Mensagem da Diretora

A gestão das organizações assume, na atualidade, uma elevada complexidade e diferenciação. Novas exigências e necessidades multiplicam-se a um ritmo acelerado, que importa acompanhar e compreender, bem como antecipar consequências e responsabilidades.

Impõe-se reunir capacidades de análise e conhecimentos de gestão e métodos de avaliação de projetos e de promoção da inovação.

O setor da saúde emerge pelas razões já apresentadas, mas também pelas pressões externas e pelos inegáveis avanços alcançados nas ciências médicas, tecnológicas, na governação e nos resultados.

A frequência da Pós-graduação em Gestão na Saúde capacita os participantes com conhecimentos para uma gestão mais eficaz, eficiente, com qualidade e segurança, em alinhamento  com as estratégias e políticas nacionais definidas para o setor.

Objetivos

Combinando a aquisição e o desenvolvimento de competências nas áreas da Gestão com um conhecimento profundo das exigências do setor da Saúde e suas organizações, este programa permite que os participantes compreendam as atuais necessidades, contextos e riscos, bem como desempenhem funções diferenciadas e, enquanto decisores,  se sintam habilitados para uma melhor definição de estratégias e ações conducentes a uma maior eficiência, eficácia e qualidade  dos serviços de saúde.

Destinatários

A Pós Graduação em Gestão na Saúde destina-se a profissionais de saúde que pretendam adquirir e desenvolver competências em gestão e direção de serviços de saúde, e a outros profissionais que, trabalhando no setor da saúde ou pensando nele vir a trabalhar, pretendam compreender melhor as suas especificidades.

A Pós Graduação em Gestão na Saúde cumpre no seu plano curricular os itens exigidos pela Competência em Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos. O reconhecimento da Competência está sujeito à participação num módulo adicional de Ética e Deontologia.

Perfil dos Candidatos

Os candidatos devem ser detentores de uma graduação de nível superior. Poderão ser admitidos candidatos que não possuam este requisito desde que o seu percurso e conhecimentos adquiridos por via profissional justifiquem essa admissão. O processo de seleção e seriação dos candidatos será feito de acordo com os requisitos definidos no regulamento que rege essa formação e sempre baseado na apreciação curricular e profissional, tendo em conta a ordem de entrada das respetivas candidaturas.

Estrutura

Duração

250h lecionadas em 11 meses

Datas de realização

Fevereiro a Dezembro de 2018

Horário

Sextas - 14h30 às 18h30

Sábados - 9h00 às 13h00

Direção do Programa

Local

Católica Porto Business School
Reconhecimento
Ordem dos Médicos

Atribuição da competência em Gestão dos Serviços de Saúde pela Ordem dos Médicos

Reconhecimento validado para 3 anos

Apoios

DGS - Logótipo      Ordem dos Médicos - Logótipo    ACSS - LogótipoOrdem dos Médicos - LogótipoOrdem dos Farmacêuticos - Logótipo

Direção Geral de Saúde, Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, ACSS, Ordem dos Médicos, Ordem dos Farmacêuticos.

Atividades

Teambuilding Vela

Icebreaker SLH

Workshop Culinária

Ciclo de Seminário + 8 horas

TestemunhosTestimonials
Cristina Gavina

Cristina Gavina

Diretora do Departamento de Medicina e do Serviço de Cardiologia

Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Sou médica Cardiologista e sempre considerei que a única forma de fazer a diferença era investir na minha formação clínica e deixar as decisões estratégicas para os administradores e gestores. 

A experiência hospitalar mostrou-me que, cada vez mais, a formação técnico-científica é fundamental mas a defesa dos interesses do doente passa também pelo conhecimento dos  modelos de gestão. Para o eficiente funcionamento dos sistemas de saúde, as decisões dos médicos têm que estar de acordo com a leges artis mas devem também contemplar o uso racional dos recursos e a monitorização dos resultados. Conhecer os processos, participar nas decisões estratégicas e assumir a gestão dos projetos são os novos desafios do médico na era tecnológica.

No entanto, as faculdades de Medicina ainda não nos preparam para estas funções, logo é necessário encontrar as ofertas formativas que nos disponibilizem as ferramentas necessárias. Na Pós-graduação em Gestão na Saúde da Católica Porto Business School encontrei um corpo docente altamente qualificado, sólido, experiente e exigente que me orientou e motivou. Hoje participo na vida da minha instituição dirigindo o Serviço de Cardiologia e o Departamento de Medicina e reconheço a mais valia deste tipo de formação na minha progressão como médica do presente com olhos postos no futuro.

ver mais read more fechar close
Pedro Melo

Pedro Melo

Diretor do Serviço de Endocrinologia

Hospital Pedro Hispano – ULS Matosinhos, EPE

A Saúde encontra-se em permanente mudança, sendo a sua evolução um desafio para todos os intervenientes. A própria Medicina assume-se, cada vez mais, como uma forma de gestão – da pessoa, da doença, dos recursos, do contexto...

A minha atividade profissional desenvolve-se na interface entre a clínica e a gestão, pelo que senti como objetivo natural complementar expandir esta experiência através de uma formação que potenciasse a minha capacidade de análise e de intervenção.

Apostei numa Escola de reconhecidos prestígio e exigência, e num Curso que, pela sua estrutura e pelos seus docentes, entendi ser capaz de proporcionar a formação pretendida.

Reconheço, com agrado, que esta aposta tem cumprido e superado as expectativas.

ver mais read more fechar close
Maria Helena Neves

Maria Helena Neves

Coordenadora de Ortóptica

ULS Matosinhos

Na Pós-Graduação em Gestão na Saúde, centrado na prática quotidiana dos profissionais de saúde, tive acesso a ferramentas úteis para a coordenação da minha equipa de trabalho que permitirão promover a melhoria contínua na prestação de cuidados de saúde e na interação com os outros intervenientes neste processo, tanto internos como externos. Enquanto dirigente sindical, permitiu-me uma visão mais abrangente dos sistemas e políticas de saúde e da importância da atualização dos conhecimentos em gestão, nas suas diferentes dimensões, dos profissionais de saúde, dotando-os de competências que permitam a sua participação ativa na garantia da qualidade e equidade na distribuição dos recursos de saúde.

ver mais read more fechar close
Maria Mercedes Méndez y Pardo

Maria Mercedes Méndez y Pardo

Médica Especialista em Saúde Publica, em Medicina do Trabalho e Perita Medico Legal

Unidade de Saúde Publica do Aces Alto Ave

Com uma formação médica com várias áreas de especialização, para além da experiência profissional na Especialidade de Saúde Pública, procurei na Pós-Graduação em Gestão da Saúde, atualizar os meus conhecimentos nesta área melhorando o meu desempenho profissional e acrescentando valor dentro da organização em que me insiro. 

Estou certa que este Programa foi uma boa escolha, uma vez que é uma ótima ferramenta para quem pretenda adquirir conhecimentos neste campo. 

A formação da Católica Porto Business School diferencia-se em relação a outros Programas formativos pela qualidade da sua equipa docente o que lhes permite transmitir aos alunos as competências necessárias que os conduzam à sua diferenciação futura.

ver mais read more fechar close

Candidaturas

Poderá efetuar a sua candidatura online aqui.

Poderá também entregar a sua candidatura pessoalmente nos serviços administrativos da Escola ou enviar por correio para:

Católica Porto Business School
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Elementos da Candidatura

  • Boletim de candidatura devidamente preenchido;
  • Curriculum vitae detalhado;
  • Uma fotografia atual;
  • Cópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade/Cartão de Contribuinte;
Investimento

Investimento

5 200€ + IVA

Política de Pagamento

No ato de inscrição deverá efetuar o pagamento de 10% do valor do programa. O restante valor deverá ser liquidado de acordo com o plano de pagamentos definido que lhe será disponibilizado.

A todos os preços, acresce IVA à taxa legal em vigor.

Política de Cancelamento

O cancelamento de uma inscrição em período inferior a 15 dias de antecedência em relação ao início do programa não dará lugar a reembolso da taxa de inscrição. A não comparência ou o cancelamento de uma inscrição após o início do programa implica o pagamento integral da propina de frequência do programa. Em determinadas circunstâncias, a Católica Porto Business School poderá adiar ou cancelar a realização de um programa e nesse caso procederá à devolução na íntegra das verbas entretanto recebidas a título de inscrição.

Condições Especiais

A propina de frequência terá um desconto de 10% no caso de haver duas inscrições da mesma instituição ou de 15% para três ou mais inscrições. Os antigos alunos da Universidade Católica Portuguesa e da EGE - Escola de Gestão Empresarial beneficiarão de um desconto de 10%. Os associados AEP terão um desconto de 10% e os associados AEP Plus beneficiarão de uma dedução de 13%.

Em situações de pronto pagamento efetua-se um desconto adicional de 5%.

Aos membros da Ordem dos Médicos, Ordem dos Farmacêuticos e APAH dispõe de um desconto de 10%.

Os descontos não são acumuláveis.

Contactos

Coordenação Executiva

Margarida Mota

Email: mmota@porto.ucp.pt

Tel: 226196260

Contacte-nos