MBA Executivo | Católica Porto Business School
Ana Côrte-Real - Diretora do MBA Executivo Ana Côrte-Real - Diretora do MBA Executivo
Ana Côrte-Real Ana Côrte-Real Diretora do MBA Executivo acortereal@porto.ucp.pt
Sara Carneiro Pacheco - Coordenadora Executiva do MBA Executivo Sara Carneiro Pacheco - Coordenadora Executiva do MBA Executivo
Sara Carneiro Pacheco Sara Carneiro Pacheco Coordenadora Executiva do MBA Executivo mpacheco@porto.ucp.pt
João Pedro Lima - Gestor Operacional do MBA Executivo João Pedro Lima - Gestor Operacional do MBA Executivo
João Pedro Lima João Pedro Lima Gestor Operacional do MBA Executivo jlima@porto.ucp.pt

Porquê escolher o MBA Executivo?

Esquema MBA Executivo

Novo MBA. Novo Foco. 

Um programa de liderança transformacional com a missão de desenvolver líderes que pretendam ter um impacto positivo na sociedade, melhorando a qualidade da gestão das empresas portuguesas, e internacionais.

Transforme a sua carreira. Expanda os seus horizontes. Decida-se por uma experiência de aprendizagem capaz de transformar, e de mudar, a sua vida. Encontre o seu melhor percurso de carreira.

O MBA Executivo combina um corpo de Professores de excelência, nacionais e internacionais, com a oportunidade de uma forte interação com as empresas, no âmbito do Clube de Empresas do MBA Executivo, o que reforçará a sua aprendizagem e capacidade de liderança.

Neste programa poderá ter a oportunidade de trabalhar em projetos reais oriundos de diferentes organizações, desde de start-ups tecnológicas, PMEs e grandes Grupos Empresariais.

O MBA Executivo da Católica Porto Business School oferece-lhe esta experiência de aprendizagem com base numa relação personalizada com os Docentes e com toda a equipa executiva do programa, mas sobretudo pelo acompanhamento tutorial que poderá usufruir ao longo de todo o programa.

O programa de soft-skills permitir-lhe-á o desenvolvimento de plano de carreira individual, receber feedback de desenvolvimento e reforçar as suas competências comportamentais.

E porque queremos que o MBA seja, também, fonte de alegria e de bem estar iremos desafia-lo a participar em varias atividades de teambuilding como a vela, o padel e a expressão dramática. Momentos de desenvolvimento pessoal e de diversão, absolutamente críticos, para quem compreende que o papel de um gestor não se esgota em competências técnicas.

Invista em si. Escolha o MBA Executivo da Católica Porto Business School. 

Objetivos do Programa
  • Permitir a compreensão dos três vetores que colocam os problemas da empresa em perspetiva: a eficiência, a gestão de risco, e a inovação;
  • Permitir o conhecimento dos desafios da gestão das empresas em fases distintas do seu ciclo de vida: numa start-up, nas empresas em fase de crescimento – scale-up e nas empresas maduras e complexas;
  • Promover o pensamento estratégico sob o prisma do paradigma dominante de criação de valor ;
  • Estimular a compreensão do papel da inovação nas empresas como uma resposta a alterações de contexto ;
  • Dotar os participantes de “competências de gestão” , num espaço ordenado – i.e., modelo de ensino – de partilha de experiências e iniciativas empresariais;
  • Preparar para um desempenho mais efetivo dos papéis de liderança;
  • Promover o desenvolvimento de competências transversais e fomentar a aprendizagem ao longo da vida;
  • Promover as relações profissionais e sociais entre os antigos alunos da ESADE e da Católica Porto Business School, e no âmbito do Clube de Empresas do MBA Executivo.
Destinatários

Profissionais com formações e experiências diversificadas e provenientes de vários setores de atividade, tendo em comum experiência no mundo empresarial, e que pretendam reforçar ou adquirir competências em gestão.

O MBA Executivo destina-se a gestores e quadros de empresas e instituições que procuram elevar o seu nível de competências e preencham os seguintes requisitos de admissão:

  • Ser titular de graduação superior reconhecida;
  • Possuir experiência profissional mínima de 5 anos;
  • Bons conhecimentos de língua inglesa;
  • Preferência por Realização do GMAT – Graduate Management Admission Test (requisito não obrigatório).

Duração e funcionamento

Duração

2 anos – Setembro de 2018 a setembro de 2020.

Funcionamento

1 vez por mês, a decorrer:
Quartas, quintas, sextas das 8h30 às 17h45
Sábado das 8h30 às 13h00
Atividades complementares: quintas das 18h30 às 20h00

Porquê este formato?

O MBA Executivo tem como objetivo permitir aos seus participantes a compatibilização da sua vida profissional com a vida pessoal e uma maior imersão nos processos de aprendizagem, com um menor impacto na sua atividade profissional.

Desta forma no período letivo os alunos imergem na Escola e depois poderão gerir o tempo de estudo e preparação das aulas nos restantes fins de semana. Durante o período sem aulas os alunos, divididos por grupos de trabalho, beneficiarão de acompanhamento tutorial por parte da equipa de Professores.

Estrutura

O currículo do MBA Executivo foi pensado no pressuposto de que, sendo as empresas organizações sociais (eficientes para a produção), movem-se num contexto – que muitos referem vagamente como “ecossistema” – que é impactado pelas instituições – formais e informais – que governam a sociedade e pela tecnologia. A sua existência é conceptualizada como um conjunto de contratos que, quando tomados como um todo, definem e delimitam o perímetro da empresa.

Esta formulação de empresa condiciona, em muito, a abordagem que propomos para o ensino e a prática da gestão. Para começar, enformam uma visão sobre o nascimento, o crescimento e a morte das empresas. Em nosso ver, sustentam explicações para a diversidade de soluções empresariais – ou seja, de modelos de negócio – que encontramos, na prática, internacionalmente e, quando não muitas vezes, dentro do mesmo país.

Os 3 Blocos que constituem o MBA Executivo são: 1) Starting a Business: 2) Nurture and Grow; 3)Master and Sustain.
Esquema Estrutura MBA Executivo

Zero moment - Setembro

O período de acolhimento corresponde a um momento sensível e, muitas vezes, determinante do desenrolar do curso. A Católica Porto Business School dedica especial atenção a este momento e estabelece para ele metas bem definidas: receção, apresentação e integração de todos os alunos na Escola e nas ambições do curso.

A homogeneização visa dotar os participantes - com formações e experiências profissionais diversas - de um conjunto de conceitos e técnicas que estabeleça um denominador comum considerado indispensável à aquisição de conhecimentos na área da Gestão.

Starting a Business - Setembro a março

O empreendedorismo pode ser encarado como uma procura de alternativas – ou modelos de negócio – para satisfazer uma procura latente. Conceptualmente, de um ponto de vista estritamente económico, é um processo tentativa-erro de alcançar soluções mais eficientes, isto é, que nos aproximam da fronteira de possibilidades de produção, ou provocam mesmo a sua expansão. Para um empreendedor nestas circunstâncias, as ferramentas essenciais da gestão consistem em métricas de eficiência, de criação e repartição de valor. De forma simplista, a linguagem dos negócios.

Semana internacional na Alemanha - Março

A semana internacional na Alemanha será efetuada em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Luso Alemã que organizará um road-show de visitas a empresas, em diferentes locais, e de diferentes setores, de forma a que os alunos contactem com as diferentes realidades da Alemanha.

A Alemanha é uma localização económica extremamente competitiva com numerosas facetas que é necessário compreender:

  • A sua estrutura regional, com os seus pontos fortes económicos (parcialmente motivados por razões históricas);
  • O peso das empresas de média dimensão, que muitas vezes são consideradas a coluna vertebral da economia alemã;
  • O sistema político de regionalização (isto é, 16 estados-federais com uma elevada autonomia);
  • A em geral construtiva colaboração entre empregadores / associações empresariais organizadas de forma eficiente e sindicatos fortes;
  • O sistema público-privado de cooperação com a economia para a investigação e desenvolvimento, que dá um impulso extraordinário à inovação;
  • A colaboração estreita entre o ensino, no qual se inclui a formação profissional dual com o objetivo de colocar no mercado recursos humanos qualificados de acordo com as necessidades das empresas.

…. na Semana na Alemanha estes e outros aspetos decisivos para a competitividade da Alemanha serão discutidos com a participação de diversos especialistas selecionados.

Nurture and Grow - Abril a dezembro

O aperfeiçoamento do modelo de negócio é um passo natural quando a proposta de valor ultrapassa as fronteiras da ideia, resiste ao teste de mercado e se torna evidente a necessidade enfrentar a complexidade da organização. Tal passa por compreender as interações nos vários mercados em que a empresa atua e uma melhor compreensão do seu “eu” interior, construindo um sistema de recolha e tratamento de informação consistente com a sua proposta de valor – i.e., a ética dos negócios, se esta for entendida como uma reflexão profunda sobre a criação e a repartição do valor, para o qual a empresa existe.

Master and Sustain - Janeiro a julho

Quando alcançada a escala eficiente de produção e uma adequada distribuição de riscos, a atitude da empresa passa para a garantia de continuidade de negócio, numa permanente atenção aos riscos estratégicos, que acarretam a necessidade da empresa se reajustar e – em períodos de maior turbulência – se reinventar para responder a um novo paradigma. Tem-se por objetivo deste módulo pensar para além da empresa, do espaço e do tempo mais próximos. É o desafio da sustentabilidade da empresa perante a alteração (ou ameaça de alteração) do contexto. Nele deveríamos ser capazes de ensaiar discussões emergentes, numa lógica de ensaio e experimentação.

Semana internacional na Esade - Barcelona - Setembro

Cumprindo o objetivo de exposição internacional dos alunos do MBA o MBA Executivo terá a sua semana de encerramento na ESADE, parceira da Católica Porto Business School há muitos anos. A semana de Barcelona dá atenção à realidade global de uma empresa. Trata-se aqui de proporcionar aos alunos uma experiência interativa que integra os conceitos mais relevantes da Gestão Estratégica, num jogo de simulação, acompanhado pelo corpo de professores da ESADE, que ajudará os alunos a refletir estrategicamente sobre as várias opções empresariais.

Plano de estudos

ATIVIDADES ONGOING

  • Sailing Teambuilding
  • Crassh Experience
  • Sessões com CEO's
  • Sessão Tutorial
  • Oficinas SLH
  • Seminários
  • Visita a Empresa
  • Pequeno-Almoço Millennials
Clube de empresas

A ideia de que as escolas de gestão funcionam como “aceleradores” de conhecimento por via da sua capacidade para sistematizar e estudar práticas e experiências empresariais levaram-nos a idealizar o Clube de Empresas, como uma interface universidade – empresa, uma plataforma de residência de vários projetos que partilham em comum o envolvimento das empresas no processo de formação e desenvolvimento dos gestores, tendo em vista profissionais mais bem preparados para as empresas.

O Clube de Empresas é composto por 17 empresas que irão assegurar as visitas de estudos, sessões de contacto com os seus CEOs, participação no Conselho Consultivo do MBA, participação em seminários e fornecimento de casos de estudo que suportarão os projetos de parte dos módulos letivos. O Clube de Empresas do MBA Executivo é constituído por:

Soft Skills

A diferenciação de um Gestor passa, cada vez mais, por desenvolver a sua sensibilidade em temas complementares a` dimensão mais técnica – as chamadas soft skills – e também por desenvolver um olhar crítico sobre o seu percurso e sonhos pessoais e profissionais.

Neste sentido, o MBA Executivo, com a colaboração irá manter a intervenção da Dynargie no âmbito do Soft Skills Porfolio, ainda que assente numa nova metodologia.
Transversal a` frequência deste programa teremos várias Career Sessions conduzidas pelo departamento Careers and Development, oferecidas numa lógica opcional. Os alunos do MBA Executivo podem usufruir de diferentes (4) workshops focados no desenvolvimento de carreira e na preparação para a comunicação eficaz com o mercado, tendo como principais objetivos:

  • Construção e otimização de CV em função dos objetivos de carreira;
  • Estruturação de cartas e emails de apresentação com impacto;
  • Criação de perfil e utilização da rede profissional Linkedin;
  • Otimização de estratégias de procura ativa de oportunidades;
  • Preparação de processos de recrutamento, especificamente entrevistas;
  • Desenvolvimento de competências de comunicação, nomeadamente pitch.
Avaliação 360 Graus de cada participante

Icone Avaliação 360A realização de um MBA tem, naturalmente, o objetivo de desenvolver as competências técnicas, mas tem, igualmente, o objetivo de desenvolvimento pessoal. De forma a tangibilizar o outcome do percurso do MBA Executivo da Católica Porto Business School, incluímos no início, e no fim, uma avaliação 360º. Esta avaliação pretende desenvolver competências sociais-relacionais. Através deste diagnóstico 360º (“A minha liderança”), cada participante melhora o conhecimento de si próprio/a e acede a uma sessão de coaching personalizado.

Acompanhamento Tutorial

Numa perspetiva de que o MBA é um programa generalista que cobre as diferentes áreas da gestão, o MBA Executivo, para além do seu Diretor de Programa Científico, terá uma equipa de Professores de Gestão de Operações, da área da Estratégia e de Inovação, de Finanças, Capital Humano e Marketing. Esta equipa além de ser responsável pela coordenação de conteúdos em cada área de conhecimento, será a equipa que trabalhará com o Clube de Empresas de forma a definir, conjuntamente, os casos de estudo a aplicar nos diferentes módulos. Esta equipa será também quem irá acompanhar de forma tutorial os alunos ao longo do curso.

Tutores MBA Executivo
Bootcamp

Programa realizado em parceria com: 

IES

O Bootcamp em Empreendedorismo Social é uma formação intensiva de 2 dias que oferece aos participantes a possibilidade de desenvolverem, em equipa, o conceito e desenho de novas iniciativas empreendedoras ou redesenho de iniciativas de impacto já existentes, definindo os seus modelos de negócio e planos de implementação.
O objetivo é (re)construir modelos sustentáveis que resolvam de raiz problemas sociais e/ ou ambientais, que sejam identificados pelos participantes.

Os participantes sairão da formação com um guião de como desenhar projetos de Empreendedorismo Social aplicável a qualquer nova ideia que tenham no futuro, assim como uma renovada energia e uma nova perspetiva essenciais para a ação no terreno.

O Bootcamp IES-SBS irá:

  1. Dotar os alunos do MBA Executivo com ferramentas de Empreendedorismo Social;
  2. Garantir que o processo de identificação dos problemas da sociedade é feito da melhor forma e que as soluções propostas são inovadoras e podem ter um impacto real, com escalabilidade no futuro;
  3. Aumentar o awareness sobre a importância e a necessidade dos negócios de impacto;
  4. Promover a participação voluntária e a corresponsabilização dos alunos, assim como a procura de novas respostas para os desafios existentes, recorrendo à criatividade e à inovação, com o uso eficaz dos recursos disponíveis;
  5. Permitir a incorporação de soluções na realidade empresarial, identificando oportunidades nas cadeias de valor das empresas.

Testemunhos

Alumni

Fábio Pitarma Matos

Fábio Pitarma Matos

Controlling, Finance & Accounting Group Leader

Bosch Security Systems

O MBA da Católica Porto Business School foi uma experiência excecional tendo-me proporcionado um enriquecimento brutal de competências técnicas e sociais. Este enriquecimento permite-me agora alcançar um dos objetivos de ter escolhido o MBA Internacional - atingir patamares mais elevados na minha carreira profissional e sobretudo numa perspetiva global e internacional. Um dos aspetos que mais valorizei no curso foi a composição do corpo docente, o qual além do conhecimento da sua vasta experiência profissional, revelou sempre uma profunda orientação para um contexto prático e profissional, bem como uma elevada disponibilidade de apoio aos alunos.

As semanas internacionais, em particular a da ESADE, e os docentes estrangeiros dotam o curso de uma importante densidade internacional, permitindo aos alunos percecionar as distintas perspetivas da gestão em diferentes contextos culturais, fundamentais no atual contexto empresarial. O espírito de grupo que é fomentado e que é vivido pela turma durante o curso é algo de distinto e basilar, que quer pelo tempo de convivência ou pelos momentos de partilha de experiências, nos leva a ganhar uma nova família para a vida.

ver mais read more fechar close
Pedro Marques

Pedro Marques

Diretor Adjunto

EDP Distribuição

Quem procura o MBA é sempre alguém especial. Alguém que sente que pode ter um papel determinante na construção de um futuro melhor. Iniciámos este curso num período de grandes dificuldades económicas para o País. Cedo entendemos que todos deveríamos fazer parte da solução, cada um no seu papel, pelo que fomos sempre parceiros da Escola na procura das melhores soluções. Orgulhamo-nos do que conseguimos.

A grande heterogeneidade de experiências e de idades de uma turma ibérica, a par de um espírito de competição com a história sustentado num trabalho de equipa exemplar, possibilitou o sucesso global da nossa participação. Aprendemos muito uns com os outros e, mais do que uma rede de contactos, todos ganhámos uma nova família. Aprendemos muito com os nossos mestres. Professores nacionais ou estrangeiros com base académica comprovada e com experiência empresarial fizeram a diferença, privilegiando a transmissão de uma sólida base de conhecimento em detrimento de meras receitas.

Isto suportado nos inúmeros trabalhos, individuais e coletivos, que realizámos, muitos dos quais com aplicação imediata à realidade de alguns de nós. Uma corrida de fundo, realizada com grande esforço, mas com triunfo no final! São estas provas que nos fazem mais fortes.

ver mais read more fechar close
Sandra Cristiana Vieira do Rosário

Sandra Cristiana Vieira do Rosário

Direção Planeamento e Controlo Gestão Internacional

Grupo Lassarat

Fazer um MBA é algo marcante nas nossas vidas e, como tal, os objetivos terão de estar claramente definidos e a escolha do programa é essencial. No meu caso, a procura de validação de competências e conhecimentos adquiridos, numa carreira com vários anos de experiência internacional, foi o que desencadeou esta procura. O programa do MBA da Católica Porto Business School era aquele que me parecia mais ajustado: a excelência da marca Católica, associada ao reconhecido e competente corpo docente, junto com a vertente vincadamente internacional do programa, eram os ingredientes certos.

A superioridade deste programa é visível desde o início e em cada momento do curso: o cuidado nas entrevistas de seleção, o contacto permanente e a informação constante de todo o processo, culminam num percurso pautado por exigência e rigor, mas extremamente desafiante e recompensador.

Hoje, após aprender novos conceitos, reaprender outros, olhar os mesmos problemas numa outra perspetiva, sinto-me uma profissional renascida, muito mais segura, competente e capacitada. Isso devo-o, sem duvida, a todos os excelentes professores ( porque retiramos do MBA aquilo que quisermos e a disponibilidade e apoio de cada um deles é fulcral), a todos os colegas (hoje, amigos) com quem tive o privilégio de partilhar a 10ª edição e a todos os demais colaboradores da escola, sempre simpáticos e acolhedores.

ver mais read more fechar close
António Rodrigues

António Rodrigues

Engineering Manager

IPTE Factory Automation NV

O MBA da Católica Porto Business School excedeu as minhas expectativas e influenciou de certo modo a decisão de seguir uma carreira internacional, de forma aplicar os meus conhecimentos e experiência numa envolvente diferente. Tenho a salientar a qualidade do quadro de docentes, os casos práticos atuais desenvolvidos dentro e fora da sala de aula, permitindo reter melhor os conceitos abordados nas diversas disciplinas e o processo de seleção e nível de qualidade dos alunos admitidos, permitindo enriquecer o meu network e ter contacto com experiências distintas. O programa do MBA está muito bem elaborado para responder às necessidades das empresas face à conjuntura económica que Portugal e o mundo atravessam, formando gestores capazes de enfrentar esses desafios.

ver mais read more fechar close
Carla Cunha

Carla Cunha

Gerência

Caixa Geral de Depósitos

Licenciada em Administração e Gestão de Empresas pela Católica Porto Business School, entendo que é determinante actualizar os conhecimentos e reforçar competências necessárias ao exercício da actividade de gestão. A Católica foi a primeira e única opção pelo inegável valor e reconhecimento, desde o corpo docente até à equipa de apoio administrativo.

Convicta de que o aumento de competitividade da minha Instituição só é possível pela aposta na formação e no desenvolvimento do capital humano, optei pelo MBA, por forma a potenciar novas capacidades para desenvolvimento de carreira.

A escola selecciona o grupo de forma cuidada, sendo o mesmo constituído por elementos de diferentes áreas académicas e com diferentes experiências profissionais. O convívio e partilha de conhecimento potenciam o meu desenvolvimento enquanto elemento de uma equipa e permitem transformar diferenças em oportunidades. Além das competências técnicas, o programa aposta fortemente no desenvolvimento de competências pessoais, que são uma mais-valia na evolução pessoal e profissional.

Numa época de turbulência financeira e política, o MBA permitiu aumentar os níveis de confiança e flexibilidade para lidar com imprevistos. Consciente desta aprendizagem, encontro-me preparada para aceitar e abraçar novos desafios, reforçar o meu papel ao nível da gestão do relacionamento, da partilha de informação e da dinamização de uma equipa de trabalho.

ver mais read more fechar close
Marta Pinto

Marta Pinto

Advogada

Samsung Eletrónica Portuguesa

Decidi fazer o MBA pelos motivos que creio que qualquer pessoa o decide fazer – exclusivamente profissionais. Sendo de uma área absolutamente diferente, o MBA oferecia-me aquilo que mais se procura no mercado de trabalho hoje em dia – diferenciar-me e diferenciar o serviço que prestava. Com formação em direito e trabalhando na área, uma área que por imperativos de complexidade se foca muito na sua própria componente técnica, vi o MBA como uma forma de expandir horizontes e ganhar outras competências técnicas que me aproximassem mais daqueles a quem prestava serviços.

A verdade é o MBA permitiu-me cumprir esses objectivos e adquirir essas capacidades técnicas (hoje já consigo falar com directores financeiros, comerciais e marketeers sem parecer que falamos línguas diferentes), mas foi muito além da vertente a que o tinha alocado.

Tive a sorte e o privilégio de frequentar o MBA num ano em que o grupo de alunos era absolutamente fora de série, com as mais díspares experiências e backgrounds, disponíveis para as compartilhar e com soft skills que igualavam (se não mesmo ultrapassavam) as suas competências técnicas. Aprendi muito nas aulas, mas também muito fora delas com cada um dos elementos que compunha e compõe (que esse grupo fica para sempre) a 9.ª edição do MBA da Católica.

ver mais read more fechar close
Jorge Rocha

Jorge Rocha

Finance and Administration Manager

Grupo Valmet

O MBA da Católica Porto Business School foi uma grande experiência, numa grande atmosfera entre professores, alunos e toda a equipa da escola. O ambiente de aprendizagem motivador, professores de elevada experiência académica e profissional foi fonte de exigência e rigor mas também de partilha e inspiração, prevalecendo o diálogo e o intercâmbio de ideias. O curso ajudou-me a complementar os meus conhecimentos de finanças, contabilidade, marketing e operações num todo coerente, colmatando as lacunas e despertando a inovação, algo cada vez mais importante para enfrentar os desafios diários que a gestão internacional de negócios nos coloca. Gostaria, igualmente de destacar, as semanas internacionais, a parceria com a Dynargie e as actividades organizadas pela escola, todas bem planeadas e muito apreciadas por todos.

ver mais read more fechar close
Simão Pinho

Simão Pinho

Sales Manager

Colep Portugal SA

Na conclusão da enriquecedora viagem da 11ª edição do MBA da Católica Porto Business School, tivemos a oportunidade de experienciar um verdadeiro jogo de gestão, Este jogo de gestão, teve o condão de unir grande parte dos conceitos apreendidos em contexto de aula (marketing, finanças, recursos humanos, produção, estratégia), na aplicação prática dos mesmos e, na visualização imediata do impacto da tomada de decisões.

A semana internacional na ESADE potenciou também a pertinência do trabalho em equipa, o compromisso com o objectivo e a competitividade que existe nos mercados em que as organizações atuam. Saliento também, a mais valia que os docentes da ESADE, aportam em todo o processo “obrigando” a pensar e a agir de uma forma inovadora. Em suma, uma verdadeira lição enriquecedora e interactiva de Estratégia de gestão que ficará para sempre na minha memória.

ver mais read more fechar close
Cristina Gaspar

Cristina Gaspar

Sócia Gerente

Peres & Gaspar – Atividades Farmacêuticas, Lda.

A semana ESADE caracterizou-se por três vertentes distintas:

  • um privilégio pelo contacto com uma escola e docentes de excelência
  • a experiência de um desafio de simulação de gestão que assume contornos quase reais e que nos obriga à reflexão estratégica e operacional e à tomada de decisão, com base nos conhecimentos adquiridos ao longo do MBA
  • um profundo e intenso trabalho de equipa em que cada um é peça chave no resultado final

É uma semana de intensidade e disciplina, possível graças às competências e capacidade de trabalho adquiridas com os nossos professores ao longo do MBA, que nos permitiram a compreensão e rápida tomada de decisão no contexto global da competição.

Mas é essencialmente uma semana de partilha e o testemunho de uma união e amizade especial que se desenvolveram entre nós e que ficam para a vida. Ficam as memórias e a vivência de momentos intensos de trabalho e aplicação de conhecimentos, mas também de boa disposição e companheirismo.

ver mais read more fechar close

Empresas

João Sousa Guimarães

João Sousa Guimarães

Partner

Teixeira & Guimarães, Sociedade de Advogados

Com os trabalhos de Marketing do MBA, o escritório tornou-se a primeira sociedade de advogados portuguesa a ser estudada, nesta disciplina, pela academia, tendo-nos trazido reviews, nacionais e internacionais, muito significativos. Se, aparentemente, era complexo abrirmos as portas e acolhermos as sugestões de alguém externo à organização, constatamos, na prática, que foi fundamental estarmos relacionados com quem domina esta área e a pensa abertamente, bem assim termos compreendido a sua importância e colocado em marcha o plano traçado pelo grupo de alunos que puderam ver e acompanhar, a todo o instante, a implementação das suas recomendações. O desafio de fazer diferenciação ganhou forma e conteúdo e, agora que a recebemos, abriu-nos novos objectivos e desafios. Um agradecimento especial à equipa da Catolica Porto Business School pelo convite à participação e, sobretudo, por tornar possível a integração da escola real com a vida real.

ver mais read more fechar close
Miguel Franco

Miguel Franco

Administrador

Schmitt Elevadores

No âmbito da nossa parceria com a Católica Porto Business School, aceitámos, e em bom tempo o fizemos, receber um grupo de alunos da cadeira de Marketing do MBA.

Lançámos ao grupo de alunos um desafio: a resolução de um problema específico de Marketing, para o qual não tínhamos ainda conseguido obter uma solução satisfatória.

A metodologia utilizada, a curiosidade natural dos alunos, o seu rigor e a visão “independente” destes, ajudou-nos a encontrar “a” solução para o problema. 

A experiência foi, por isso, muito positiva para a nossa equipa e para a nossa empresa.

ver mais read more fechar close

Docentes

Arménio Rego

Arménio Rego

Professor

Católica Porto Business School

A gestão é um desafio complexo, global e multicultural. O acesso ao conhecimento gerado na Universidade, em estreita interação com as organizações, é uma via incontornável para quem deseja ser melhor gestor. A partilha de experiências e o autoconhecimento são outras peças fundamentais em qualquer processo de desenvolvimento de competências de gestão. O MBA Executivo da Católica Porto Business School está desenhado em prol desses objetivos. Ajuda os participantes a autoconhecerem-se (através de “My Leadership”, uma avaliação 360º) e permite-lhes o acesso a conhecimento atual, fundamentado e relevante. Permite-lhes adquirir ferramentas capacitadoras de competências de gestão e liderança que os prepara para um ambiente de negócios dinâmico e global.

ver mais read more fechar close
Luís Marques

Luís Marques

Professor

Católica Porto Business School

O MBA Executivo possibilita uma visão holística e sistémica da gestão, que motiva e desafia os alunos a desenharem e implementarem sistemas integrados de gestão. A procura da melhor combinação de pessoas, processos e sistemas em ecossistema organizacional, permite o foco na criação de valor representada pela execução de uma estratégia. A exploração de casos práticos, com partilha de sucessos e insucessos, contribui para uma ilustração histórica e aplicada dos racionais lecionados. O desafio à construção e exploração em aula de casos pelos alunos, provoca a interação em grupo; o saber ouvir; o saber falar; o cooperar e colaborar!

ver mais read more fechar close
Carlos Jordana

Carlos Jordana

Professor

ESADE

Porque permite vivir una experiencia transformadora que da un impulso definitivo a tu futura carrera directiva, con un visión internacional, una metodología de aprendizaje innovadora y activa, contenidos actualizados al las nuevas realidades empresariales, con el prestigio de un claustro internacional de primer nivel y unos participantes con experiencia con los que compartir el proceso de aprendizaje y networking actual y futuro.

ver mais read more fechar close
Joan Massons

Joan Massons

Professor

ESADE

Imparto la materia de Finanzas empresariales en el MBA Ejecutivo de la Católica Porto Business School. El valor de este MBA es la integración de profesores internacionales como es mi caso y el de otros colegas. Por otra parte, la Católica Porto Business School está abierta a diferentes estilos en el profesorado con la condición del rigor profesional y el enfoque a la práctica empresarial.

Los participantes en este MBA intervienen en clase de forma muy activa porque son personas de gran calidad humana y profesional. Los directivos que han cursado el MBA Ejecutivo de la Católica Business School aprenden mucho de los profesores, pero también aprenden de sus compañeros y se crean interesantes relaciones profesionales.

Los profesores estamos muy comprometidos con la Business School y además somos personas muy cercanas a los participantes. Hoy en día el valor de un MBA está en la diferenciación respecto a otras propuestas. La diferenciación del MBA Ejecutivo de la Católica Porto Business School está en la profesionalidad y proyección internacional de sus profesores motivados por grupos de participantes de gran calidad.

ver mais read more fechar close
André Vasconcelos

André Vasconcelos

Professor

Católica Porto Business School

A alteração de paradigma do MBA Executivo que se propõe é o corolário da preocupação da Católica Porto Business School na adaptação da oferta ao constante dinamismo do ambiente empresarial, dando enfoque às prioridades em cada fase de desenvolvimento corporativo. Trata-se de uma promessa de valor desenhada de dentro para fora das empresas e que permite uma colagem perfeita de conteúdos a necessidades.

Esta inovação reside igualmente no facto de se tratar de um processo sustentado numa avaliação inicial de competências que permite definir um modelo de desenvolvimento perfilado para formar e desenvolver profissionais capazes de criar um compromisso de sustentabilidade corporativa enquadrada no ecossistema empresarial.

Trata-se pois do reconhecimento de que a Escola é parte naturalmente integrante de um ecossistema e que reclama o seu papel ativo na vida dos negócios.

ver mais read more fechar close
Candidaturas

Poderá efetuar a sua candidatura online aqui.

Elementos Necessários

Damos preferência a quem tenha realizado GMAT

Entrevista

Após apreciação, pelo Comité de Admissão, dos elementos fornecidos, os candidatos serão convocados para uma entrevista pessoal.

Investimento

Investimento

Inscrição: 750 €
Propina: 18.000 €
Pronto pagamento: 17.100 €  (no início do programa)

3 tranches: 1ª(set.2018) 7500€; 2ª(mar.2019) 5500€; 3ª(jan.2020) 5500€
20 mensalidades: 940€

Aos valores apresentados acresce Iva à taxa em vigor.

Early-bird

O MBA Executivo possui uma política de early-bird. As inscrições efetuadas até dia 5 de junho terão um desconto no valor da taxa de inscrição (750 €) a deduzir no 1º pagamento.

Consulte-nos.

Inclui

Todo o material de apoio, incluindo os livros adotados por algumas disciplinas;
Duas épocas de avaliação por disciplina;
Viagem e estadia nas Missões Internacionais;
Acesso ao Parque de Estacionamento;
Acesso ao Edifício Américo Amorim sem limite de horário para sessões de trabalho em grupo ou estudo individual;
Todas as impressões e cópias;
Acesso ao departamento Career and Development, onde podem encontrar aconselhamento personalizado;

Condições Especiais

Os antigos alunos da Universidade Católica Portuguesa beneficiarão de um desconto de 5% no valor da propina.

Os associados AEP terão um desconto de:

Cartão de Associado AEP Plus - 7%

Cartão de Associado AEP - 5%

Contactos

Coordenação Executiva

Sara Carneiro Pacheco
Email: mpacheco@porto.ucp.pt
Tel: 226 196 260 | ext. 401

ou

Gestão Operacional do Programa

João Pedro Lima
Email: jlima@porto.ucp.pt
Tel: 226 196 260 | ext. 409

Contacte-nos