Francisca Guedes de Oliveira - Diretora do 2.º Ciclo Francisca Guedes de Oliveira - Diretora do 2.º Ciclo
Francisca Guedes de Oliveira Francisca Guedes de Oliveira Diretora do 2.º Ciclo foliveira@porto.ucp.pt

A Católica Porto Business School da Católica Porto oferece programas que formam especialistas num leque diversificado de áreas. Com objetivo claramente profissionalizante formamos profissionais altamente qualificados e que acumulam uma forte preparação técnica com um conjunto de competências transversais e comportamentais fundamentais para uma carreira de sucesso.

Os nossos mestrados são reconhecidos pela excelência do ensino, pelo rigor científico e pela facilidade de colocação dos diplomados no mercado de trabalho. Estão ao nível das melhores escolas internacionais e contam com a participação de docentes portugueses e estrangeiros de elevado reconhecimento. Contam ainda com um envolvimento estreito das organizações e empresas e com um apoio completo e integral no domínio de competências transversais.

ver mais read more fechar close

Strategic Leadership Hub

O Strategic Leadership Hub (SLH) é uma aposta inovadora da Católica Porto Business School na área de desenvolvimento de soft skills e na ligação ao tecido empresarial e a toda a rede business alumni. Intervém transversalmente nos vários ciclos de ensino (Licenciaturas e Mestrados) e na formação de executivos. Saiba mais aqui sobre o SLH.

Nas diversas iniciativas do SLH, os estudantes dos programas de mestrado são incentivados a envolverem-se em experiências curriculares e extracurriculares que potenciem a sua diferenciação, através do esforço das suas competências transversais, e estimulem a aproximação progressiva às práticas do mercado de trabalho.

O SLH disponibiliza aos estudantes dos programas de mestrado diversas modalidades de intervenção:

Centros de Avaliação de Competências

Este momento de avaliação das competências transversais, ponto de partida para um plano de desenvolvimento, é dinamizadopelo Strategic Leadership Hub, em parceria com a Pessoas e Sistemas (empresa acreditada na metodologia A&DCAssessment and Development Consulting).

Os Centros de Avaliação de Competências permitem a cada estudante realizar o seu balanço de competências, conhecendo os seus pontos fortes e pontos a melhorar. No final do processo, cada aluno recebe um feedback personalizado sobre o seu desempenho e um Certificado de Avaliação de Competências. Cada competência transversal é avaliada em mais do que um contexto e por mais do que um técnico, garantindo assim a fiabilidade dos resultados.

Com a duração de um dia (das 9h00 às 16h30), os Centros incluem três tipos de prova: prova individual escrita, individual com apresentação face a face e de grupo. De participação gratuita1, os Centros de Avaliação de Competências têm carácter obrigatório para os estudantes que, pretendendo realizar Trabalho Final de Mestrado na modalidade de Estágio ou Projeto, não possuam experiência de trabalho comprovada igual ou superior a 6 meses.

1 Os Centros de Competências são gratuitos. Contudo, a falta de comparência, sem aviso prévio para o email do SLH até 24 horas de antecedência, implica a imputação dos custos associados à participação individual no Centro, no valor de 200€.

Inscrições

Envio de formulário de inscrição no prazo definido [Consultar Guia do Estudante 2º Ciclo]

Comprovação de experiência de trabalho

Envio do CV no prazo definido [Consultar Guia do Estudante 2º Ciclo] validado através de análise curricular no momento do concurso de Trabalho Final de Mestrado.

Para mais informações contacte a equipa do SLH
slh@porto.ucp.pt
226 196 223
226 196 253

Programa de Mentoring

O Programa de Mentoring da Católica Porto Business School, que conta com a parceria da Google, tem como objetivo promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes do 2º ciclo, ao reforçar as suas competências transversais e permitir o contacto sistemático com um profissional das áreas da economia e da gestão. Deste modo, o Programa de Mentoring constitui-se enquanto processo privilegiado de orientação vocacional e de carreira, dando a conhecer de perto as diferentes áreas da economia e da gestão e preparando os estudantes para os desafios do mercado de trabalho.

Adotando uma abordagem personalizada, a atribuição de um mentor externo é sempre adaptada às necessidades e objetivos de cada estudante. O programa conta a participação de empresas como F.C.Porto, Salvador Caetano, Grupo Amorim, Salsa, L’Oreal, The Yeatman, Sogrape, Ascendi, Procter & Gamble, RAR, BPI, PwC, Citigroup ou Unilever.

Para além de um contacto frequente e próximo com um mentor externo, todos os participantes do Programa têm a oportunidade de integrar uma comunidade online constituída igualmente por todos os mentores e mentees, ampliando assim o potencial de networking deste programa.

Inscrições abertas até 28 de março de 2015.

Para mais informações contacte a equipa do SLH
slh@porto.ucp.pt
226 196 223
226 196 253

Workshops de Desenvolvimento de Competências Transversais

Os workshops de desenvolvimento têm por objetivo o desenvolvimento de competências dos estudantes de 2º ciclo e são conceptualizados em articulação com os resultados obtidos nos centros de avaliação de competências.

Dinamizados por especialistas, estes workshops promovem o desenvolvimento de competências fundamentais em momentos de interação com empresas, tais como liderança, comunicação persuasiva, tomada de decisão, trabalho em equipa, planeamento e organização.

– Sit Down & Plan; Go Ahead & Speak e Stand Up & Lead

Inscrições abertas após a divulgação de cada workshop.

Para mais informações contacte a equipa do SLH
slh@porto.ucp.pt
226 196 223
226 196 253

(En)Cena

O (En)Cena permite realizar a simulação de uma apresentação oral e obter um feedbackpersonalizado com vista à melhoria do seu desempenho.

Pode ser solicitado, em qualquer momento do ano letivo, por um estudante ou por um grupo de estudantes. No caso dos estudantes do 2º ciclo, o (En)Cena constitui uma oportunidade de excelência para a preparação da apresentação do Trabalho Final de Mestrado.

A participação efetiva no (En)Cena apenas se garante com a apresentação devidamente concluída e mediante a disponibilidade do serviço.

Inscrições abertas ao longo de todo o ano.

Para mais informações contacte a equipa do SLH
slh@porto.ucp.pt
226 196 223
226 196 253

Estágios e Projetos no âmbito do TFM

O Strategic Leadership Hub é responsável pela angariação proactiva de estágios e projetos no âmbito do Trabalho Final de Mestrado (TFM) para os estudantes que, não tendo apresentado uma autoproposta aprovada pela Direção do seu mestrado, pretendam realizar TFM em contexto organizacional ou misto.

O concurso TFM decorre nos prazos estabelecidos no Guia do Estudante do 2º Ciclo.

Para mais informações contacte a equipa do SLH
slh@porto.ucp.pt
226 196 223
226 196 253

Mobilidade Internacional

How to Apply for an Exchange Period

  • Partner Home Institution officially informs Mobility and International Relations Office about students’ nominations;
  • Mobility and International Relations Office send updated information about application procedures to the new exchange students and their Home Institution;
  • Mobility and International Relations Office receives students’applications, including study plans that will be approved by the Católica Porto Business School.

Deadlines and Academic Calendar (2015-2016)

Fall Semester
Foreign Students' Admission (Fall Semester / Full Year)15th May
Reception Week30th September
Fall Semester30th September - 23rd December
Final Exams4th January - 23rd January
25th January - 15th February (Re-Sit)
Spring Semester
Foreign Students' Admission (Spring Semester)2nd December
Reception WeekTo be defined
Spring Semester17th February - 28th May
Final Exams30th May - 25th June
27th June - 23rd July (Re-sit)
Holidays
Christmas Holidays24th December – 2nd January
Easter Holidays24th March – 28th March

Institutional and Departmental Exchange Contacts

Católica Porto Business School (Academic and Católica Porto Business School information)

Sofia Salgado Pinto - Dean
ssalgado@porto.ucp.pt
+351 22 6196294 / 91

Francisca Guedes de Oliveira - Associate Dean (MSc Programmes)
foliveira@porto.ucp.pt
+351 22 6196294 / 91

Raquel Campos - Associate Dean (BSc Programmes)
rcampos@porto.ucp.pt
+351 22 6196294 / 91

Rita Ribeiro - Associate Dean (Quality and Internacionalization)
rmribeiro@porto.ucp.pt
+351 22 6196294 / 91

Maria João Marques - International and Erasmus Coordinator
mjmarques@porto.ucp.pt
+351 22 6196294 / 91

Catholic University of Portugal - Porto (Mobility and International Relations)

Magda Ferro - Coordinator
international@porto.ucp.pt
+351 22 6196286

Programmes Open to Incoming Students

Courses taught in English (2015-2016)

Courses Attendance Requirements

At least one course should be previously completed with success in the Masters area of study for which students are applying to.

Undergraduate students are exceptionally accepted if:

  • They are among the top 20% of the students of their course (ranking position) and the main undergraduate courses related to the specific Masters area of knowledge were completed with success.

A minimum of 2 students are required to register for the opening of courses taught in English.

General Assessment Rules

General Assessment Rules Schematics

Important remark

All exams will be held at Católica Porto Business School, according to the academic calendar previously established, and no exceptions will be admitted in what regards dates’ postponements or anticipations, or exams’ location.

Exchange Partners

Belgium

Brasil

Canada

China - Macau

Czech Replubic

Denmark

Finland

France

Germany

Hungary

Italy

Japan

Lithuanian

Netherlands

Peru

Poland

Republic of Croatia

Romania

South Korea

Spain

Sweden

Turkey

United Kingdom

* Only for Teaching Staff Exchange

United States of America

Experiência

Tirar um Mestrado na Católica Porto Business School passa por uma experiência completa e rica que vai muito além das aulas e do conhecimento técnico e curricular. O desenvolvimento de uma rede de contactos que potencia o sucesso pessoal é um dos pontos fundamentais desta experiência. O contacto com colegas e pares, com professores (muitas vezes com ligações empresariais relevantes), com a rede de alumni (através, por exemplo do programa de mentores) é uma mais valia única e claramente valorizada pelos nosso alunos.

Além do ambiente rico e intelectualmente desafiante os estudantes terão acesso a vários seminários temáticos, a experiências de inserção no mercado de trabalho, a um conjunto de atividades ligadas à visão humanista da Universidade (destacando-se o voluntariado) e ainda a um conjunto de primeiras experiências ligadas ao mundo empresarial (jogos de gestão, centros de competências, “career day”). A tuna, os momentos de receção de novos estudantes, os encontros de mentores e mentees, são ainda alguns exemplos de atividades lúdicas que ajudam os estudantes a fazerem parte desta comunidade e usufruírem de forma completa de uma experiência que poderá ser determinante para a vida profissional futura dos alunos de Mestrado da Católica Porto Business School.

Com um espectro de ação mais amplo, a UDIP – Unidade para o Desenvolvimento Integral da Pessoa - é um esforço conjunto de docentes, colaboradores e alunos para fomentar o crescimento pessoal de todos os membros da comunidade, através da promoção de iniciativas solidárias, espirituais, culturais, sociais e desportivas. A CASO - Católica Solidária (dinamiza o voluntariado na Comunidade interna,), o GAS África (voluntariado em África nos meses de Verão), a Católica Porto Team (grupo de desporto) , o Caminho de Santiago são alguns exemplos de iniciativas promovidas no âmbito da UDIP.

Caso pretenda obter mais informações sobre a UDIP clique aqui.

Perguntas Frequentes

    Contactos

    Assessoria da Direção do 2º Ciclo

    Daniela Silva
    dssilva@porto.ucp.pt
    226 196 221

    Contacte-nos