Economia Digital

ces-04

Os negócios online e multicanal que fazem parte da Economia Digital são, essencialmente, serviços, e têm de ser geridos de forma diferente dos serviços tradicionais. O SLab estuda a gestão de negócios online e multicanal numa perspetiva multidisciplinar, incluindo a vertente de Estratégia (e.g. modelo de negócio), Marketing (e.g. marketing digital, social media), Operações (e.g. logística, serviço ao cliente), e Sistemas de Informação (e.g. arquitetura de sistemas).

Exemplos de questões que projetos nesta área permitem responder:

  1. Como conceber modelos de negócio digitais geradores de vantagem competitiva e economicamente sustentáveis?
  2. Como otimizar os vários canais online disponíveis para aumentar leads e vendas?
  3. Como desenhar e gerir as operações de fulfilment (picking e entrega de encomendas) online?
  4. Como desenhar experiências de cliente multicanal excelentes, tirando partido das tecnologias digitais?

Exemplos de projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento pelo SLab:

  • Desenho de estratégias de fulfilment para um grande retalhista omnicanal, que vende através de lojas físicas e online (com a opção de Entrega em Casa ou Click&Collect). O projeto desenvolvido para a unidade de E-commerce do retalhista envolveu: i) o desenvolvimento de estratégias de pricing otimizadas das taxas associadas à Entrega em Casa e Click&Collect; ii) recomendações para o desenho das operações de fulfilment de suporte às encomendas com Entrega em Casa ou Click&Collect; iii) o desenvolvimento dediferentes estratégias de pricing e fulfilment para servir mercados rurais e urbanos através do canal online. Ver por favor artigos relacionados aqui: Artigo 1; Artigo 2.
  • Análise da forma como os clientes avaliam a qualidade de serviços prestados pela internet, realizado no setor bancário (projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia). Os principais resultados empresariais podem ser obtidos aqui: Relatório.
  • Análise do comportamento do consumidor, benchmarking, análise de concorrência, e desenvolvimento de um configurador on-line de uma plataforma de e-commerce para uma empresa de máquinas e ferramentas.