Atividades

ces-03

O SLab apoia-se na gestão baseada em evidência ou em factos (evidence-based management), um movimento emergente que pretende utilizar a melhor evidência disponível para apoio à gestão e à tomada de decisão. Nas últimas décadas uma quantidade considerável de investigação científica foi produzida na área da gestão, e esta investigação constitui evidência de boas práticas que não podem ser ignoradas pelos gestores. Através de métodos rigorosos o SLab pretende disponibilizar evidência de estudos científicos nas suas áreas de atuação, assim como levar a cabo projetos colaborativos ou trabalhos aplicados em áreas específicas de cada empresa.

O SLab desenvolve atividades de diferentes tipos:

Investigação Fundamental: através do envolvimento da equipa em projetos de investigação cujo objetivo é produzir conhecimento inovador na área da Gestão de Serviços que beneficie a comunidade empresarial, científica e a sociedade como um todo. Frequentemente, os projetos são realizados em conjunto com empresas que partilham os seus dados, permitem o estudo de casos ou o teste de soluções, conceitos ou modelos inovadores. O SLab pode ainda atuar como parceiro académico em projetos inovadores propostos pelas empresas para a produção de conhecimento na área da gestão e excelência nos serviços, pela colaboração na resoluçao de problemas inéditos.

Investigação Proprietária: investigação que visa proporcionar uma vantagem competitiva através do estudo de um caso/problema específico proposto e encomendado pelas empresas parceiras. Esta investigação pode assumir diferentes formatos: i) projetos de duração limitada que visam a resolução/análise de uma situação concreta; ii) projetos de duração continuada, envolvendo por exemplo, análises de dados regulares ou apoio na investigação de situações recorrentes.

Produção de White Papers: Estudos de referência feitos a pedido de empresas com objetivo de manter os seus clientes e o público em geral informado sobre uma questão relevante que as afeta, ou influenciar políticas e obter atenção de entidades governamentais.

Desenvolvimento de cursos in-company ou sessões temáticas estreitamente ligados às necessidades das empresas.

Produção de casos de estudo sobre empresas parceiras, difundindo a excelência e a marca destas a nível nacional e internacional.

Organização de eventos de divulgação da investigação com a participação/cooperação dos parceiros, como workshops, conferências, Fóruns de discussão, cursos de formação, etc.

A figura abaixo sumariza a abordagem de transferência de conhecimento entre a universidade e as empresas que se pretende alcançar com o SLab – entendido como um centro de produção de evidência científica e empírica que pode ser utilizado pelas empresas para os mais variados fins.

Abordagem do SLab

Universidade/SLab Empresas
Investigação Fundamental ◄► Evidência Científica ◄► Tomada de Decisão
Investigação Proprietária Resolução de Problemas Específicos
White Papers ◄► Evidência Empírica ◄► Necessidades de Formação
Divulgação/Formação Investigação e Desenvolvimento