica do que numa Universidade pública.

São elegíveis os candidatos titulares de um curso do ensino secundário português ou titulares de habilitação legalmente equivalente (obtida em Portugal ou no estrangeiro) com melhor nota de candidatura e que cumpram os seguintes requisitos:

  • Bolsa de mérito 100%: nota candidatura ≥ 160 pontos (0 a 200)
  • Bolsa de mérito 50%: nota candidatura ≥ 150 pontos e <160 pontos (0 a 200)

Existem bolsas de continuidade dependendo do desempenho académico dos alunos.

30 bolsas de mérito 1.º ano

12 bolsas de continuidade

Experiência que vai muito além da vertente curricular

A vida académica na Católica Porto proporciona aos alunos a possibilidade de participação nas associações e iniciativas promovidas pelos próprios.

Organizações de estudantes

Associação de Estudantes da Católica Porto Business School (AEFEG)

Criada e gerida por estudantes para estudantes. Representa, em conjunto com o Conselho Pedagógico, os estudantes junto da Direção da Faculdade. Pretende promover e elevar o nome da Católica Porto Business School, promovendo atividades e eventos de caráter lúdico, pedagógico e de ligação ao mundo empresarial, envolvendo toda a comunidade estudantil.

Católica Students’ Corporation (CSC)

A CSC é a Júnior Empresa da Católica Porto. Uma empresa formada exclusivamente por estudantes de Licenciatura e Mestrado das diferentes unidades académicas da Católica Porto. Oferece serviços de consultoria de baixo custo nas várias áreas de ensino oferecidas pela Universidade. Simultaneamente, fomenta e incentiva o espírito empreendedor na comunidade estudantil através de conferências, workshops, congressos e jogos de simulação, entre outros. Desde 2013, a CSC integra a JADE - Federação Nacional de Júnior Empresas e no JeniAL 2013 – conferência nacional das júnior empresas de Portugal – ganhou o prémio de melhor júnior iniciativa do ano.

Tunas Académicas

A Tuna da Universidade Católica Portuguesa, fundada em 1989, é uma das mais antigas tunas masculinas em Portugal. Desde então tem vindo a construir uma das mais sólidas reputações no mundo das tunas, recebendo os mais diversos prémios em festivais, no País e no estrangeiro.

A Tuna Feminina da Universidade Católica Portuguesa foi fundada em 1990. Integram estudantes das diversas Escolas da Católica Porto, que partilham entre si o gosto pela música e pela vida académica.

Iniciativas de estudantes

Fim de semana Professor Francisco Carvalho Guerra

Este projeto promovido pela AEFEG, que conta ano após ano com uma forte adesão dos estudantes, fomenta o espírito empreendedor nos participantes, indo assim ao encontro das mudanças trazidas pelo Processo de Bolonha. Durante um fim de semana, equipas de estudantes “criam” uma empresa, elaborando o seu plano de negócio e respondem a desafios lançados por representantes de empresas e organizações convidadas.

PwC / i2S Weekend

Durante um fim de semana, as equipas de estudantes têm a oportunidade de trabalhar com uma consultora de renome de forma a resolver problemas reais com que uma grande empresa se depara atualmente. Este evento pretende que os alunos tenham um contacto com o mundo de trabalho, desenvolvendo competências pessoais e profissionais.

Ca$h-in Challenge

O Ca$h-in Challenge é, de todos os eventos que a Católica Students’ Corporation organiza, o principal evento do ano. Pretende criar oportunidades para todos os estudantes terem contacto com temáticas que não fazem parte do programa curricular, complementando-o.

O evento tem a duração de 3 dias, em formato retiro, numa cidade de Portugal. Edições passadas contaram com o apoio da PwC, EDP, Startup Pirates, Torke, Banco Alimentar entre outras organizações conhecidas no panorama nacional. Também este projeto ganhou o prémio de projeto inovador do ano no JeniAL 2013.

FEG Strategy Academy

A FEG Strategy Academy procura desenvolver competências de análise, resolução de problemas e comunicação através da metodologia dos casos de estudo. Com o propósito de permitir uma ainda maior aplicabilidade dos conteúdos que compõem as Licenciaturas da FEG, a Strategy Academy participa em competições internas à Católica Porto e a nível internacional que potenciam a projeção dos alunos da Católica Porto Business School.

Office Explorers

Com o objetivo de aproximar os estudantes ao mercado de trabalho, as visitas do projeto OfficeExplorers, dinamizado pela Católica Students’ Corporation, procuram levar os alunos da Católica Porto Business School a conhecer o mundo das empresas e a apostar num valioso networking para o seu futuro profissional. Em 2012-13, nas áreas da Economia e Gestão, os estudantes tiveram a oportunidade de visitar a Deloitte, o Yeatman Hotel e a Sociedade Portuguesa de Inovação.

Católica Porto Business Alumni

A ligação à Universidade mantém-se para além da conclusão da Licenciatura. A Católica Porto Business Alumni, associação dos antigos alunos, mantém viva a relação entre a Universidade e os seus antigos estudantes, contribuindo para a construção de uma Universidade de excelência. Conta com mais de 2000 membros ativos, gestores, economistas e empreendedores, trabalhando em 5 continentes e 30 países diferentes, nos mais diversos setores de atividade, que trocam conhecimentos e experiências e discutem tendências na indústria e serviços e oportunidades de negócio.

Referência para os empregadores

A formação proporcionada pela Católica Porto Business School aos seus estudantes é amplamente reconhecida pelo mercado de trabalho. A abordagem holística na formação dos estudantes permite a diferenciação dos recém-licenciados da Católica Porto Business School num mercado de trabalho em rápida mudança e extremamente competitivo e exigente. A permanente atitude de ligação ao mercado de trabalho aliada à preparação e formação dos estudantes justificam as tão elevadas taxas de empregabilidade, mesmo num contexto difícil como o que vivemos atualmente.

As empresas e organizações acompanham os estudantes e os seus percursos escolares, acolhem-nos em estágios de verão e proporcionam-lhes ofertas firmes de emprego ainda antes da conclusão do curso.

A Católica Porto Business Alumni tem também um papel fundamental nesta ligação ao mercado de trabalho. Os nossos antigos estudantes, espalhados pelos vários setores de atividade em Portugal e no mundo, são verdadeiros embaixadores no acolhimento dos recém-licenciados e no apoio e acompanhamento em processos de internacionalização.

Principais empresas empregadoras

Top 5
  1. PwC
  2. Sonae (MC, Sierra,Indústria)
  3. Parfois
  4. Deloitte
  5. NOS
Outras entidades empregadoras
  • 32 Senses Group
  • A. Barbosa & Lda.
  • A. Montesinho Turismo
  • ABBOT
  • Abílio T. Carneiro & Filhos Lda.
  • Acembex
  • ACCENTURE (Grupo RAR)
  • Active Bank
  • Adidas Group
  • AEP
  • ALLIANZ
  • APICCAPS
  • Ascendi
  • Banco Carregosa
  • Banco Santander
  • BBDOURO
  • Novo Banco
  • BOSCH
  • BPI
  • Caixa Geral de Depósitos
  • CAPGEMINI
  • CATIM
  • DANONE
  • Colep
  • Decathlon
  • Deutsche Bank
  • EDP
  • Grupo Trofa Saúde
  • EFACEC
  • Ernest & Young
  • Galp Energia
  • Grupo CH
  • Grupo Entreposto Moçambique
  • GRUPO GOUCAM
  • GRUPO LENA
  • Grupo Nors
  • Grupo Visabeira
  • HBFuller
  • Hospital da Trindade
  • HOTEL RITZ 4 SEASONS
  • INDITEX
  • Infomercado
  • Unicer
  • IPO PORTO
  • JACOLI - Trading & Consulting
  • KPMG
  • Lactogal
  • LI & Fung (Portugal)
  • Michael Page
  • Microsoft
  • Ministério dos Negócios Estrangeiros
  • Foreign Offices Ministery
  • Mota Engil
  • Orey Capital Partners - Orey Mozambique
  • PINGO DOCE - GRUPO JERÓNIMO MARTINS
  • Randstad
  • Salvador Caetano - Toyota Caetano Portugal
  • Siemens
  • Teixeira Duarte Distribuição
  • Tranquilidade
  • TRATERME - TRATAMENTOSTÉRMICOS, LDA.
  • TRIPLE A - CAPITAL & FINANCE
  • VAT Systems
  • Venerável Irmandade Nossa Senhora da Lapa - Hospital da Lapa
  • Vieira de Castro
  • YAZAKI SALTANO

Possibilidade de prosseguir estudos

Os recém-licenciados que decidem prosseguir estudos de 2.º ciclo, permanecem na Católica Porto ou ingressam noutras Universidades quer nacionais, quer internacionais de topo. Escolhem esta via para iniciar uma carreira internacional. London Business School, London School of Economics, Lancaster University, Barcelona Graduate School of Economics ou a ESADE Business School são algumas das escolas que acolhem os alunos, servindo de porta de entrada para um novo mundo profissional.5

5 Fonte: Observatório de Empregabilidade (OE) 2014. As estatísticas referem-se aos alunos que decidiram pelo prosseguimento de estudos após o final da Licenciatura (44% do total de licenciados).

Saiba mais 

Conjunto de infraestruturas

A Católica Porto tem várias infraestruturas e serviços de apoio aos estudantes.

Biblioteca e Gestão da Informação

Tem uma diversificada e atualizada coleção de obras bibliográficas nas áreas da Economia e Gestão, um conjunto de recursos eletrónicos que compreendem revistas científicas e de divulgação (mais de 60 000), bases de dados estatísticos e/ou económicos e empresariais e um Centro de Documentação Europeia. Estes serviços formam e apoiam o estudante na pesquisa, seleção e interpretação da informação.

Estudantes e Empregabilidade

Apoia o estudante em múltiplas dimensões:

  • Acolhimento e integração, consulta psicológica, programa de metodologia de estudo, informações sobre alojamento para estudantes;6
  • Financiamento com bolsas sociais, oportunidades de colaboração na Universidade e informações sobre crédito bancário;
  • Organização de atividades não letivas de enriquecimento pessoal e curricular;
  • Transição para o mercado de trabalho e desenvolvimento do percurso profissional.

(Oficinas de Empregabilidade), mediação de ofertas de emprego de instituições externas, apoio na obtenção de estágios de curta duração e organização de eventos promotores da empregabilidade.

Mobilidade e Relações Internacionais

Com o objetivo de promover e facilitar a mobilidade internacional de estudantes, o Serviço de Mobilidade e Relações Internacionais disponibiliza informação, orientação e apoio no que respeita a programas de mobilidade e oportunidades internacionais.

6 Relativamente a alojamento para estudantes, Estudantes e Empregabilidade tem uma lista com alternativas de alojamento na proximidade do campus Foz da Católica Porto. As rendas de quartos variam entre 175-250 €/ mês. A Pousada da Juventude do Porto (10 minutos a pé) é uma boa alternativa para um alojamento temporário.

Sistemas e Tecnologias de Informação

Dispõe de uma plataforma tecnológica de apoio ao ensino e à aprendizagem na sua versão mais evoluída e atualizada. Este suporte permite ao estudante a interação com conteúdos, equipas docentes e colegas em qualquer dia do ano ou hora do dia.

Através deste recurso o estudante pode:

  • Ser notificado das suas tarefas nas redes sociais que frequente como, por exemplo, o facebook;
  • Realizar testes formativos ou sumativos on-line;
  • Ter áreas de trabalho em grupo com troca de ficheiros;
  • Ter email, blog e fórum;
  • E muitas outras atividades pedagógicas realizadas on-line
Spinlogic – Empreendedorismo Tecnológico na Católica Porto

Um conjunto de atividades e projetos desenvolvidos por uma rede institucional liderada pela Católica Porto num forte envolvimento de estudantes e parceiros externos com docentes, no sentido de gerar projetos diferenciados, de base tecnológica, com elevado valor acrescentado e com uma forte componente de inovação. A rede inclui três incubadoras de base tecnológica nos setores Agroalimentar, Ambiental, da Saúde e das Artes e Tecnologias, com capacidade para apoiar o desenvolvimento de mais de trinta projetos empresariais de empreendedorismo de base tecnológica. Pretende desenvolver um empreendedorismo eficaz com impacte tecnológico e económico a nível nacional e tendo os seguintes eixos de intervenção: BioSpin (bio-economia); ArtSpin (indústrias criativas); SocialSpin (economia social); GesSpin (áreas transversais)

Restaurantes, Cantinas e Bares

O campus Foz da Católica Porto tem uma cantina, dois bares e um restaurante panorâmico.

A cidade do Porto

Com uma herança arquitetónica de excecional qualidade, o centro histórico do Porto foi declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, em 1996. São muitos os locais de interesse para visitar. Para além do centro histórico, o Museu de Serralves, a Casa da Música, o Teatro Nacional São João são locais de referência no que toca à oferta cultural da cidade. Livrarias de referência, como a Lello, grupos de teatro, galerias de arte na Rua de Miguel Bombarda, restaurantes, bares, cafés e clubes completam a oferta cultural e lúdica da cidade.

Em 2014 e pela segunda vez, a cidade do Porto é eleita como o “Melhor Destino Europeu” pela European Consumers Choice. Tinha já ganho este prémio em 2012, e em 2013 o New York Times recomenda o Porto como cidade a visitar.

O campus Foz da Católica Porto, onde se situa a Católica Porto Business School, está localizado na zona nobre da cidade, perto da praia, dos Jardins de Serralves e do Parque da Cidade.

Alguns links com interesse:

www.casadamusica.com

www.serralves.pt

www.coliseudoporto.pt

www.tnsj.pt

www.pousadasjuventude.pt

www.cm-porto.pt

www.metrodoporto.pt

www.stcp.pt

Planos de Estudo
EconomiaGestão
1º SemestreMatemática I
Sistemas de Informação e Tecnológicos
Microeconomia
Introdução ao Estudo da Empresa
Sociologia Económica
2º SemestreMatemática II
Filosofia Social e Ética
Macroeconomia
Contabilidade Financeira
Projeto Multidisciplinar I
3º SemestreEstatística
Moeda e Mercados Financeiros
Complementos de MicroeconomiaEconomia da Empresa
Complementos de MacroeconomiaComplementos de Contabilidade Financeira
Projeto Multidisciplinar II
4º SemestreEconomia Portuguesa e Europeia
Finanças Empresariais
Direito Empresarial
Econometria IMétodos Quantitativos Aplicados à Gestão
Economia InternacionalComportamento Organizacional
5º SemestreEconometria IIContabilidade de Gestão
Economia do DesenvolvimentoFiscalidade
Economia e Políticas PúblicasGestão de Marketing
Economia do TrabalhoHistória e Iniciativas Empresariais
Optativa Livre IOptativa Livre I
6º SemestreEconomia IndustrialGestão Internacional
Economia Financeira InternacionalGestão de Operações
História do Pensamento EconómicoOrganização e Política de Gestão
Optativa Livre IIOptativa Livre II
Projeto Final Gestão/EconomiaProjeto Final Gestão/Economia

Para saber mais sobre os planos de estudo por favor clique aqui.

FAQ's sobre os planos de estudos aqui.

FAQ's relativas à Mobilidade Internacional aqui.

Strategic Leadership Hub

O Strategic Leadership Hub (SLH) é uma aposta inovadora da Católica Porto Business School na área de desenvolvimento de soft skills e na ligação ao tecido empresarial e a toda a rede business alumni. Intervém transversalmente nos vários ciclos de ensino (Licenciaturas e Mestrados) e na formação de executivos. Saiba mais aqui sobre o SLH.

Nas diversas iniciativas do SLH, os estudantes de 1º ciclo são incentivados a envolverem-se em experiências curriculares e extracurriculares que potenciem a sua diferenciação, através do esforço das suas competências transversais, e estimulem a aproximação progressiva às práticas do mercado de trabalho. O SLH disponibiliza aos estudantes das licenciaturas em Economia e Gestão diversas modalidades de intervenção:

Coaching
Coaching Individual

O Coaching Individual tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes da Católica Porto Business School. Trata-se um processo totalmente personalizado e gratuito que procura responder às necessidades e pedidos de cada estudante. Neste sentido pode intervir em diferentes dimensões como a exploração vocacional, orientação de carreira, balanço de competências e realização de um plano de ação, alunos em risco de prescrição, métodos de estudo, competências de comunicação oral, competências de relacionamento interpessoal, entre outras.

Inscrições abertas ao longo do ano letivo.

Para mais informações contacte a equipa do SLH:
slh@porto.ucp.pt
226 196 223
226 196 253

Coaching de Equipa

O Coaching de Equipa tem como objetivo promover as competências de trabalho em equipa de qualquer grupo de trabalho constituído no âmbito de uma disciplina ou de atividade extracurricular da Católica Porto Business School.

Cada grupo é incentivado a analisar a sua eficácia grupal e a encontrar estratégias de recuperação e melhoramento, sendo também fomentada, ao longo de todo o processo, a comunicação assertiva entre os elementos da equipa, resolução de problemas e a gestão de conflitos. No momento final, é promovida uma reflexão sobre as competências desenvolvidas como equipa, bem como, uma auto e hetero avaliação.

Inscrições abertas ao longo do ano letivo.

Para mais informações contacte a equipa do SLH:
slh@porto.ucp.pt
226 196 223
226 196 253

Coaching associado às Disciplinas de Projeto

O Coaching Associado às Disciplinas de Projeto visa a otimização do desempenho dos estudantes na resposta aos desafios colocados pelas disciplinas de Projeto Multidisciplinar I, Projeto Multidisciplinar II e Projeto Final. Tal como as próprias disciplinas esta modalidade de coaching também se organiza em torno dos eixos “pensar, comunicar e agir”.

Inscrições abertas consoante indicação disponível na ficha de cada disciplina.

Para mais informações contacte a equipa do SLH
slh@porto.ucp.pt
226 196 223
226 196 253

Workshops de Desenvolvimento de Competências Transversais

Os workshops de desenvolvimento têm como objetivo o desenvolvimento de competências transversais dos estudantes do 1º ciclo.

Dinamizados por especialistas, estes workshops promovem o desenvolvimento de competências fundamentais em momentos de interação com empresas, tais como liderança, comunicação persuasiva, tomada de decisão, trabalho em equipa, planeamento e organização. Alguns destes workshops destinam-se também à exploração das diferentes áreas da economia e gestão, constituindo um importante momento de aproximação à profissão e orientação de carreira.

Inscrições abertas após a divulgação de cada workshop.

Para mais informações contacte a equipa do SLH
slh@porto.ucp.pt
226 196 223
226 196 253

(En)Cena

O (En)Cena permite realizar a simulação de uma apresentação oral e obter um feedback personalizado com vista à melhoria do seu desempenho. O feedback fornecido é sobre dimensões da comunicação oral, permitindo reforçar estas competências.

Pode ser solicitado, em qualquer momento do ano letivo, por um estudante ou por um grupo de estudantes, dependendo da modalidade do trabalho a apresentar.

A participação efetiva no (En)Cena apenas se garante com a apresentação devidamente concluída e mediante a disponibilidade do serviço.

Inscrições abertas ao longo do ano letivo.

Para mais informações contacte a equipa do SLH
slh@porto.ucp.pt
226 196 223
226 196 253

Estágios de Verão

O Strategic Leadership Hub é responsável pela angariação proactiva de estágios de verão para os estudantes premiados na disciplina de Projeto Multidisciplinar II. Estes estágios, com uma duração mínima de 6 semanas e 210 horas, permitem ao estudante um primeiro contacto com o mercado de trabalho e uma aproximação entre os conhecimentos adquiridos nas aulas e a sua aplicabilidade prática.

Os estágios de verão angariados pelo Strategic Leadership Hub, em contexto nacional ou internacional, cumprem todos os requisitos para equivalência à disciplina de Projeto Final de Estágio (caso o estudante cumpra também os requisitos definidos à data de início do estágio).

O concurso de estágios é publicado anualmente no início do mês de maio.

Para mais informações contacte a equipa do SLH
slh@porto.ucp.pt
226 196 223
226 196 253

Career Day for Undergrads & Masters

O Career Day tem como principal objetivo apresentar os finalistas da Católica Porto Business School ao mundo empresarial, assumindo-se como uma oportunidade única de networking e recrutamento para as empresas presentes, que podem identificar candidatos com potencial para integrar em algum processo de recrutamento em curso.

O Career Day permite ao estudante finalista a possibilidade de participar em workshops, passar por speed interviews com empresas e assistir a um seminário de encerramento sobre um tema relevante ligado à carreira profissional.

Inscrições abertas anualmente, após divulgação da iniciativa.

Para mais informações contacte a equipa do SLH
slh@porto.ucp.pt
226 196 223
226 196 253

Mobilidade Internacional

Academic Offer in English (2017-2018)

CoursesFall SemesterSpring SemesterECTS
Mathematics IX6
Information and Technological SystemsX6
MicroeconomicsX6
Introduction to Business StudiesX6
Mathematics IIX6
Social Philosophy and EthicsX6
MacroeconomicsX6
Economic SociologyX6
StatisticsX6
Money and Financial MarketsX6
Microeconomics IIX6
Macroeconomics IIX6
Managerial EconomicsX6
Portuguese and European EconomyX6
Corporate FinanceX6
Econometrics IX6
International EconomicsX6
Applied Quantitative MethodsX6
Organizational BehaviourX6
Econometrics IIX6
Development EconomicsX6
Economics and Public PolicyX6
Labour EconomicsX6
Marketing ManagementX6
Industrial EconomicsX6
International Financial EconomicsX6
History of Economic ThoughtX6
International ManagementX6
Operations ManagementX6
Organization Theory and BusinessPolicyX6
Decision Making (Elective)X6
Social Economics (Elective)X6
Environmental Economics (Elective)X6
New Marketing Trends (Elective)X6
Total ECTS102102204

How to Apply for an Exchange Period

  • Partner Home Institution officially informs Mobility and International Relations Office about students’ nominations;
  • Mobility and International Relations Office send updated information about application procedures to the new exchange students and their Home Institution;
  • Mobility and International Relations Office receives students’ applications, including study plans that will be approved by the Católica Porto Business School.

Deadlines and Academic Calendar (2017-2018)

Fall Semester
Foreign Students' Admission (Fall Semester / Full Year)15th May
Reception Week6th September – 8thSeptember
Fall Semester11th September – 15th December
Final Exams21st December – 22nd December
3rd January – 13th January
18th January – 24th January (Re-Sit)
Spring Semester
Foreign Students' Admission (Spring Semester)15th October
Reception*1st – 2nd February
Spring Semester5th February – 25th May
Final Exams4th June - 16th June
25th June – 30th June (Re-sit)
Holidays
Christmas Holidays23rd December – 2nd January
Easter Holidays27th March – 2nd April
Academic Week Break7th May - 13th May
*Reception days will be confirmed later

Institutional and Departmental Exchange Contacts

Católica Porto Business School (Academic and Católica Porto Business School information)

Sofia Salgado Pinto - Dean
ssalgado@porto.ucp.pt
+351 22 6196294 / 91

Francisca Guedes de Oliveira - Associate Dean (MSc Programmes)
foliveira@porto.ucp.pt
+351 22 6196294 / 91

Raquel Campos - Associate Dean (Undergraduate Programmes)
rcampos@porto.ucp.pt
+351 22 6196294 / 91

Rita Ribeiro - Associate Dean (Quality and Internacionalization)
rmribeiro@porto.ucp.pt
+351 22 6196294 / 91

Maria João Marques - International and Erasmus Coordinator
mjmarques@porto.ucp.pt
+351 22 6196294 / 91

Catholic University of Portugal - Porto (Mobility and International Relations)

Magda Ferro - Coordinator
international@porto.ucp.pt
+351 22 6196286

Programmes Open to Incoming Students

Courses Attendance Requirements

No particular requirements are demanded, but a good knowledge of English language is needed (First Certificate - Level B2).

A minimum of 10 students are required to register for the opening of courses taught in English. If the minimum number of students do not enroll, courses may still open, but under a tutorial regime.

General Assessment Rules

General Assessment Rules Schematics

Important remark

All exams will be held at Católica Porto Business School, according to the academic calendar previously established, and no exceptions will be admitted in what regards dates’ postponements or anticipations, or exams’ location.

Exchange Partners

Belgium

Brasil

Canada

China - Macau

Czech Replubic

Denmark

Finland

France

Germany

Hungary

Italy

Japan

Lithuanian

Netherlands

Poland

Republic of Croatia

Romania

South Korea

Spain

Sweden

Turkey

United States of America

Carreiras
Gráfico 1

A larga maioria dos diplomados em situação de emprego, cerca de 92%, considera estar a desempenhar atividade profissional

Gráfico 2

Mais de metade dos diplomados em situação de emprego desempenham a sua atividade em grandes organizações (54%)

Gráfico 3

Dos diplomados em situação de emprego, 80% trabalham na Região Norte

Gráfico 4

Os diplomados que trabalham no estrangeiro encontram-se nos seguintes países: Reino Unido (37,5%), Alemanha (12,5%), Bélgica (12,5%), Luxemburgo (12,5%), Brasil (12,5%) e Bangladesh (12,5%).

Gráfico 5

37% dos diplomados encontra-se em prosseguimento de estudos

Gráfico 6

Distribuição dos diplomados em situação de emprego por setores de atividade: Comércio e Distribuição (25,4%), Outro setor (21,1%), Outras atividades de Serviços (16,9%), Indústria (14,1%), Consultoria, Auditoria e Estudos (12,7%), Banca, Corretoras e Seguros (9,9%).

Experiência

Estudar na Católica Porto não é apenas uma experiência enriquecedora do ponto de vista curricular. Existe uma grande variedade de possibilidades que os estudantes podem abraçar para continuar o seu crescimento em áreas que não são normalmente abrangidas durante as aulas.

A Católica Porto Business School beneficia de uma relação próxima com o tecido empresarial, que é ponto de partida para inúmeras atividades em conjunto com empresas, tais como como estágios de verão, summer schools e atividades de job-searching como o Career Day for Undergrads. O Strategic Leadership Hub é o responsável por essa relação entre alunos e entidades.

Para aplicação de conhecimentos durante o curso, existe também a Católica Students’ Corporation, uma empresa-júnior formada por alunos da Católica Porto e que serve como uma ponte entre o meio académico e profissional. Nela, os estudantes podem começar a aplicar o conhecimento e experiência adquiridos nas aulas em serviços prestados a entidades externas.

Com um espectro de ação mais amplo, a UDIP – Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa - é um esforço conjunto de docentes, colaboradores e alunos para fomentar o crescimento pessoal de todos os membros da comunidade, através da promoção de iniciativas solidárias, espirituais, culturais, sociais e desportivas. A CASO - Católica Solidária (dinamiza o voluntariado na Comunidade interna,), o GAS África (voluntariado em África nos meses de Verão), a Católica Porto Team (grupo de desporto) , o Caminho de Santiago são alguns exemplos de iniciativas promovidas no âmbito da UDIP.

Caso pretenda obter mais informações sobre a UDIP clique aqui.

Ser membro de uma das tunas é também uma excelente maneira de complementar a vida académica. A TUCP – Tuna da Universidade Católica Portuguesa do Porto – é uma das tunas mais premiadas e acarinhadas do país, com actuações nos maiores palcos nacionais, como o Coliseu do Porto e o Theatro Circo, contando já com várias digressões internacionais. Em 2015 celebrou 25 anos de história. De igual forma, a TFUCP - Tuna Feminina da UCP, está quase a completar um quarto de século de existência. Enquanto grupo musical académico, já possuem dois álbuns editados e muitas viagens nacionais e internacionais. Para pertencer a qualquer uma das tunas não é preciso saber música, basta ser aluno de qualquer uma das escolas da Católica Porto e ter vontade de o fazer.

Estes são apenas alguns exemplos de atividades que podem ser abraçadas pelos estudantes da Católica Porto. As possibilidades são infinitas!

Testemunhos

Luísa Freitas

Luísa Freitas

Licenciatura em Economia 2010-2013 - Policy Research, Analysis and Advice Intern

OECD Development Centre

Durante os três anos em que estive na Católica Porto Business School, encontrei na faculdade o apoio necessário para desenvolver as competências necessárias a uma carreira internacional. Neste momento estou a terminar um mestrado internacional, tendo também desenvolvido um início de carreira na OCDE e nas Nações Unidas. Ao longo da licenciatura, e exatamente através do apoio do SLH, estagiei na Deloitte e envolvi-me em vários concursos e eventos, como o Global Management Challenge e o Leadership Tournament. Estas experiências permitiram-me desenvolver competências transversais muito valiosas para o mercado de trabalho, como a comunicação oral, o pensamento crítico e a liderança. Paralelamente, nas sessões de coaching individual, pude discutir como melhor avançar o meu percurso. Nas reuniões encontrei um espaço onde dialogar abertamente sobre encontrar soluções que se adequassem ao que eu pretendia para o futuro e àquilo que o mercado de trabalho exige. Não tenho dúvidas que o SLH continuará a dar aos alunos a perspetiva de formação transversal que é essencial para todos os profissionais.

ver mais read more fechar close
Daniel Morgado

Daniel Morgado

Licenciatura em Gestão 2013, Human Resources

Grupo Trofa Saúde, 2015

Desde o primeiro contacto com a Católica Porto Business School senti que um dos objetivos fulcrais da instituição era fomentar uma aproximação com o mercado de trabalho. Tal é conseguido graças à conjugação de diversos fatores, nomeadamente o envolvimento do corpo docente, que está imbuído de um espírito de cooperação e apoio aos estudantes. Paralelamente às componentes teóricas, as unidades curriculares práticas possibilitam desenvolver competências pessoais, principalmente as soft skills, que são altamente valorizadas pelas entidades empregadoras. Entre elas, saliento o foco no trabalho em equipa, comunicação e assertividade.

Por tudo isto, não obstante a elevada taxa de desemprego que flagela o nosso País, aquando do meu terminus da licenciatura não senti qualquer dificuldade em conseguir emprego. Fui de imediato recrutado pela empresa Parfois e iniciei o Mestrado em Gestão. Após 20 meses a colaborar com a Parfois iniciei um novo projeto no Grupo Trofa Saúde.

ver mais read more fechar close
Diana Alexandra Silva Nogueira

Diana Alexandra Silva Nogueira

Licenciatura em Gestão

O coaching individual é, sem dúvida, uma excelente ferramenta que temos ao nosso dispor durante a licenciatura. É totalmente adaptável a cada um de nós e às nossas questões, tornando- se assim num processo personalizável. Trabalhamos desde uma análise curricular, à preparação para entrevistas e desafios em grupo, passando pela reflexão sobre o nosso futuro, alcançando assim excelentes resultados que permitem o nosso crescimento pessoal. É interessante perceber que com o acompanhamento do SLH, assistimos ao desenvolvimento das nossas competências individuais que serão muito importantes para o nosso futuro profissional, mais concretamente para a procura de emprego. Recomendo a todos os colegas que se inscrevam e que aproveitem um dos melhores serviços que a Católica Porto Business School coloca ao nosso dispor. Tenho a certeza de que serão acompanhados por excelentes profissionais que vos ajudarão a alcançar os vossos objetivos.

ver mais read more fechar close
Cristina Marques

Cristina Marques

Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, 2015

O Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) tem colaborado com a Católica Porto – Católica Porto Business School no âmbito da disciplina Projeto Multidisciplinar II, envolvendo empresas da fileira do Calçado, que nos últimos anos têm aberto as portas aos alunos e com eles têm partilhado o seu percurso, nomeadamente em termos de estratégia e gestão de recursos humanos, para além da visita às instalações e acompanhamento do processo produtivo.

O CTCP tem também recebido estudantes em estágios de Verão, que se têm distinguido pela capacidade de análise, objetividade, dinamismo e persistência na obtenção de resultados e tem ainda participado como júri em Projeto Final, que permite contactar com os alunos numa fase mais avançada da sua formação, e verificar a sua evolução muito positiva.

Todos estes tipos de colaboração têm sido muito gratificantes e sempre assumidos como muito relevantes, porque corroboramos a vossa preocupação em preparar os alunos para o mercado de trabalho e porque nos dão a possibilidade de os contactarmos e lhes podermos apresentar a fileira do calçado, que está recetiva a contar no futuro com as competências que desenvolvem na formação que lhes é proporcionada.

ver mais read more fechar close

Candidaturas

Para efetuar a sua candidatura, aceda aqui ao portal do candidato da Católica Porto.

Propinas

Propinas e financiamento (ano letivo 2016-17)

As propinas mensais são definidas em função do número de ECTS correspondentes às disciplinas em que o aluno está inscrito no semestre (mínimo 18 ECTS). Em cada semestre é devido o pagamento correspondente a 5 mensalidades. Se o aluno seguir o plano de estudos normal 1 semestre = 30 ECTS.

Ensino secundário português / habilitação legalmente equivalenteTitulares / Transferência / Mudança cursoMaiores 23 anos
Taxa Candidatura145 €270 € (proveniente de fora da UCP)
150 € (proveniente da UCP)
180 €
Taxa de Matrícula360 € (inicial) | 265 € (subsequente)
Valor de 1 ECTS por mês16,25 €
Propina mensal (30 ECTS)487,50 €
Propina semestral (30 ECTS)*2.437,50 €
Propina anual (30 ECTS)**4.875,00 €

* Aplica-se um desconto de 1,5% sobre este valor para pagamentos a pronto de um semestre.

** Aplica-se um desconto de 2% sobre este valor para pagamentos a pronto de um ano letivo.

As informações relativas a taxas e propinas no âmbito do Estatuto do Estudante Internacional deverão ser obtidas junto dos Serviços Académicos (admissions@porto.ucp.pt). Para este efeito, é considerado estudante internacional qualquer candidato que não tenha nacionalidade portuguesa nem de nenhum outro Estado-Membro da União Europeia, exceto nas situações previstas no Regulamento de Aplicação do Estatuto do Estudante Internacional.

Bolsas de mérito

As bolsas de mérito atribuídas aos melhores estudantes permitem-lhes obter isenção total (100%) ou parcial (50%) de pagamento de propinas até ao limite de 30 ECTS por semestre. Um bom estudante paga menos na Universidade Católica do que na universidade pública.

São elegíveis os candidatos titulares de um curso do ensino secundário português ou titulares de habilitação legalmente equivalente (obtida em Portugal ou no estrangeiro) com melhor nota de candidatura e que cumpram os seguintes requisitos:

  • Bolsa de mérito de 100% - nota de candidatura ≥ 160 pontos (0 a 200)
  • Bolsa de mérito de 50% - nota de candidatura > 150 e < 160 pontos (0 a 200)
  • Bolsa de mérito de 25% - nota de candidatura = 150 pontos (0 a 2000)

Existem bolsas de continuidade dependendo do desempenho académico dos alunos.

Existem outros apoios para pagar as propinas

Para além destes apoios, destinados a remunerar o mérito individual, existem outros mecanismos para financiar os estudos na Universidade Católica: bolsas sociais, a possibilidade de desempenhar atividades remuneradas em serviços da universidade - e.g., biblioteca, centros de estudos – e crédito bancário. Para mais informações sobre estes apoios, contactar Estudantes e Empregabilidade (ee.bolsas@porto.ucp.pt).

Perguntas Frequentes

    Contactos

    Para qualquer questão relacionada com as Licenciaturas por favor contacte:

    Direção das Licenciaturas

    Raquel Campos Franco
    rcampos@porto.ucp.pt

    Assessoria da Direção

    Teresa Alves de Sousa
    mtsousa@porto.ucp.pt
    226 196 269

    Liliana Jesus
    ljesus@porto.ucp.pt
    226 196 232

    Contacte-nos