Previsão da Procura e Otimização

img_previsao

O SLab alia teoria económica e métodos quantitativos para responder, entre outras, às seguintes áreas de projeto:

  • Previsão da procura (para todos os tipos de empresas e produtos)
    • Quantificar o quanto uma empresa pode esperar em relação às vendas de cada produto.
  • Otimização de preços (para todos os tipos de empresas e produtos)
    • Avaliar se a empresa deve aumentar ou diminuir o nível de preços para maximizar a quota de mercado, receitas ou lucros.
    • Avaliar se a empresa deve cobrar um nível de preço uniforme ou adotar estratégias de discriminação de preços para maximizar a quota de mercado, receitas ou lucros.
  • Otimização do design de produtos/serviços (empresas industriais e de serviços)
    • Determinar as caraterísticas que a empresa deve incorporar ou alterar nos seus produtos/serviços para maximizar a quota de mercado, receitas ou lucros.
  • Otimização da gama de produtos (para empresas de retalho)
    • Determinar a gama de produtos que a empresa deve oferecer aos seus clientes para maximizar a quota de mercado, receitas ou lucros.
  • Otimização do layout da loja (para empresas de retalho)
    • Definir o layout e display dos produtos para maximizar a quota de mercado, receitas ou lucros.

    Exemplos de projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento pelo SLab:

    • Desenvolvimento de um modelo de previsão da procura de televisores num retalhista de produtos de tecnologia  e identificação do valor atribuído pelos clientes às características dos vários produtos considerados;
    • Utilização dos modelos de previsão da procura num retalhista de produtos de tecnologia para definição da gama ótima (maximizadora de receitas)  a manter em cada loja.