Curso em Detalhe - Formação Setorial | Católica Porto Business School

Apresentação

É reconhecida a grande complementaridade entre o Direito e a Gestão. São ciências que se completam e que, em muitos domínios, têm fronteiras de tal forma ténues que quase se confundem. De tal forma é assim que, ao nível das respetivas licenciaturas, desde há muito que os seus planos curriculares contemplam disciplinas de ambas as áreas: são diversas as disciplinas da área da Gestão – opcionais ou não – contempladas nos cursos de Direito e vice-versa.

A Contabilidade e as Finanças são, por sua vez, dos domínios específicos da Gestão que mais interesse vêm despertando nos profissionais do Direito e, em particular, naqueles que atuam ou pretendem atuar predominantemente na área do Direito Económico.

É neste contexto que surge esta Pós-Graduação. Concebida e organizada pela Católica Porto Business School em parceria com o Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados ela visa dar resposta a esta necessidade dos advogados e juristas em geral: dominar os principais conceitos e técnicas da Contabilidade e das Finanças para melhor compreender o Direito. Neste sentido, independentemente da inquestionável utilidade que ela possa ter para qualquer jurista que desempenhe ou pretenda desempenhar funções de gestão na organização onde exerce a sua atividade – todas as organizações têm de ser geridas e, mais cedo ou mais tarde, todos os profissionais têm de exercer funções de gestão – a sua primordial missão é a de contribuir para que ele adquire competências que lhe permitam um mais eficaz e completo desempenho enquanto profissional do Direito.

Objetivos

Tratando-se de uma Pós-Graduação específica, focada na Contabilidade e Finanças, o seu objetivo é, desde logo, dotar os participantes dos conhecimentos adequados nestas áreas, nomeadamente dos seus principais conceitos, métodos e técnicas, de forma a que fiquem capacitados a:

  • Compreender a Contabilidade enquanto sistema de informação de apoio à Gestão;
  • Interpretar as principais peças das demonstrações contabilísticas e financeiras, nomeadamente o Balanço, a Demonstração de Resultados e a Demonstração dos Fluxos de Caixa;
  • Calcular custos e elaborar orçamentos;
  • Determinar o valor económico e financeiro de um ativo, nomeadamente de uma empresa, ou de um negócio em geral;
  • Decidir a melhor forma de financiar um qualquer projeto ou negócio;

Proporcionando estas competências esta Pós-Graduação tem, ainda, os seguintes objetivos mais mediatos:

  • Contribuir de forma decisiva para uma melhor compreensão do Direito por parte dos seus participantes, em particular nas áreas do Direito Económico;
  • Capacitar os participantes para novas áreas de intervenção, alargando as alternativas para a sua atividade profissional.
Destinatários

Advogados, advogados estagiários, juízes, magistrados do Ministério Público, jurisconsultos, que queiram complementar a sua formação jurídica de base com uma especialização na área da Contabilidade e Finanças.

Perfil dos Candidatos

Os candidatos devem ser detentores de uma licenciatura em Direito. 

O processo de seleção e seriação dos candidatos será sempre baseado na apreciação curricular e tendo em conta a ordem de entrada das respetivas candidaturas.

Estrutura

Duração

96 horas

Datas de realização

Março a junho de 2019

Funcionamento

2 sessões semanais 17h00 | 21h00

Direção do Programa

Local

Católica Porto Business School

Metodologia

As sessões da Pós-Graduação, sendo teórico-práticas, terão uma abordagem bem pragmática, na qual os temas serão tratados de forma bem ilustrada em casos práticos e sempre que possível reais, permitindo que os conhecimentos adquiridos sejam facilmente transferíveis para a vida profissional. A homogeneidade dos participantes – similitude de formações, experiências, visões, necessidades e dificuldades – facilita a identificação de um adequado e eficaz “denominador comum”, seja das abordagens e métodos utilizados nas sessões, seja nos critérios de seleção dos casos e exemplos a tratar.

Avaliação

Todos os módulos terão avaliação própria. As provas de avaliação, nomedamente provas de exame, serão realizadas às sextas-feiras, nas semanas em que não há sessões, e logo após o final de cada módulo.

Diploma

Aos participantes que concluam o programa com aproveitamento será conferido o diploma de Pós-Graduação em Contabilidade e Finanças para Juristas emitido pela Católica Porto Business School.

Contudo, os participantes podem optar por frequentar o programa sem se submeter a avaliação. Neste caso, no final ser-lhes-á conferido o diploma de Programa Avançado em Contabilidade e Finanças para Juristas.

Em ambos os casos é exigida uma assiduidade mínima às sessões de 75%.

Candidaturas

Poderá efetuar a sua candidatura online aqui.

Poderá também entregar a sua candidatura pessoalmente nos serviços administrativos da Escola ou enviar por correio para:

Católica Porto Business School
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto

Elementos da Candidatura

  • Boletim de candidatura devidamente preenchido;
  • Curriculum vitae detalhado;
  • Uma fotografia atual;
  • Cópia do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade/Cartão de Contribuinte;
Investimento

Investimento

2 400 € + IVA

Política de pagamento

No ato de inscrição deverá efetuar o pagamento de 300,00€  + IVA. O restante valor deverá ser liquidado de acordo com o plano de pagamentos definido que lhe será disponibilizado.

A todos os preços, acresce IVA à taxa legal em vigor.

Política de Cancelamento

O cancelamento de uma inscrição em período inferior a 15 dias de antecedência em relação ao início do programa não dará lugar a reembolso da taxa de inscrição. A não comparência ou o cancelamento de uma inscrição após o início do programa implica o pagamento integral da propina de frequência do programa. Em determinadas circunstâncias, a Católica Porto Business School poderá adiar ou cancelar a realização de um programa e nesse caso procederá à devolução na íntegra das verbas entretanto recebidas a título de inscrição.

Condições especiais

1) A propina de frequência terá um desconto de 10% no caso de haver duas inscrições da mesma instituição.
2) Os antigos alunos da Universidade Católica Portuguesa beneficiarão de um desconto de 10%. 
3) Os advogados e advogados estagiários inscritos no Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados terão um desconto de 10%. 
4) O pagamento a pronto da totalidade da propina de frequência confere um desconto de 5%.

Com excepção do desconto referido em 4) – que é acumulável com qualquer um dos outros – os descontos não são acumuláveis.

Contactos

Coordenação Executiva

Margarida Mota

Email: mmota@porto.ucp.pt

Tel: 226196260

Contacte-nos