SLab apresenta a sua investigação em conferências internacionais.

O SLab apresentou recentemente dois artigos em conferências internacionais, relacionados com as linhas de Servitização e Economia Digital. O primeiro, intitulado “What can servitized manufacturers learn from their customers?”, foi apresentado na 2019 Servitization Spring Conference, que teve lugar em Maio na Suécia. Este artigo analisou os fatores que influenciam a predisposição dos clientes em comprar serviços avançados no setor dos elevadores em Portugal. Entre outros resultados, o estudo concluiu que o grau de profissionalização dos clientes, assim como a dimensão da sua base instalada de equipamentos, favorecem a compra de serviços avançados. O estudo fornece pistas importantes para os fabricantes trabalharem a sua base de cientes para uma melhor aceitação de serviços avançados.

O segundo artigo, intitulado “Assessing the economic value of waiving Click&Collect fulfillment fees in omnichannel retail”, foi apresentado na 30th Annual Conference of the Production and Operations Management Society, que teve lugar nos Estados Unidos, em Maio de 2019. Este artigo é baseado num estudo com um grande retalhista omnicanal de groceries. O estudo analisou o impacto da política de o retalhista deixar de cobrar taxas de entrega quando o cliente escolhe levantar as suas compras online numa loja (modalidade de entrega Click&Collect), ao invés de serem entregues em casa. O estudo revela quer impactos positivos quer impactos negativos nas receitas, custos e lucros, recomendando-se prudência na adoção destas políticas de isenção de taxas na modalidade Click&Collect.