Mestrado em Detalhe | Católica Porto Business School

Apresentação

Funcionamento

Calendário letivo

Horário

Regimes de Frequência

Língua de Ensino

Local

Candidaturas

Condições de Acesso

Podem candidatar-se aos Mestrados da Faculdade de Economia e Gestão graduados de diferentes áreas científicas.

O processo de candidatura aos Mestrados da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica deve conter elementos que atestem da competência académica e científica dos candidatos, bem como do domínio da língua inglesa. Na avaliação das competências académicas e científicas a realização do teste GMAT é valorizado no processo de seleção.

Os candidatos serão selecionados considerando os seguintes critérios:

  • Currículo académico e científico
  • Classificação da licenciatura
  • Experiência profissional ou de investigação

Requisito do domínio da língua inglesa

A verificação deste requisito é efetuada através da apresentação de diploma oficial do nível oficial B2 de The Council of Europe’s Common European Framework of References for Languages, ou diploma equivalente.

Os alunos admitidos e que não satisfaçam o requisito do domínio da língua inglesa têm acesso a um teste de diagnóstico disponibilizado pela Faculdade de Economia e Gestão na respetiva fase de candidatura.

O teste de diagnóstico de língua inglesa consiste num exame equiparado ao nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (upper-intermediate).A duração do exame será aproximadamente de 3 horas e a estrutura do exame pretende avaliar as seguintes capacidades:

  • Compreensão Auditiva
  • Gramática
  • Vocabulário
  • Leitura e Escrita de um texto

Para um melhor esclarecimento sobre a estrutura do teste de diagnóstico, poderão consultar testes modelo na página de internet de Cambridge Michigan e selecionar o teste correspondente ao ECCE - Examination for the Certificate of Competency in English.

Módulos de homogeneização

Aos alunos graduados em áreas distintas da economia e gestão pode ser exigida a frequência e aprovação em cursos intensivos de preparação base nestas áreas – Módulos de Homogeneização. Estes cursos são oferecidos pela Faculdade de Economia e Gestão em setembro, durante as semanas que precedem o início das aulas.

Recomenda-se, por isso, aos candidatos nestas condições que utilizem uma das duas primeiras fases de candidatura uma vez que a terceira fase não dará acesso aos Módulos de Homogeneização.

Candidaturas – 2016/17

As candidaturas aos Mestrados da Católica Porto Business School estão permanentemente abertas.

A Direção do programa reúne três vezes por ano para apreciar as candidaturas: março, julho e setembro. Na sequência da reunião, os candidatos são informados do teor da decisão e das etapas seguintes.

FaseDatas limite da apresentaçãoPeríodo de AvaliaçãoData de Comunicação dos resultadosData Teste Diagnóstico - Inglês
16 março21 - 24 março1ª Semana abril15 de abril
05 julho11 - 15 julhoAté 22 julho29 de julho
13 setembro14 - 16 setembroAté 21 setembro23 de setembro

Elementos do Processo de Candidatura

  • Formulário de candidatura
  • Fotocópia do documento de identificação
  • Uma fotografia
  • Curriculum Vitae (CV)
  • Certificado de habilitações discriminado* (original ou cópia autenticada)
  • Diploma oficial de inglês, nivel oficial B2 de The Council of Europe’s Common European Framework of References for Languages, ou diploma equivalente. (Os licenciados da FEG estão dispensados da entrega deste diploma).
  • Duas cartas de referência (elemento facultativo para os atuais ou ex-alunos FEG)
  • Elementos complementares de avaliação (e.g., GMAT,...) (facultativo)

* Do certificado devem constar as unidades curriculares realizadas, respetiva classificação e ECTS, bem como a média final do curso. Caso ainda não tenha concluído a licenciatura é necessário apresentar a certidão comprovativa das unidades curriculares realizadas, respetiva classificação e ECTS, bem como a média atual.

Candidatura a Bolsa de Mérito – são elegíveis os candidatos com média de conclusão de licenciatura igual ou superior a 16 valores e que apresentem o certificado de habilitações com informação do percentil de conclusão ou com a respetiva classificação ECTS da média de conclusão.

NOTAS
  • No caso de o país no qual concluiu a licenciatura não ter aderido ao Processo de Bolonha, o certificado deverá indicar, em vez dos ECTS de cada unidade curricular, a respetiva carga horária.
  • Os candidatos que realizaram a licenciatura em país estrangeiro deverão apresentar o certificado de habilitações: a) legalizado por autoridade diplomática ou consular portuguesa, ou b) com a Apostilha de Haia emitida pela autoridade competente do país emitente, no caso de esse país ter aderido à Convenção Relativa à Supressão da Exigência de Legalização de Atos Públicos Estrangeiros (Conferência de Haia).
  • Quando os documentos a apresentar se encontrem redigidos em língua estrangeira que não a língua espanhola, inglesa ou francesa, deve ser entregue a respetiva tradução a qual, no caso do certificado de habilitações, deve ser efetuada nos termos previstos na lei notarial.

Apresentação da Candidatura

As candidaturas podem ser entregues presencialmente ou por email para candidaturas@porto.ucp.pt

O envio da candidatura por email pressupõe a apresentação dos documentos originais, que pode ser feita até à data da matrícula.

Regime de Isenções

Os estudantes podem solicitar isenção de frequência e avaliação a algumas disciplinas do Programa de Mestrado a que se candidatam.

Em particular, estão previstos regimes de isenção para os estudantes que tenham frequentado programas de pós-graduação, em área similar, da Faculdade de Economia e Gestão e da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, até um limite de 50% da componente curricular. Outros casos serão objeto de apreciação específica pelos órgãos competentes do de cada Programa.

A análise destas situações será efetuada após a admissão do candidato, mediante pedido efetuado no ato da matrícula através de requerimento à direção da faculdade.

Para mais informações

Email: candidaturas@porto.ucp.pt

Tel: 800 105 632 | +351 226 196 206

Propinas

Programa Full-Time

Bolsas de Mérito

Bolsas Sociais

Linhas de Crédito

Perguntas Frequentes

    Contactos

    Para qualquer questão relacionada com as Licenciaturas por favor contacte:

    Direção das Licenciaturas

    Raquel Campos Franco
    rcampos@porto.ucp.pt

    Assessoria da Direção

    Liliana Jesus
    ljesus@porto.ucp.pt
    226 196 232

    Mobilidade Internacional
    Incoming

    Maria João Marques
    mjmarques@porto.ucp.pt
    226 196 294

    Outgoing

    Teresa Alves de Sousa
    mtsousa@porto.ucp.pt
    226 196 269

    Contacte-nos