Estudo SLab “E-shopping de clientes rurais e urbanos”

O SLab desenvolveu um estudo, em colaboração com uma grande empresa de retalho, que pretendeu compreender as diferenças entre clientes rurais e urbanos quando compram online, com o objetivo de ajudar as decisões estratégicas  das empresas de retalho no que diz respeito à eficiência das operações de fulfilment.

Os resultados apresentados revelaram que os clientes rurais, quando comparados com os clientes urbanos, compram menos artigos diferentes (SKUs) e produtos perecíveis, um maior número de artigos de grande dimensão (que não cabem num saco  de supermercado convencional), e uma maior proporção de artigos considerados “wants” (vs. “needs” – necessidades básicas, artigos que necessitamos para sobreviver); encomendam com maior antecedência que os clientes urbanos (lead times mais elevados) e escolhem janelas de entrega mais curtas. Estes deram origem a uma série de implicações para os retalhistas, nomeadamente ao nível do transporte das encomendas, da estratégia de fulfilment e da variedade de produtos a oferecer nestas zonas.