É reconhecida a grande complementaridade entre o Direito e a Gestão. São ciências que se completam e que, em muitos domínios, têm fronteiras de tal forma ténues que quase se confundem. De tal forma é assim que, ao nível das respetivas licenciaturas, desde há muito que os seus planos curriculares contemplam disciplinas de ambas as áreas: são diversas as disciplinas da área da Gestão – opcionais ou não – contempladas nos cursos de Direito e vice-versa.
A Contabilidade e as Finanças são, por sua vez, dos domínios específicos da Gestão que mais interesse vêm despertando nos profissionais do Direito e, em particular, naqueles que atuam ou pretendem atuar predominantemente na área do Direito Económico.
É neste contexto que surge esta Pós-Graduação. Concebida e organizada pela Católica Porto Business School em parceria com o Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados ela visa dar resposta a esta necessidade dos advogados e juristas em geral: dominar os principais conceitos e técnicas da Contabilidade e das Finanças para melhor compreender o Direito. Neste sentido, independentemente da inquestionável utilidade que ela possa ter para qualquer jurista que desempenhe ou pretenda desempenhar funções de gestão na organização onde exerce a sua atividade – todas as organizações têm de ser geridas e, mais cedo ou mais tarde, todos os profissionais têm de exercer funções de gestão – a sua primordial missão é a de contribuir para que ele adquire competências que lhe permitam um mais eficaz e completo desempenho enquanto profissional do Direito.