Ana Côrte-Real - Diretora Adjunta da Formação Executiva Ana Côrte-Real - Diretora Adjunta da Formação Executiva
Ana Côrte-Real Ana Côrte-Real Diretora Adjunta da Formação Executiva acortereal@porto.ucp.pt

Não há duas empresas iguais e cada negócio tem as suas especificidades. E isso é de extrema importância quando se trata do desenvolvimento de formação à medida dos quadros e colaboradores da empresa.

A Católica Porto Business School está preparada para trabalhar com cada empresa para o desenho de programas customizados às suas necessidades e objetivos. Cada programa resulta da articulação de experiências e conhecimento entre a Católica Porto Business School e cada organização cliente, resultando numa parceria escola-empresa que permite o desenho de programas potenciadores de desenvolvimento e de reforço de valores e cultura para as empresas, e de conhecimento aplicado para a escola. Esta é a base do reconhecimento que a Católica Porto tem tido na oferta de programas intra empresa.

Os programas customizados realizados pela Católica Porto Business School resultam de um processo iterativo que passa por cinco fases..

Esquema Fases da Formação Customizada

Contextualização com a estratégia

A Escola promove encontros de reflexão entre o Diretor Científico do programa e o Cliente para acertar o modelo, a duração, o funcionamento e o conteúdo do programa, de modo a garantir o alinhamento entre a organização e a estratégia e assegurar condições para o seu bom desempenho.

Diagnóstico da Formação

Numa segunda fase, é feito o diagnóstico de formação que resulta do processo conjunto da 1ª fase.

Desenho do Programa

Após a contextualização com a estratégia e a correta definição das necessidades de formação, é feito o desenho do programa. Define-se o seu âmbito, estrutura e os conteúdos detalhados de cada módulo que são objeto de uma especificação fina (i.e., elaboração de fichas de disciplina). Os conteúdos são discutidos entre o Docente responsável e um Colaborador do Cliente (i.e., o sponsor empresarial), por forma a ajustar os temas, os exercícios e os casos para discussão às necessidades e à realidade concreta do cliente.

Execução do Programa

Na quarta fase, de execução do programa, a Escola está apta para auxiliar o cliente, numa lógica de gestão de talento, participando no processo de seleção de candidatos, providenciando informação sobre o seu desempenho e envolvendo colaboradores da própria organização no processo formativo.

Balanço Final e Follow-Up

A fase de balanço final e de follow-up consiste num processo de melhoria contínua, que companha a execução e produz um relatório final de síntese de todo o processo. Em programas de universidades corporativas recorrentes, os contributos do balanço final são incorporados em edições subsequentes do programa. Sob determinadas circunstâncias, os programas de universidades corporativas podem dar continuidade em programas que conferem grau académico.

A realização desta formação pela Católica Porto Business School permite a acumulação de créditos que possibilita que o aluno continue o seu percurso formativo em outros programas da nossa Business School.

ver mais read more fechar close
TestemunhosTestimonials
  Ana Salomé

Ana Salomé

Diretora do Capital Humano e Comunicação Corporativa

Grupo Nors

Na Nors, estamos bem cientes do enorme potencial de mudança e evolução que a formação incorpora.

O "TO BE PROGRAM", designação dada ao Programa de Desenvolvimento de Colaboradores de Elevado Potencial do Grupo Nors, é o resultado de uma parceria muito bem-sucedida entre a Católica Porto Business School e o grupo Nors.

Trata-se de um programa desenhado de forma totalmente customizada, que permitiu combinar a excelente reputação e experiência da Católica Porto Business School, na formação executiva, com o conhecimento que a empresa e os seus dirigentes têm da realidade do negócio, da identidade e especificidades que tornam o grupo Nors único.

ver mais read more fechar close
Júlio Martins

Júlio Martins

Sales and Market Management Director

Sogrape Vinhos, SA

O Programa de Formação Customizada foi uma experiência muito gratificante quer do ponto de vista profissional quer pessoal.

Neste tempo de grande mudança e competitividade é importante que as empresas apostem no reforço das competências dos colaboradores.

A Formação Customizada tem a grande vantagem de o fazer em equipa, num ambiente informal e dirigido por um conjunto de docentes de altíssimo nível e identificado com o mundo empresarial, promovendo a criatividade e uma consciência comum das melhores práticas adaptadas ao negócio, impactando nas decisões operacionais e estratégicas.

Senti que a Formação Customizada me ajudou a refletir na relevância das minhas decisões e opções enquanto líder de equipa mas também contribuindo transversalmente na organização com uma visão mais atual da gestão.

ver mais read more fechar close
Helena Seruca

Helena Seruca

Diretora Coordenadora

Banco Carregosa

O Banco Carregosa desenvolveu em colaboração com a Católica Porto Business School um curso especificamente desenhado para as necessidades de formação das nossas equipas comerciais. Foi um bom momento de aprendizagem e de revisão de conceitos. O apoio disponibilizado por este curso, com docentes de excelência, permitiu potenciar ao máximo a aprendizagem e o enriquecimento dos alunos.

Após 25 anos de experiência profissional nas áreas financeira e bancária, considero a experiência enriquecedora, com forte impacto no reforço da confiança individual para desafios futuros, num mundo cada vez mais complexo, competitivo e exigente.

Reforcei e adquiri competências que considero cruciais para a minha função de direção/gestão. Fez-me olhar de uma forma diferente e ainda mais crítica para tudo o que faço e a pensar melhor nos meus objetivos e na sua concretização.

ver mais read more fechar close

Empresas de Referência

Empresas que já escolheram a Católica Porto Business School

Empresas de Referência - Logótipos