Apresentação

O Strategic Leadership Hub (SLH) é uma aposta inovadora da Católica Porto Business School na área de desenvolvimento de soft skills e na ligação ao tecido empresarial e a toda a rede business alumni. Intervém transversalmente nos vários ciclos de ensino (Licenciaturas e Mestrados) e na formação de executivos.

Por um lado, o objetivo do Strategic Leadership Hub é contribuir para a promoção do desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes e diplomados da Católica Porto Business School, potenciando assim a sua empregabilidade. Por outro lado, procura auscultar e responder às necessidades e expetativas do mercado de trabalho promovendo iniciativas de aproximação e cooperação em toda a rede nacional e internacional de parceiros estratégicos.

Para além da intervenção com licenciaturas, mestrados, formação executiva, empresas e alumni, o SLH dá a conhecer o projeto de ensino-aprendizagem da Católica Porto Business School às escolas de ensino básico e secundários através de um conjunto de iniciativas disponíveis para pré-universitários.

O SLH está organizado em termos de estrutura de intervenção em duas grandes áreas: Corporate e Students, conforme o seguinte esquema.

O SLH teve a sua origem em 2006, como PIC (Portfolio Individual de Competências) – projeto financiado a nível nacional e no ano seguinte a nível internacional, através do EETUE.

EETUE – Employability & Entrepreneurship: Tuning Universities & Enterprises

EETUE - Logótipo

Desenvolvido entre 2007 e 2009, o projeto EETUE teve como principal objetivo contribuir para a modernização das Instituições de Ensino Superior (IES) por via do ajustamento dos curricula às necessidades do mercado de trabalho, envolvendo os representantes do tecido empresarial circundante na definição, promoção e validação das competências transversais. O projeto, financiado pelo Programa Erasmus – Lifelong Learning Programme foi coordenado pela Católica Porto Business School da Universidade Católica Portuguesa no Porto e contou com o envolvimento da Universidade de Salford (Reino Unido), da Fundação para a Promoção do Empreendedorismo (Polónia), da Audencia School of Management (França) e da Southern University of Denmark (Dinamarca), tendo sido igualmente apoiado pela Associação Empresarial de Portugal - AEP (Portugal).

Mais informações no site do projeto

ver mais read more fechar close

Reconhecimento Internacional

OECD


OECD - Logótipo

Em 2010 o Strategic Leadership Hub (sob a designação de Portfolio Individual de Competências – PIC) foi reconhecido pela OCDE enquanto iniciativa inovadora de desenvolvimento curricular em contexto de ensino superior.

OECD-IMHE (2010). Learning, working, networking: quality teaching initiatives at the Portuguese Catholic University. Final Report, 10 November 2010.

Em 2012, o SLH realizou um trabalho de consultoria num projeto internacional - o PoMoC.

PoMoC - The professional activation of university graduates using the Portuguese Model of Coaching in the Lodzkie region

PoMoC - Logótipo

O objetivo do projeto é promover a empregabilidade dos licenciados da região de Lodz, implementando o modelo de coaching desenvolvido pelo SLH. O papel do SLH consiste em partilhar conhecimento e experiência com a Foundation for Promotion of Entrepreneurship, auxiliando na adaptação do modelo de coaching utilizado em Portugal às necessidades, objetivos e contexto específicos. O projeto envolve ainda o desenho de uma metodologia de investigação que permitirá fazer a avaliação das necessidades no que respeita às expetativas dos empresários relativamente aos candidatos a emprego na Polónia, especificamente em Lodz.

O projeto iniciou em Outubro de 2012 e terminará em Junho de 2014. É financiado pelo Human Capital Operational Programme (fundo social europeu).

New Skills Network (2012)

New Skills Network - Logótipo

Em Maio de 2012, o Strategic Leadership Hub recebeu o prémio de projeto mais ativo, atribuído pela organização da conferência europeia Skills For The Future, em Copenhaga. A conferência Skills For The Future decorreu no âmbito do projeto europeu New Skills Network, constituído por 14 países parceiros e coordenado pela Agência Nacional da Islândia, que tem como objetivo discutir formas de desenvolver competências para um mercado de trabalho em permanente evolução.

Equipa

O SLH conta atualmente com uma equipa de 7 psicólogas atuando nas várias áreas de intervenção existentes.