Leave a comment

Trabalho supervisionado por Jorge Julião, membro do SLab, recebeu uma menção especial no Internacional Workshop on Advances in Cleaner Production

O professor Jorge Julião, membro do SLab, realizou, em co-autoria com Inês Monteiro, aluna de mestrado da Católica Porto Business School, e Marcelo Gaspar, professor no Instituto politécnico de Leiria, o artigo intitulado “ Application of Quality Function Deployment to Green Hotel Design: Towards Water and Energy Efficiency”, que foi apresentado no 9th Internacional Workshop on Advances in Cleaner Production, em Melbourne, Australia, no passado dia 26 de Maio. A apresentação foi premiada com uma menção especial, atribuída pela conference chair, Dra. Linda Hancock e pelo General Chair and Founder, Dr. Biagio Giannetti. Devido à atual pandemia, as apresentações decorreram online.

O artigo premiado visa identificar os recursos de design ecológicos que integram as preferências do cliente do hotel e os requisitos técnicos associados. Para realização do estudo, foram recolhidos dados através da aplicação de questionário, a quinze hotéis com práticas verdes, na cidade do Porto. Os resultados do estudo revelaram que os hotéis devem priorizar a implementação de programas de reutilização e reciclagem de resíduos e a utilização de técnicas e tecnologias de eficiência energética. O abstract do artigo pode ser consultado na íntegra aqui.